Tempo estimado de leitura: 5 minutos
A Inteligência Artificial (IA) está presente nos mais diversos setores de atividade e há muito que entrou também na vida diária de todos - mesmo sem nos apercebermos.
A internet é hoje em dia uma das principais fontes de informação, de educação e de entretenimento e são já muitas as aplicações da IA. Quando recorremos ao reconhecimento de voz da Apple ou da Google, quando o YouTube gera legendas automáticas para vídeos ou quando utilizamos o tradutor do Google, estamos a usar Inteligência Artificial no quotidiano.
Mas o que tem de diferente o ChatGPT e porque é tão falado este chatbot, existindo mesmo quem fale numa revolução tecnológica?
Tome Nota:
Um chatbot é um software que compreende a linguagem escrita e tenta simular um ser humano na conversação com pessoas. São bastante utilizados na interação com utilizadores em determinadas páginas de internet ou aplicações.
O que é o ChatGPT e porque se fala em revolução tecnológica?
Fomos perguntar ao próprio, o ChatGPT, o que é o ChatGPT. Eis a resposta: “O ChatGPT é um modelo de linguagem artificial desenvolvido pela OpenAI, que usa a tecnologia GPT (Generative Pre-trained Transformer) para gerar respostas e conversar com os utilizadores em linguagem natural. É treinado com grandes quantidades de dados textuais para compreender a linguagem humana e gerar respostas coerentes e relevantes para as perguntas e comandos que recebe. É utilizado em diversas aplicações, como assistentes virtuais, chatbots e outras ferramentas de processamento de linguagem natural”.
Além da modalidade pergunta-resposta, o ChatGPT consegue resolver problemas, escrever emails, relatórios e até explicar temas de maior complexidade.
O que é a Inteligência Artificial?
A inteligência artificial (IA) é uma área das ciências da computação que se concentra na criação de algoritmos e sistemas capazes de imitar capacidades humanas como aprendizagem, raciocínio, perceção, tomada de decisões e reconhecimento de fala. Ao analisar dados e padrões, a IA é capaz de aprender e aprimorar a perceção do ambiente, adaptando-se aos objetivos para os quais foi criada. Esta tecnologia tem sido aplicada em diversas áreas, como saúde, finanças, transporte e educação.
Leia também:
Como é que funciona o ChatGPT?
Estamos perante uma ferramenta que, através da IA, tem capacidade para criar textos muito próximos da linguagem escrita por humanos.
Retém e processa dados de uma forma quase ilimitada, armazena informação de livros, artigos de notícias, páginas de internet e muito mais. Ou seja, tem acesso a uma grande variedade de informações e é capaz de compreender e responder a uma ampla gama de perguntas, de temas variados, utilizando a informação armazenada em memória.
Além disso, o ChatGPT é capaz de aprender continuamente através das interações com os utilizadores e pode adaptar as suas respostas com base nas perguntas do utilizador, sendo cada vez mais preciso e relevante ao longo do tempo.
Tome Nota:
O ChatGPT foi lançado no final de 2022 e, segundo a Reuters, terá chegado aos 100 milhões de utilizadores mensais ativos dois meses após o seu lançamento.
O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
A inteligência artificial é hoje um recurso que nos pode ajudar de modo quotidiano, nomeadamente no que diz respeito à vida bancária e financeira. Uma área com particulares exigência de segurança e robustez das plataformas tecnológicas a que recorre.
Saiba Mais Aqui
Leia também:
E quais as razões para tanta polémica?
O ChatGPT tem alcançado muita visibilidade devido ao seu crescimento recorde mas, as opiniões dividem-se quanto à sua utilização. Esta nova era da IA levanta questões éticas e de regulação sobre o uso destas tecnologias, especialmente quando se considera a possibilidade de substituírem a ação humana.
O ChatGPT aprende com as informações e interações para aperfeiçoar as suas respostas mas, não especifica as suas fontes de informação. As respostas podem ser limitadas, com pouco sentido, e podem refletir desvios dos programadores e das informações que estão nas bases de dados.
Outra das limitações é o facto de o ChatGPT não ser capaz de utilizar a internet de forma autónoma para recolher informação. Há uma grande possibilidade de os eventos mais recentes, a partir de 2022, não estarem ainda na memória do chatbot.
A responsabilidade em casos de erro das informações recebidas não está clara nos termos e condições e há preocupações com a integridade académica e plágio devido ao uso do ChatGPT em trabalhos de alunos.
A pouca clareza dos sistemas de inteligência artificial torna difícil de compreender como funcionam e, além disso, existem diferentes níveis de preocupação sobre a utilização indevida dos dados pessoais.
Pode ser ainda utilizado de forma mal-intencionada para produzir textos enganosos ou insultuosos.
Tome Nota:
Ainda não existe legislação específica no que respeita aos sistemas de Inteligência Artificial.
Como experimentar o ChatGPT?
Para usar o ChatGPT é necessário registar-se. Deve entrar no site da OpenAI e clicar em Sign up. Em seguida, tem de inserir um email para criar uma password. Depois, vai receber um email com um link de confirmação para validar o seu perfil. Também pode utilizar uma conta do Gmail ou da Microsoft para se registar. Depois do registo, a plataforma vai apresentar várias informações referentes ao sistema e uso do chatbot. Clique em Next para avançar e a página inicial do ChatGPT fica disponível. Clique na barra inferior, escreva a sua pergunta e depois clique na setinha no canto inferior esquerdo para avançar.
Leia também: