2022

Preparar o ano novo e analisar o ano que passou

DABOX

Preparar o novo ano passa por perceber o que correu menos bem em 2021 e corrigir erros. Entre em 2022 com mais certezas no bolso. 22-12-2021

O ano de 2021 está a chegar ao fim e com ele chega também a vontade que temos de olhar para trás e perceber como correu tudo o que planeámos concretizar nos últimos 365 dias. E sabendo nós que o dinheiro é um dos elementos que mais vezes condiciona a concretização de alguns projetos, devemos tirar um tempo desta nossa análise para percebermos como gastámos o nosso dinheiro ao longo do último ano. Mas como pode fazer uma análise abrangente e completa de tudo o que se passou, para lhe sirva de base para planos futuros?

Esse é o tema do artigo de hoje, por isso, prepare caneta e papel e deixe-se levar por esta viagem.

 

O que podemos retirar de uma análise do ano que passou?

Sugiro que numa primeira fase analise três indicadores:

  • Pontos positivos: o que correu de acordo com o tinha sido planeado, ou que aconteceu de forma inesperada, mas que nos trouxe satisfação adicional;
  • Pontos negativos: o que correu fora do que tinha sido planeado, ou que aconteceu sem estarmos à espera e não nos trouxe qualquer satisfação;
  • Cumprimento de metas: se definiu metas, como é que correu o cumprimento das mesmas, o que foi atingido e o que ficou aquém do planeado

 

Com estes três indicadores é mais fácil perceber se se encontra em linha com a sua visão de longo prazo e pode também replicar o que deu frutos e eliminar estratégias que correram menos bem e que devem ser alteradas ou corrigidas já em 2022.

 

Como conseguir lembrar-se de tudo o aconteceu?

Para eventos importantes, o segredo é recorrer às suas agendas, pessoal ou profissional. Mesmo que não utilize nenhuma delas de forma consistente, tem certamente, na sua agenda do trabalho, marcados compromissos para os quais teve que se ausentar, ou que aconteceram em contexto profissional e que podem ajudar a organizar ideias.

Pode também recorrer a fotografias que tem no seu telemóvel e perceber onde estava em cada uma delas e pode ainda utilizar os marcos habituais de cada ano para se lembrar de onde estava e o que fez em cada uma dessas fases: passagem de ano de 2020 para 2021, Carnaval, Páscoa, férias de Verão, etc.

Mas há uma forma ainda mais eficiente de se lembrar de muito do que aconteceu ao longo do seu ano. Se recorrer à sua app DABOX, vai perceber de que forma se comportou financeiramente ao longo do ano e essa informação vai ser extremamente valiosa por dois motivos.

Em primeiro lugar vai conseguir associar as suas despesas a eventos que ocorreram ao longo do seu ano, principalmente através da categorização dos mesmos. E segundo, ainda mais importante, vai fazer uma análise de como correu financeiramente o seu ano, sem ter que ser exaustivo na sua análise porque a DABOX já o fez por si.

Ao olhar para os seus orçamentos vai poder verificar se os mesmos foram cumpridos com distinção, se se mantêm atuais, ou se precisam de ser revistos. Ao recorrer à pesquisa vai perceber exatamente quanto gastou em cada área da sua vida como habitação, alimentação, lazer, entre outros.

E ao perceber a forma como utilizou o seu dinheiro estará apto a identificar se fez escolhas alinhadas com os seus planos futuros, se precisa de corrigir algumas escolhas que fez, ou por exemplo, compras por impulso em determinas fases do ano, ou momentos específicos. Mas, melhor ainda, pode utilizar toda esta informação como uma base importante para planear o próximo ano com ajuda da sua app DABOX definindo novos orçamentos, criando mealheiros para novos projetos e até escolhendo novas categorias para que possa automatizar e ainda assim controlar da melhor forma o seu dinheiro todas as semanas.

Agora que já sabe como pode rever o seu ano a vários níveis, aceite este desafio e dedique uma parte do seu fim-de-semana a esta análise que dará bons frutos no futuro.

Susana Rosa, @econoMisses

 

Leia também: