Cuidados para contratar agência de viagens

Agências de viagens: os cuidados a ponderar antes de contratar

Leis e Impostos

Recorrer a uma agência de viagens para ir de férias aconselha a alguns cuidados antes de contratar. 21-06-2023

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Recorrer a uma agência de viagens para lhe preparar as suas férias sem ter que se preocupar com cada detalhe, organizar destinos e transporte, alojamentos, alimentação e restante logística não o isenta de cuidados.

Sendo a opção que mais o pode poupar a trabalhos, pode inesperadamente tornar-se na melhor maneira de os dobrar. Para os evitar, tenha em conta estas dicas e cuidados.

Se é daqueles turistas que prefere conhecer o mundo e o país sem ter que se preocupar com detalhes ou de consumir tempo com a antevisão do trajeto, como acontece com as viagens em autocaravana, e prefere optar pelo apoio de uma agência de viagens, siga estes conselhos.    

Siga todas as referências

Antes de identificar a agência com quem vai trabalhar, procure referências e o aconselhamento com quem já foi cliente. As pesquisas online permitem-lhe recolher a opinião de clientes anteriores, mas isso às vezes não é suficiente. Procure obter testemunhos de experiências anteriores e decida-se com base nas melhores críticas.

 

Tome Nota:
Nos critérios de escolha das suas férias, inclua a defesa ambiental. Tente esclarecer-se sobre o desempenho ambiental das entidades onde se vai alojar e dê assim o seu contributo para ter ter umas férias mais sustentáveis.

 

Antes de assinar exija todos os esclarecimentos

Assim que se decidir sobre a entidade que melhor serve os seus objetivos, esclareça-se sobre todos os detalhes da viagem. Nomeadamente, transportes, alojamento, custos e seguros associados, serviços de acompanhamento, os seus direitos face a incumprimentos ou acidentes.

Neste roteiro de informação a reunir antecipadamente e antes de se decidir, inclua dados sobre preços e parcelas em pagamento e em que datas; itinerários e períodos de permanência; alojamentos e refeições, assim como custos adicionais, possibilidade de passeios adicionais. Muito importante também, é recolher os dados escritos de registo e identificação da própria agência.

 

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
Antes de partir de viagem, decida sobre as soluções que mais tranquilidade lhe podem proporcionar quer do ponto de vista da segurança quer do ponto de vista da gestão de imprevistos. Considere as que respondem mais diretamente às suas necessidades e objetivos. 
Saiba Mais Aqui

 

Leia também:

 

Exija um contrato escrito

Uma vez esclarecido sobre condições de contratação, exija que todas aquelas condições sejam oficializadas por escrito e num contrato. Esta será a sua principal defesa, caso algum detalhe da viagem acabe por ficar abaixo das suas expectativas e daquilo que lhe prometeram inicialmente.

Certifique-se sobre o que está incluído no preço a pagar

Para evitar surpresas, assegure que cada refeição ou cada passeio que vier a fazer está devidamente contemplado no seu contrato de serviço e no e no pacote de preços que combinou pagar. Assim evitará ser confrontado com custos adicionais inesperados

 

Tome Nota:
Tenha sempre o cuidado de exigir prova e confirmação de alojamentos, transportes e restantes serviços antes de partir no seu passeio de férias.

 

Leia também:

 

Desconfie de promoções excessivas

Se a esmola é muita, o pobre deve sempre desconfiar. O ditado popular pode parecer-lhe pouco aplicável, mas sempre que estiver a contratar um serviço com grandes propostas de viagem sem que o preço seja compatível, ou pelo menos credível, deve ter tripla atenção. Sobretudo se a viagem o levar para fora do País para pontos do mundo que lhe sejam pouco familiares e onde as suas salvaguardas sejam menores.  

 

Leia também: