Ir ao banco já não é o que era. Sobretudo, numa altura de emergência social. Aproveite para tratar dos seus assuntos financeiros e bancários à distância. Sem necessidade, portanto, de expor-se a riscos desnecessários.
O plano de prevenção e combate aos riscos da pandemia pelo covid19 que hoje enfrentamos obrigam-nos a medidas excecionais que temos todos que levar muito a sério. As idas às compras devem ser controladas, as visitas a espaços públicos devem respeitar os planos de contingência entretanto ativados para mitigar o risco de transmissão em casos de maior densidade populacional.
Nada disto contudo deve restringir a sua vida bancária ou sequer impedi-lo de assegurar uma boa gestão do seu dinheiro - seja qual for o banco em que o tem depositadas as suas poupanças, seja qual for o banco através do qual paga as suas contas; recebe o seu salário; ou contraiu os seus empréstimos.
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Dados sobre a banca à distância
Ainda em 2018, o Relatório de Supervisão Comportamental, de responsabilidade do pelo Banco de Portugal, a nossa autoridade de supervisão bancária, confirmava que 2,5 milhões de portugueses já utilizavam regularmente, a banca online. Um rácio que a Banca nacional tem vindo a incrementar - com uma aposta clara na sua própria digitalização.
A tendência veio para ficar. Do lado dos clientes, com vantagens - na comodidade e na proximidade. Do lado dos bancos, o motivo desta aposta excede o movimento global, onde consumidores e empresas privilegiam os acessos móveis. É que a digitalização abre portas à personalização dos serviços prestados - com mais atenção e foco no perfil de cada cliente, nas suas características mas também no seu contexto, em cada momento.
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O que a banca à distância pode fazer por si?
Desde logo, consegue resolver a generalidade das operações tradicionalmente garantidas em agência e ainda - para qualquer urgência que não seja possível ultrapassar em autos serviço - aceder ao seu gestor via telefone; computador ou app sem que haja necessidade de deslocações desnecessárias.
Os serviços de homebanking – como acontece com o da Caixa Geral de Depósitos - estão habilitados a proporcionar-lhe uma experiência multifuncional de contacto com o seu banco. Desde a consulta de movimentos; de pagamentos e transferências; agendamento de operações e débitos; pedidos de contacto diretamente ao seu gestor; ou mesmo a compra e venda de ações, entre outras funcionalidades.
Mais, para qualquer urgência que não seja possível ultrapassar em autos serviço, pode ainda aceder ao seu gestor via telefone; computador ou app, através de webchat ou mensagem, sem que haja necessidade de deslocações desnecessárias.
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Tome Nota:
Se em absoluta urgência tiver que recorrer a uma agência, recorra às caixas multibanco, e tente que seja em alturas de menor concentração de pessoas. Evite a proximidade.
Como funciona nos pagamentos online?
Esta diversidade de canais e capacidade de serviço à distância integra - a ritmo cada vez mais veloz - as app bancárias, particularmente úteis num contexto de mobilidade.
Ou seja, a possibilidade de poder aceder ao seu banco em qualquer lugar ou em qualquer momento, pode ser útil num contexto, como o atual, em que os seus movimentos estão mais limitados.
Estas aplicações permitem-lhe aceder a um universo ainda mais alargado de serviços. – nomeadamente no que diz respeito a serviços de pagamento. Como por exemplo, os pagamentos em loja; as transferências de dinheiro por contacto de telemóvel; ou ainda a possibilidade de pagar as suas despesas com um QRCode.
A Banca digital que é hoje levado a cabo por alguns exemplos nacionais é uma realidade que vem tornar a sua vida mais prática e funcional e que, ao mesmo tempo, coloca grandes desafios do lado da regulamentação.
Tome Nota:
Nesta altura de cuidado e reserva, recorra ao seu cartão bancário em detrimento de dinheiro. Notas e moedas são potenciais transmissores da pandemia que todos queremos combater. Use a funcionalidade contactless ou ainda os pagamentos por QRCode que evitam o que menos precisa agora, o contacto.
E como funciona nos pagamentos em loja?
Muito embora de maneira muito restrita, e em casos pontuais, a necessidade de se deslocar a uma loja de rua, supermercado ou farmácia, para as compras urgentes pode ser uma necessidade.
Nestes casos, existem soluções que permitem-lhe minimizar o risco de contágio pelo manuseamento de Terminal de Pagamento Automático (TPA) ou de dinheiro.
É fundamental tirar pleno proveito da funcionalidade contactless que hoje em dia a generalidade dos cartões já lhe garante. Basta aproximar o cartão do TPA e já está.
Mas além dos cartões contactless existem opções adicionais. Por exemplo, o Pagamento por QR Code que muitas app, com serviço MB Way, disponibilizam para os pagamentos em loja. A grande vantagem de qualquer destas alternativas é que não tem que correr riscos desnecessários. Use-as portanto.
Uma conversão para todos
Apesar de a adesão a estas soluções digitais ser liderada pelas camadas mais jovens, há um esforço significativo do lado da banca para integrar a população que lhe é mais resistente. Nomeadamente os seniores.
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O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI
Em resposta imediata ao contexto de urgência que se vive, a Caixa faz apelo reforçado ao uso dos seus canais à distância.
Use e abuse dos canais remotos e garanta o normal funcionamento dos seus pagamentos; débitos e transferências com uso das apps e do serviço Caixadirecta.