Os 14 podcasts portugueses e internacionais para aprender e informar-se

Formação e Tecnologia

Saber usar é saber aproveitar um maravilhoso novo mundo de informação para consumir como quiser e nos moldes que preferir. 27-05-2020

Saber usar o podcast como ferramenta para aquisição de conhecimento e novas competências traz-lhe benefícios pessoais e profissionais. Conheça as nossas sugestões.

O podcast é um conteúdo em formato áudio, muito similar a um programa de rádio, mas com duas particularidades. Primeiro, não é um programa ao vivo (pelo que fica disponível para ser ouvido quando for mais conveniente); segundo, é criado a partir da procura de temas de um determinado público-alvo.

Trata-se de um formato que tem vindo a ganhar popularidade nos últimos tempos. Por isso, rapidamente tornou-se num investimento de marcas e criadores de conteúdo para entregar valor aos consumidores.

O objetivo do podcast pode variar entre entreter o público, educar ou informar. Existem, atualmente, milhares de podcasts sobre os mais diversos temas, disponíveis nas principais plataformas de áudio (Spotify, Apple Podcast, Google Podcast, entre outros agregadores de áudio). Seja qual for a sua área de interesse, pode encontrar podcasts sobre essa temática, de forma gratuita e à distância de um simples clique.

Muito semelhante ao processo de leitura mas com margem para acumular com outras tarefas, ouvir podcasts permite-lhe memorizar informação, aprender e ganhar novas competências. A maior vantagem é que pode otimizar o seu tempo, ouvindo os podcasts enquanto leva a cabo outras atividades.

Isto pode acontecer durante a prática de exercício físico, a conduzir para o trabalho, durante a hora de almoço ou mesmo enquanto garante as tarefas domésticas. Para quem tem pouco tempo para se dedicar à leitura, o podcast é a forma ideal de consumir informação.

 

Leia Também: A Era digital já chegou e convida-o a participar 

 

Podcasts em Português que não vai querer perder

Trazemos-lhe uma seleção de podcasts na língua de Camões:

 

Generalistas

  1. 45 Graus - Um projeto independente e generalista, onde se fala sobre temas como ciência, sociedade, economia, política, filosofia e muito mais.
  2. Prova Oral  - Um podcast de entrevistas, com convidados das mais diversas esferas do panorama português, com Fernando Alvim a moderar.

 

Leia Também: Formação online: enfrente a crise 

 

Negócios/Marketing

  1. Mundo Digital - O podcast da TSF dedicado à inovação tecnológica e ao mundo digital, abordando as principais novidades e lançamentos do setor.
  2. Marketing Break - Uma pausa na agitação do dia-a-dia para absorver dicas sobre Marketing Digital, Redes Sociais, Vendas e muito mais. É assim que Paulo Faustino, profissional de Marketing, descreve o podcast que assina, onde promete conteúdo acionável e direto ao ponto.

 

Leia Também: Formação contínua: desenvolver competências

 

Fitness

  1. Dicas do Salgueiro- Para quem é fã de exercício físico, sugerimos um podcast do personal trainer Bruno Salgueiro. Do fitness a dicas de nutrição, é o podcast perfeito para ouvir durante os seus treinos.

 

Podcasts em Inglês para todos os interesses

 

Além de ser uma forma prática e simples de adquirir conhecimento e novas competências, ouvir podcasts numa Língua estrangeira pode também ser muito útil para a aperfeiçoar e ajudar a familiarizar-se com essa nova expressão. Ouvir, em vez de ler, ajuda a melhorar a pronúncia e a compreensão, além de permitir trabalhar a gramática e o vocabulário.

A Língua inglesa, como universalmente utilizada em diversos contextos, é aquela que nos proporciona uma maior diversidade de alternativas em podcasts. Estas são algumas das nossas sugestões.

 

Leia Também: Trabalhador e estudante? Conheça as regras e os direitos

 

Finanças

  1. Freakonomics  - Dando continuidade ao fenómeno do livro com o mesmo nome, Stephen Dubnet (jornalista) e Steven Levitt (economista) criaram o podcastFreakonomics, indicado para todos aqueles que querem compreender como a economia funciona e tomar melhores decisões na sua vida financeira.
  2. Wake to Money  - De poupanças a notícias do mundo: assim funciona este podcast. Com interessantes entrevistas aos líderes das principais marcas do Reino Unido, este podcast é indicado para todos aqueles que se interessam pelo tema dos negócios e das finanças.
  3. This is Money  - Sem bola de cristal, mas com conselhos e opiniões dos peritos, este podcast fala sobre o futuro das finanças - as suas e as do mundo.

 

Leia Também:Erasmus: como preparar-se para a experiência

 

Negócios/Marketing

  1. Marketing Over Coffee - O podcast perfeito para acompanhar o café. Gravado semanalmente, este podcast aborda a estratégia de Marketing e convida peritos sobre o assunto a dar a sua opinião.
  2. The Business of Digital - Marketing de conteúdo, redes sociais e Search Engine Optimization. Estes são apenas alguns dos temas abordados neste podcast especificamente direcionado para o Marketing Digital.
  3. The Pitch  - Num formato muito típico no mundo televisivo, este podcast convida empresários a apresentar os seus projetos a investidores. Em cada episódio, é explorado todo o momento de preparação até ao pedido efetivo de investimento.
  4. The Garyvee Audio Experience  - O reconhecido guru do Marketing Digital, Gary Vayernchuck, traz as suas lições de marketing, comunicação e negócios num novo formato, para todos aqueles que visam desenvolver as suas competências nestas áreas.

  

Leia Também: Sabe lidar com as redes sociais da sua empresa?

 

Desenvolvimento pessoal

  1. On Purpose - Jay Shetter partilha o seu propósito através das mais fascinantes conversas. É um dos podcastsmais virais sobre desenvolvimento pessoal, saúde, consciência, transformação pessoal e espiritualidade.
  2. Inside Personal Growth - Em entrevistas com autores de referência da área do desenvolvimento pessoal, este podcast visa proporcionar uma verdadeira experiência auditiva, ao mesmo tempo que entretém e educa a audiência para o tema.

 

Leia Também:  Manual para o êxito no teletrabalho

 

Como tirar o máximo partido dos podcasts

 

A grande vantagem do formato podcast é que exige pouca disponibilidade de tempo para acompanhar. Ou seja, por muito agitado que seja o dia-a-dia, o podcast pode sempre ser ouvido em diferido, quando tiver maior disponibilidade, e enquanto desempenha outras tarefas.

Se viaja de carro frequentemente, por exemplo, tire partido do tempo gasto em viagens. Faça download para o smartphone e ouça os episódios mais recentes dos seus podcasts preferidos, durante as viagens. Por exemplo, enquanto vai para o trabalho, em transportes públicos ou no seu carro.

A forma mais prática de ouvir um podcast é através do telemóvel. Dependendo do sistema operativo do aparelho, existem vários agregadores de podcasts que pode utilizar para o efeito. Não se esqueça de ativar os alertas, assim saberá sempre quando um novo episódio está disponível.

 

Leia Também: