Canais digitais: Contratar Serviços Bancários em segurança

Dabox

Sabia que o Banco de Portugal alerta para alguns passos na contratação de um serviço bancário online? Veja aqui. 15-01-2020

Já saberá mas, nunca é demais repeti-lo que ao contratar um serviço bancário online deve ter o mesmo tipo de cuidados que já tem em conta no ambiente tradicional ou seja, offline. Os princípios são os mesmos, acrescidos das cautelas que têm a ver com a segurança online. Por exemplo, contar com um bom antivírus.

Identificar as suas necessidades financeiras; recolher informações sobre os serviços que lhe são propostos; conferir se os serviços são adequados àquilo que precisa, e mais, nunca esquecer que antes de contratar deve sempre comparar.

Saiba tudo na síntese que o Saldo Positivo aqui lhe preparou sobre as cautelas a ter em conta na subscrição de produtos ou serviço bancários online.  

Leia também: Compare para não ter que reclamar

 

As dez cautelas antes de contratar online:

  • Exija toda a informação de que precisa para decidir sobre a melhor opção;
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  • Leia e esclareça-se de todos os detalhes, nomeadamente, preçário e encargos e condições de revogação;
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  • Apure todos os encargos. Uma boa base de comparação é recorrer à TAEG. Embora não se aplique a determinados serviços, é um indicador que, a aplicar-se, integra todos os encargos associados à subscrição;
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  • Confirme absolutamente o estatuto jurídico e autorização legais para o prestador fornecer o serviço;
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    Leia Também:Cuidados ao contratar crédito em loja.

     

  • Acautele os seus dados pessoais;
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  • Use dispositivos seguros e faça questão de encerrar cada sessão de acesso ao homebanking
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  • Nada de partilhar passwords e códigos de acesso em dispositivos públicos;
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  • Em caso de se sentir lesado, reclame por escrito ao prestador;
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  • Se a situação se mantiver, recorra a um centro de arbitragem ou mesmo ao Banco de Portugal;
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  • Descubra o potencial de resolução de litígios da Plataforma Europeia de Resolução de litígios
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