As dez regras de combate à clonagem

DaBox

A clonagem causa parte das fraudes com cartões. Saiba defender-se com estas dez regras de combate à fraude. Drible os esquemas. 28-05-2020

A clonagem é causadora de grande parte das fraudes que acontecem com o cartão de crédito ou de débito. Saiba defender-se com estas dez regras de combate à fraude e não se deixe tornar mais uma vítima.

É certo que o grau de sofisticação deste tipo de incidentes torna-os quase impercetíveis. E mais, muitas vezes é mesmo muito complicado darmos-mos conta de que sucederam a não ser quando as consequências se começam a sentir – na bolsa.

 

Leia Também:Pague em segurança com o seu cartão contactless

 

Em que consiste?

 

Instalados, de maneira sinuosa, no próprio Multibanco ou no terminal de pagamento, os dispositivos que copiam os dados do seu cartão  podem causar-lhe graves prejuízos sem que isso seja imediatamente detetado.

No início de 2020, uma nova vaga de clonagem de cartões terá afetado cerca de 20 mil pessoas em Portugal. Os bancos estão atentos. Muitas vezes, são os primeiros a alertar os clientes para movimentos pouco frequentes e que indiciem um exercício de clonagem.

Por muito que seja reforçados os mecanismos antifraude do lado das entidades financeiras, é fundamental que os clientes tenham cautelas no uso dos cartões.

Saiba aqui as 10 regras para evitar a clonagem.

 
Leia Também:Nova diretiva europeia vem revolucionar pagamentos

 

As 10 regras para se livrar da clonagem

 

Regra 1: É seu dever zelar pela guarda e segurança de cartão e código.

Regra 2: Reserve o código de acesso e evite guardar prova escrita. Prefira memorizá-lo.

Regra 3: Caso não seja possível memorizá-lo, nunca guarde o código no mesmo sítio do cartão.

 

Leia Também: MB Way: O seu cartão deve estar apenas associado ao seu telemóvel

 

Regra 4: Nunca partilhe cartão ou código. Muito menos por SMS ou canais similares. São para seu uso e conhecimento exclusivos.

Regra 5: Deixe sem resposta telefonemas onde lhes peçam estes dados e alerte o seu Banco.

 

Leia Também: Perder os documentos sem perder a cabeça

 

Regra 6: Ao usar o cartão em loja, não o perca de vista.

Regra 7: Ao usar um multibanco, certifique-se que tudo lhe parece em condições e sem qualquer marca de vandalismo. Prefira recorrer às caixas Multibanco disponíveis no seu banco.

Regra 8: Destrua os recibos de pagamento e os que resultam do Mutibanco. Estes documentos contém informação relevante sobre as suas contas bancárias.

 

Leia Também: Dez conselhos práticos para as suas compras online

 

E nas compras online?

Utilize páginas seguras - com a indicação https:// e o símbolo do cadeado -; não abra links suspeitos; mantenha os seus dispositivos eletrónicos protegidos com um antivírus e informe-se sobre a fiabilidade dos sites onde pretende fazer compras.

Use alternativas que ofereçam maior controlo sobre os seus pagamentos – nomeadamente com o recurso a cartões pré-pagos.

Saiba mais sobre este assunto aqui.

 

Regra 9: Mantenha-se vigilante aos movimentos do seu cartão e alerte o seu banco de qualquer anomalia.

Regra 10: Comunique imediatamente qualquer extravio; roubo ou perda do cartão. Isto aplica-se a qualquer apropriação abusiva ou não autorizada. Caso não o faça, o Banco pode deixar de se responsabilizar por estes movimentos fraudulentos.

 

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?

Lembre-se que é importante destruir os cartões que já não utiliza ou que excederam a sua data de validade. A Caixa tem um programa de reciclagem que, salvaguardando dados pessoais, em toda a segurança, destrói e recicla os cartões bancários e outros (mesmo que não sejam da Caixa).

Além de poupar o ambiente, este programa transforma os cartões em equipamento para a comunidade. Até hoje, já beneficiou várias instituições de apoio a idosos e crianças.

 

Saiba Mais AQUI

 

Leia Também:

 

     

    O QUE A DABOX PODE FAZER POR SI?

    Se valorizou as dicas que acabou de ler, conheça e aceda à app Dabox. A Dabox é app da Caixa com funcionalidades completas e integradas de personal trainer financeiro. Planei e acompanhe a sua vida financeira numa única app de forma simples e intuitiva. Gerir as suas contas nunca foi tão fácil.

    Saiba Mais AQUI