É estudante e entende que pode contribuir para aliviar o orçamento familiar? Ajudar nas contas de casa? Deixamos-lhe algumas sugestões.
A crise sanitária fez-se acompanhar por uma crise económica em diversos setores de atividade com impacte financeiro para muitas famílias portuguesas. Apesar de, por norma, os estudantes serem considerados dependentes, as dificuldades pelas quais muitas famílias estão a passar ou preveem passar num futuro próximo, podem fazer despertar nos jovens uma mudança de comportamento - quer face ao seu modo de vida, quer face à sua dependência.
Sob uma perspetiva otimista e de muita força de vontade, alguns jovens veem, neste momento, a oportunidade de arregaçar as mangas e ajudar financeiramente a família, além de ganhar alguma experiência profissional que possa ser útil no futuro.
Leia Também:Fiquei sem rendimentos: o que posso fazer?
Amadurecer às custas da crise: “Sinto que tenho o dever de ajudar os meus pais com as contas de casa”
O momento é de incerteza para muitas famílias. Na família de André Silva, de 18 anos, as dificuldades financeiras começaram logo nas primeiras semanas de quarentena. O pai, que trabalha no setor da hotelaria, um dos mais afetados pela crise, teve a suspensão do contrato de trabalho, entrando no regime de lay-off, e a mãe que é técnica administrativa numa empresa privada está em regime de teletrabalho, com redução de horário, em lay-off simplificado.
Mesmo com as medidas de apoio, a família viu o seu rendimento ser drasticamente reduzido. Com uma irmã de dez anos e outra de sete, André, que está a terminar o 12º ano, teve a iniciativa de procurar alternativas para ajudar financeiramente a família. “Não é uma época fácil para conseguir trabalho, nem mesmo temporário, mas sinto que tenho o dever de ajudar os meus pais com as contas de casa, mesmo que eles não me peçam ou cobrem ajuda”, diz André.
André encontrou oportunidade de trabalho com o crescimento dos serviços de encomendas online e começou a trabalhar como estafeta para uma plataforma de entregas com a sua bicicleta, na cidade do Porto:
“Com a crise e o confinamento, a procura por estafetas aumentou e eu tive a sorte de conseguir uma oportunidade, logo que fiz o registo na plataforma. Trabalho algumas horas por dia, com horários flexíveis, e já consigo ajudar um pouco em casa. Sinto-me feliz e tenho orgulho em poder ajudar a minha família num momento como este… uma compra de supermercado que faço já é uma ajuda importante. Os meus pais também ficaram contentes com a minha iniciativa de ajudar. A crise, de alguma forma, fez-me amadurecer para o trabalho mais cedo e não quero parar de trabalhar, mesmo depois da crise passar”.
Como no caso do André, a situação de crise pode ser uma oportunidade para habilitar os mais jovens, na medida em que percebem que têm capacidades que até aqui desconheciam. E isto, neste caso em particular, em prol de uma participação mais ativa no orçamento do agregado familiar.
No caso do André, além da motivação para ajudar nas despesas de casa, também passou a estar mais atento a medidas de poupança: “Quando comecei a ter noção de quanto custa ganhar dinheiro, comecei a ficar mais atento a alguns comportamentos que ajudam a poupar… desperdício de comida, luz, água, e tento ensinar as minhas irmãs mais novas para que elas também ajudem a poupar”.
Leia Também: Como pagar as propinas com os pais desempregados?
Oportunidades de trabalho a partir da internet para ajudar nas contas de casa
Se é estudante e se se sente encorajado, e com disponibilidade mental para dar o seu contributo, reunimos para si algumas oportunidades de trabalho a partir da internet, em regime freelance, que podem vir a ser uma ajuda preciosa para aliviar o orçamento familiar.
Estafeta
Mesmo com o desconfinamento, as compras online e os serviços de entrega ao domicílio estão a crescer. Para quem tem mais de 18 anos e algum meio de transporte, seja bicicleta, mota ou carro, é uma boa oportunidade de ganhar algum dinheiro extra para ajudar a família num momento de menor fôlego financeiro. Algumas plataformas que podem gerar oportunidades:
Leia Também: Soluções para investir na formação
Produção de conteúdos
Se tem competências para a escrita, design ou mesmo na área dos audiovisuais, existe uma grande variedade de publishers online e outros mediadores que o podem contratar em regime freelance. Eis alguns exemplos:
Antes de contactar qualquer uma destas plataformas, aconselhamos vivamente que crie, por exemplo, um perfil no LinkedIn e/ou um blogue pessoal, a partir dos quais possa apresentar algumas das suas competências profissionais ou exemplos de trabalhos que já tenha realizado na área à qual se candidata.
Na maioria das plataformas citadas, basta criar um registo e disponibilizar-se para fazer determinado tipo de trabalho. Os procedimentos, na maioria das vezes, são mais simples do que imaginamos.
Leia Também: Sete sugestões para a sua vida financeira na pandemia
Trabalhos criativos e de autor
Se tem competências específicas em fotografia, ilustração, design ouweb design, saiba que em plataformas como o Behance poderá encontrar oportunidades de trabalho ou entrar em contacto direto com empresas que procuram esses serviços. Esta plataforma permite também fazer o upload do seu portefólio de forma totalmente gratuita.
Além disso, em plataformas como o Shutterstock, iStock, Getty Images ou Foap, pode vender as suas fotografias a empresas que estejam interessadas.
Preenchimento de inquéritos online
Já ouviu falar de empresas que pagam para preencher inquéritos online? Estas são algumas das páginas que pode consultar:
O que recebe por inquérito varia de plataforma para plataforma, mas é sempre notificado por email assim que há trabalho para fazer.
Leia Também: Decidir sob stress: o que fazer e com que cautelas?
Trabalhos de telemarketing
Existem múltiplas empresas de telemarketing que procuram jovens para ocupação em part time. Sendo um trabalho remunerado, inclusive com condições favoráveis para poder executado a partir de casa, será também uma opção a considerar. A altura é de procurar soluções para acudir a uma emergência e esta pode ser uma delas.
Poderá, também, encontrar opções além do mundo online. As sugestões que apresentamos podem ser facilmente conciliadas com os estudos e levadas a cabo sem sair de casa. Mas certamente que qualquer jovem com espírito empreendedor e vontade de contribuir encontrará várias oportunidades, mesmo em tempos desafiantes como os que vivemos.
Leia Também:
- Como aceder a repartições públicas durante a pandemia
- É trabalhador independente? Tem direito ao subsídio de doença?