festival de verão

Ser sustentável num festival de verão? Saiba o que pode fazer

Sustentabilidade

Num festival de verão, é possível divertir-se e ser sustentável simultaneamente. Basta seguir as próximas dicas 25-08-2022

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

Os festivais de verão já fazem parte do roteiro de férias de muitos portugueses e cada vez mais as entidades que os organizam procuram reduzir os efeitos destes eventos no meio envolvente. Mas, para um festival de verão ser sustentável e amigo do Ambiente tem igualmente de ser um compromisso partilhado com o público.

Se tem um espírito festivaleiro, saiba o que pode fazer para tornar toda a experiência mais consciente e amiga do ambiente.

Leia também:

 

6 sugestões para ser sustentável num festival de verão

É verdade que são cada vez mais os festivais que se preocupam em criar soluções para reduzir a pegada ecológica como, por exemplo, disponibilizar cinzeiros portáteis, fornecimento de água da rede pública para evitar as garrafas de plástico, contentores para reciclagem, entre outras medidas.

Mas estas opções são insuficientes sem a adesão dos festivaleiros. Mobilidade, escolhas alimentares e redução de resíduos são três aspetos importantes a ter em conta para quem quer ser sustentável num festival de verão.

Leia também:   

 

1. Ao escolher um festival, pesquise sobre as condições oferecidas no recinto

Ser sustentável começa no momento em que decide ir a um evento deste género. É importante saber quais as preocupações ambientais da organização e que condições são oferecidas para a sustentabilidade. Por exemplo, saber se há bebedouros, sanitas secas ou se a organização disponibiliza transporte coletivo para o recinto.

Festivais e sustentabilidade

O Boom Festival, em Idanha-a-Nova, conhecido pelo pensamento ambiental, este ano anunciou a limitação da água para banhos a algumas horas. Na edição deste ano do Rock in Rio foram implementadas novas medidas de redução e reutilização de resíduos, desde a montagem dos palcos e stands até à colocação de centenas de ecopontos, sobretudo recipientes para lixo indiferenciado e embalagens. O Super Bock Super Rock ou o Andanças, em Reguengos de Monsaraz, são dois exemplos de festivais que apresentam alternativas de viagem em transportes públicos.

Leia também:   

 

2. Vá até ao festival de forma consciente

A forma como se desloca terá consequências em relação à pegada de carbono. Se possível, programe a sua viagem em transportes públicos. Mas se tiver que utilizar o carro, tente juntar amigos e conhecidos ou procure ofertas online de boleias partilhadas.

Leia também:

 

3. Reduza ao máximo a produção de resíduos

Os copos reutilizáveis são já uma realidade na maioria dos festivais. No entanto, para a água, poderá sempre levar uma garrafa reutilizável no caso de existirem bebedouros no recinto. Se for acampar, aposte também nos pratos e talheres reutilizáveis. O que não for reutilizável, é importante que seja reciclável.

Se precisar de deitar mesmo alguma coisa ao lixo, tenha atenção às regras de colocação de resíduos e procure os contentores adequados.

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?

Perto ou longe do seu banco, continue a assegurar uma gestão próxima e imediata das suas contas e da sua vida bancária. Para isso, há soluções que além de responder com funcionalidade, permitem-lhe o conforto e a segurança exigidos nos canais à distância.

Saiba Mais Aqui.

Tome Nota:

O vidro é no contentor verde, o plástico no amarelo e o papel e cartão são para colocar no azul. O lixo indiferenciado fica de fora destes contentores e colocado no lixo comum.

Se existirem unidades de compostagem, certifique-se que aqui deposita o lixo orgânico para que possa regressar e enriquecer o solo.

Leia também:

 

Portugueses estão a reciclar mais embalagens

De acordo com dados da Sociedade Ponto Verde, no primeiro semestre de 2022, foram enviadas para reciclagem 214 511 toneladas de embalagens provenientes dos ecopontos verde, azul e amarelo. Ou seja, a separação de embalagens registou um aumento de 6% face ao mesmo período em 2021.

 

4. Faça um consumo consciente e sustentável

Desde logo, evite o desperdício alimentar. Não sendo uma exigência exclusiva nos festivais, contribuirá bastante para a sua própria sustentabilidade assim como para a defesa do ambiente no local. Tente por acompanhar as soluções vegetarianas que podem contribuir para uma maior respeito pelo ambiente. Caso fique a acampar, evite também o desperdício de água nos banhos. O verão é um momento difícil em termos de recursos hídricos.

Leia também:

 

5. Atenção às fontes de ignição e incêndios

O verão é infelizmente uma época de risco mais elevado para incêndios. Tenha atenção à área envolvente e tome cuidados redobrados. Se fumar, certifique-se que apaga bem o cigarro e que coloca as beatas no lixo. Se for permitido cozinhar, no caso de festivais com área para campismo, tenha atenção a brasas e faíscas.

O segredo está no exemplo

Sendo estes festivais de verão iniciativas de enorme exposição e concentração de pessoas, devem assumir uma responsabilidade acrescida que excede em muito a da organização. Os festivaleiros devem ter em conta as boas práticas de defesa ambiental e contribuir com o seu próprio exemplo e boa práticas.

6. No regresso a casa, limpe a área ocupada

Ir a um festival de verão não é só ouvir música. Trata-se de toda uma experiência que envolve o convívio com outras pessoas, estar na natureza e, por vezes, optar por fazer campismo.

No regresso a casa, tenha a certeza que não deixa nada para trás. Reúna todo o material que trouxe consigo e restantes objetos que foi acumulando. Se algumas destas peças se destinam ao lixo, deposite-as nos pontos adequados. Faça-o de forma consciente e não deixe nada na área de campismo.

Leia também: