Banco à distância

Proteja-se e vá ao banco à distância

O Banco e Eu

Aceder ao banco é hoje bastante simples e cómodo. Os canais à distância permitem-lhe tratar de tudo sem sair de casa. 17-03-2020

Ir ao banco já não é o que era. Sobretudo, numa altura de emergência social. Aproveite para tratar dos seus assuntos financeiros e bancários à distância. Sem necessidade, portanto, de expor-se a riscos desnecessários.

O plano de prevenção e combate aos riscos da pandemia pelo covid19 que hoje enfrentamos obrigam-nos a medidas excecionais que temos todos que levar muito a sério. As idas às compras devem ser controladas, as visitas a espaços públicos devem respeitar os planos de contingência entretanto ativados para mitigar o risco de transmissão em casos de maior densidade populacional.

Nada disto contudo deve restringir a sua vida bancária ou sequer impedi-lo de assegurar uma boa gestão do seu dinheiro - seja qual for o banco em que o tem depositadas as suas poupanças, seja qual for o banco através do qual paga as suas contas; recebe o seu salário; ou contraiu os seus empréstimos.

 

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Dados sobre a banca à distância

Ainda em 2018, o Relatório de Supervisão Comportamental, de responsabilidade do pelo Banco de Portugal, a nossa autoridade de supervisão bancária, confirmava que 2,5 milhões de portugueses já utilizavam regularmente, a banca online. Um rácio que a Banca nacional tem vindo a incrementar - com uma aposta clara na sua própria digitalização.

A tendência veio para ficar. Do lado dos clientes, com vantagens - na comodidade e na proximidade. Do lado dos bancos, o motivo desta aposta excede o movimento global, onde consumidores e empresas privilegiam os acessos móveis. É que a digitalização abre portas à personalização dos serviços prestados - com mais atenção e foco no perfil de cada cliente, nas suas características mas também no seu contexto, em cada momento.

 

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O que a banca à distância pode fazer por si?

 
Desde logo, consegue resolver a generalidade das operações tradicionalmente  garantidas em agência e ainda - para qualquer urgência que não seja possível ultrapassar em autos serviço -  aceder ao seu gestor via telefone; computador ou app sem que haja necessidade de deslocações desnecessárias.

Os serviços de homebanking – como acontece com o da Caixa Geral de Depósitos - estão habilitados a proporcionar-lhe uma experiência multifuncional de contacto com o seu banco.  Desde a consulta de movimentos; de pagamentos e transferências; agendamento de operações e débitos; pedidos de contacto diretamente ao seu gestor; ou mesmo a compra e venda de ações, entre outras funcionalidades.

Mais, para qualquer urgência que não seja possível ultrapassar em autos serviço, pode ainda aceder ao seu gestor via telefone; computador ou app, através de webchat ou mensagem, sem que haja necessidade de deslocações desnecessárias.

 

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Tome Nota:

Se em absoluta urgência tiver que recorrer a uma agência, recorra às caixas multibanco, e tente que seja em alturas de menor concentração de pessoas. Evite a proximidade.

 

Como funciona nos pagamentos online?

Esta diversidade de canais e capacidade de serviço à distância integra - a ritmo cada vez mais veloz - as app bancárias, particularmente úteis num contexto de mobilidade.

Ou seja, a possibilidade de poder aceder ao seu banco em qualquer lugar ou em qualquer momento, pode ser útil num contexto, como o atual, em que os seus movimentos estão mais limitados.

Estas aplicações permitem-lhe aceder a um universo ainda mais alargado de serviços.  – nomeadamente no que diz respeito a serviços de pagamento. Como por exemplo, os pagamentos em loja; as transferências de dinheiro por contacto de telemóvel; ou ainda a possibilidade de pagar as suas despesas com um QRCode.

A Banca digital que é hoje levado a cabo por alguns exemplos nacionais  é uma realidade que vem tornar a sua vida mais prática e funcional e que, ao mesmo tempo, coloca grandes desafios do lado da regulamentação.

 

Tome Nota:

Nesta altura de cuidado e reserva, recorra ao seu cartão bancário em detrimento de dinheiro. Notas e moedas são potenciais transmissores da pandemia que todos queremos combater. Use a funcionalidade contactless ou ainda os pagamentos por QRCode que evitam o que menos precisa agora, o contacto.

 

E como funciona nos pagamentos em loja?

Muito embora de maneira muito restrita, e em casos pontuais, a necessidade de se deslocar a uma loja de rua, supermercado ou farmácia, para as compras urgentes  pode ser uma necessidade.

Nestes casos, existem soluções que permitem-lhe minimizar o risco de contágio pelo manuseamento de Terminal de Pagamento Automático (TPA) ou de dinheiro.

É fundamental tirar pleno proveito da funcionalidade contactless que hoje em dia a generalidade dos cartões já lhe garante. Basta aproximar o cartão do TPA e já está.

Mas além dos cartões contactless existem opções adicionais. Por exemplo, o Pagamento por QR Code que muitas app, com serviço MB Way, disponibilizam para os pagamentos em loja. A grande vantagem de qualquer destas alternativas é que não tem que correr riscos desnecessários. Use-as portanto.

Uma conversão para todos

Apesar de a adesão a estas soluções digitais ser liderada pelas camadas mais jovens, há um esforço significativo do lado da banca para integrar a população que lhe é mais resistente. Nomeadamente os seniores.

 

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O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI

Em resposta imediata ao contexto de urgência que se vive, a Caixa faz apelo reforçado ao uso dos seus canais à distância.

Use e abuse dos canais remotos e garanta o normal funcionamento dos seus pagamentos; débitos e transferências com uso das apps e do serviço Caixadirecta.

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