Visão
Investimento Socialmente Responsável
É objetivo da CGD Pensões - Sociedade Gestora de Fundos de Pensões, S.A. (CGD Pensões) constituir-se como um exemplo na realização de Investimentos Socialmente Responsáveis (ISR), complementando o seu processo de análise fundamental com considerações de ordem ambiental, social e de governo societário (ESG, acrónimo, em inglês, para Environmental, Social and Governance).
A Sociedade Gestora acredita que:
- a adoção de um modelo de Investimento Socialmente Responsável melhora a compreensão dos riscos e das oportunidades existentes nas carteiras de investimento que gere;
- ao mesmo tempo que robustece o perfil ambiental, social e de melhores práticas de governo societário das mesmas.
Com esta atuação a CGD Pensões está, simultaneamente, a:
- salvaguardar as preocupações com o desenvolvimento sustentável;
- potenciar a geração de rendibilidades sustentáveis no longo prazo que vão ao encontro do melhor interesse dos seus Clientes na poupança para a reforma.
Desde 2019, que a atividade da CGD Pensões tem sido pautada por uma aceleração da incorporação da temática ESG na sua filosofia e estratégia de investimento.

Visando o alinhamento da sua atuação com as melhores práticas de ISR a CGD Pensões é signatária, desde outubro de 2019, dos
Princípios das Nações Unidas para o Investimento Responsável (PRI).
Decorrente de tal adesão, a CGD Pensões passou a ser objeto de uma avaliação periódica independente, quanto à incorporação dos supracitados princípios, nas estratégias de investimento dos Fundos por si geridos.
Esta avaliação é, posteriormente, incorporada na definição da remuneração variável dos seus Colaboradores, sob a forma de um indicador de performance (KPI), que pondera a referida remuneração, tal como previsto na Política de Remuneração dos Colaboradores da CGD Pensões.

Em linha com a estratégia definida, em junho de 2023 a CGD Pensões tornou-se também signatária da
Net Zero Asset Managers Initiative, iniciativa conjunta de sociedades gestoras de ativos a nível internacional, que assumem o compromisso de contribuir para o objetivo global de um nível de emissões de gases de efeito de estufa nulo até 2050.
No âmbito desta iniciativa, a CGD Pensões, tendo a sua estratégia de sustentabilidade perfeitamente alinhada com a Caixa Gestão de Ativos, SGOIC, S.A.(CXA), subscreve na quota parte dos seus investimentos, os compromissos de redução de gases de efeito de estufa associados às carteiras geridas, assumidos por ambas as Sociedades Gestoras junto da NZAM e, que se encontram disponíveis na página de Compromissos da CXA.

Este propósito foi reforçado pela Sociedade Gestora em outubro de 2024, ao tornar-se signatária do
Climate Action 100+, iniciativa internacional de investidores que privilegia o envolvimento direto com os emitentes que, à escala global, se destacam negativamente pelo nível de emissão de gases de efeito de estufa associado às suas atividades, e desta forma são críticos para o esforço tendente à neutralidade carbónica.

Tendo em conta a crescente importância da temática da Biodiversidade, e a estratégia de investimento socialmente responsável seguida, a CGD Pensões aderiu em março de 2025, à iniciativa internacional Spring, promovida pelos PRI.
Esta iniciativa, procura articular e alinhar esforços de gestoras de ativos internacionais para um diálogo com as Empresas em que investem, sobre a importância de serem seguidas as melhores práticas, contribuindo para conter e reverter a perda de florestas e a degradação do solo até 2030, promovendo desta forma objetivos globais com impactos positivos ao nível do clima, biodiversidade e desenvolvimento sustentável.
A Sociedade centra a sua atuação, no que se refere à sustentabilidade, em três dimensões suportadas em diferentes Políticas:
1) Integração de fatores ESG nos processos de investimento, em paralelo com a utilização de fatores tradicionais de análise financeira.
- Política de Investimento Socialmente Responsável
2) Envolvimento com as Empresas alvo de investimento através do exercício dos direitos de voto associados aos ativos sob gestão, nomeadamente, em temas como os direitos humanos e do trabalho, meio ambiente, ética, entre outros.
- Política de Exercício dos Direitos de Voto
- Relatório de Exercício de Direitos de Voto - 2023
- Relatório de Exercício de Direitos de Voto - 2024
- Relatório de Exercício de Direitos de Voto - 2025
3) Envolvimento com as empresas que se enquadrem no universo de investimento, fomentando um diálogo próximo em matérias de Investimento Socialmente Responsável (Engagement).
A CGD Pensões participa, juntamente com investidores de todo o mundo que partilham princípios e convicções semelhantes em matérias de ISR, em processos de diálogo com as empresas em que investe no sentido de mitigar ou resolver práticas inadequadas em matéria ESG.
A Sociedade Gestora avalia, ainda, os principais impactos negativos resultantes de decisões de investimento em matéria de sustentabilidade de acordo com a sua Declaração sobre as Políticas de Diligência Devida.
Na informação pré-contratual de cada fundo de pensões poderá ser consultado se este promove características ambientais ou sociais.
Consulte aqui a grelha de fundos de pensões da CGD Pensões e a forma como cada um se classifica em relação à incorporação das dimensões ambientais e sociais na sua gestão.

