Tem um problema de pontualidade? Saiba do impacte na sua imagem profissional.

Trabalho

A pontualidade é um fator importante para a boa imagem profissional. Se tem um problema de pontualidade, temos algumas dicas para si. 11-02-2020

A pontualidade é um tema transversal às diversas áreas da nossa vida, uma vez que afeta significativamente as nossas relações, sejam elas laborais ou pessoais.

Muito se tem falado sobre este tema, seja pelo impacto da falta de pontualidade na vida pessoal e profissional, seja porque, mais recentemente, se tem associado a falta de pontualidade a características positivas como a criatividade, embora se trate aqui de contextos muito específicos que não são representativos da regra.

A verdade é que, apesar de haver contextos específicos em que a pontualidade não é tão valorizada, continua a ser uma característica determinante do sucesso profissional no mundo corporativo.

Leia também:Quer ser trabalhador independente?

A importância da pontualidade no contexto organizacional

De acordo com Liliane Silva, durante 6 anos, diretora de Recursos Humanos (CHRO) da empresa KORA - Angola, o impacte da pontualidade (ou a falta dela) está além do que deixa de ser feito no período de atraso do colaborador.

“O comportamento face à pontualidade representa aquilo que a pessoa é como profissional. Ou seja, como encara as suas responsabilidades, como gere e controla o seu tempo, como se posiciona face aos compromissos, como compreende o seu papel face aos resultados da empresa e como se posiciona face aos restantes colegas de trabalho”.

Está legislado que a assiduidade é um dever que consiste em comparecer regular e continuamente ao serviço, e a pontualidade é um dever que consiste em comparecer ao serviço dentro das horas que forem designadas.

Neste contexto, e segundo a CHRO, as empresas planeiam os seus recursos em função dos resultados pretendidos. E um dos recursos fundamentais é o trabalho dos colaboradores. “Quando um colaborador não comparece ou não é pontual com frequência, isso impacta nos resultados da organização e, consequentemente, no seu sucesso”, sublinhou ainda.

Leia também: Saiba como acolher um colaborador na sua empresa

Qual o impacte?

Apesar de ser um tema controverso, a falta de pontualidade está associada a alguns problemas que afetam o desempenho do colaborador. Um colaborador que não é pontual fica com a sua credibilidade afetada, o que gera perda de confiança por parte dos líderes.

A falta de credibilidade, por sua vez, pode conduzir à estagnação do colaborador dentro da organização, uma vez que não revela o compromisso necessário para o crescimento e para os critérios de conquista de responsabilidade.

A falta de pontualidade pode também influenciar negativamente os colegas de trabalho. Caso não haja uma ação firme sobre esse comportamento, os colegas podem pensar que mais vale fazerem o mesmo; por outro lado, pode haver o risco de atrasos reiterados poderem dispersar a atenção da equipa para temas que afetam a produtividade.

Em muitas organizações pode mesmo afetar os resultados da empresa e da equipa. Algumas empresas, inclusive, penalizam-nos severamente com subtração salarial.

Leia também:Novo Código do Trabalho

A pontualidade é fator de crescimento na organização

A pontualidade, por sua vez, gera uma imagem profissional positiva, o respeito que um colaborador revela por si próprio, pelos colegas e pela organização. Inspira confiança e traduz-se numa boa influência sobre os colegas de trabalho.

“Os colaboradores pontuais têm mais propensão para o crescimento dentro da organização e são reconhecidos seja em termos de avaliação de desempenho, seja em termos de atribuição de prémios, benefícios e outras bonificações”, partilhou ainda connosco a CHRO.

Naturalmente que os imprevistos acontecem e as organizações estão preparadas para lidar com isso sem impacte de maior mas, é importante prevenir os motivos que possam conduzir à falta de pontualidade frequente.

Leia também:Como as APP o podem ajudar?

Como pode resolver o seu problema de pontualidade?Algumas dicas

Ajuste o despertador

Apesar de ser uma dica relativamente óbvia, é importante que comece pelo despertador. Coloque o despertador com margem para as atividades que tem de realizar de manhã.

Evite o botão snooze

O botão de snooze pode ser um dos piores inimigos para quem tem problemas com pontualidade de manhã. Adiar a saída da cama até ao limite é um risco. Pode, por exemplo, colocar o despertador longe de cama, de maneira a ter que se levantar para o desligar e, assim, não voltar para a cama.

Planeie o dia seguinte

Defina e organize as suas atividades do dia seguinte, sobretudo aquelas que lhe consomem mais tempo. Verá que lhe será mais fácil cumprir uma rotina que o discipline.

Calcule o tempo considerando possíveis atrasos

Não defina o horário de saída de casa considerando o tempo de deslocação à justa. Nas deslocações, sejam a pé, de bicicleta, de carro ou de transportes públicos, podem surgir imprevistos. Tente ter como meta chegar pelo menos 15 minutos antes do seu horário de entrada no trabalho.

Tente chegar mais cedo

Se efetivamente chegar antes, pode aproveitar o tempo de diferentes maneiras, colocando afazeres não profissionais em dia ou simplesmente relaxando de maneira a iniciar a sua jornada laboral com um mindset tranquilo e positivo.

Reorganize as suas rotinas noturnas

Se o motivo pelo qual mais se atrasa de manhã é a falta qualidade de sono, reorganize as suas rotinas noturnas de maneira a ter um sono de qualidade. É fundamental ter rituais que o preparem para o descanso, para que o sono seja reparador.

Leia também:

Baixa Clínica – fique a par das novidades
Cartões refeição – Ter ou não ter