10 abr 2025
Iniciativas da CGD Pensões A estratégia de Sustentabilidade da CGD Pensões inclui como dimensão fundamental, a adesão a organizações reconhecidas internacionalmente na área dos investimentos sustentáveis, beneficiando com a partilha das melhores práticas a nível internacional. A 1 de outubro de 2019, a CGD Pensões - Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S.A. (CGD Pensões) tornou-se oficialmente signatária dos Princípios para o Investimento Responsável (PRI) das Nações Unidas (United Nations – Supported Principles for Responsible Investment ).
O Investimento Responsável é uma estratégia e prática que visa incorporar fatores ambientais, sociais e de governo das sociedades nas decisões de investimento.
A adesão aos Princípios para o Investimento Responsável das Nações Unidas representa um passo natural, reforçando a importância da incorporação de fatores ESG (Environmental, Social and Governance ), no processo de investimento dos vários fundos sob gestão. O reconhecimento mundial da crescente importância da integração destes critérios é demonstrada pela participação nesta iniciativa de mais de 4.000 entidades, representando mais de 120 mil biliões de dólares em ativos sob gestão.
Esta filosofia é assumida como um pilar na atividade da Sociedade Gestora e parte integrante de uma estratégia alargada do Grupo CGD, com vista a apoiar um futuro mais sustentável. Os Princípios para o Investimento Responsável atuam na defesa dos interesses de longo prazo dos seus signatários, dos mercados financeiros, das economias em que operam e, em última análise, nos interesses da sociedade e ambiente como um todo.
Em linha com a estratégia definida, em junho de 2023, a CGD Pensões tornou-se signatária da Net Zero Asset Managers Initiative (NZAM), iniciativa conjunta de sociedades gestoras de ativos a nível internacional, que assumem o compromisso de contribuir para o objetivo global de um nível de emissões de gases de efeito de estufa nulo até 2050.
Este propósito foi reforçado pela Sociedade Gestora em outubro de 2024, ao tornar-se signatária do Climate Action 100+ , iniciativa internacional de investidores que privilegia o envolvimento direto com os emitentes que, à escala global, se destacam negativamente pelo nível de emissão de gases de efeito de estufa associado às suas atividades, e desta forma são críticos para o esforço tendente à neutralidade carbónica.
Tendo em conta a crescente importância da temática da Biodiversidade, e a estratégia de investimento socialmente responsável seguida, a CGD Pensões aderiu em março de 2025, à iniciativa internacional Spring, promovida pelos PRI. Esta iniciativa, procura articular e alinhar esforços de gestoras de ativos internacionais para um diálogo com as Empresas em que investem, sobre a importância de serem seguidas as melhores práticas, contribuindo para conter e reverter a perda de florestas e a degradação do solo até 2030, promovendo desta forma objetivos globais com impactos positivos ao nível do clima, biodiversidade e desenvolvimento sustentável.
A CGD Pensões reconhece e valoriza a importância de um forte compromisso com a sustentabilidade e atua com uma postura ambiental positiva e responsável.