No contexto atual de crise sanitária, saiba como pode aceder às repartições e serviços públicos sem necessidade de se deslocar. Apesar de já termos iniciado um período de abertura relativa é importante evitá-lo sempre que possível.
Com o estado de emergência, decretado no dia 16 de março, os cidadãos que tivessem a necessidade de aceder às repartições e serviços públicos tinham de o fazer por via eletrónica e, em casos urgentes, por pré-marcação junto do serviço. Com a fase de desconfinamento, alguns serviços públicos e repartições voltaram a fazer atendimentos presenciais nos seus balcões, embora a recomendação seja para dar preferência ao atendimento online, sempre que possível.
Note que para evitar esta movimentação em massa dos cidadãos às repartições, todos os documentos de identificação, certidões e certificados emitidos pelos serviços de registo civil, cartas de condução e vistos de permanência em território nacional, cuja validade tenha terminado a partir do dia 24 de fevereiro, são válidos, para efeitos legais, até 30 de junho, conforme pode confirmar no portal eportugal.
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Onde saber se o serviço que procura está disponível online
Para verificar se o serviço que procura está disponível online, pode consultar o portal ePortugal. Através deste portal, facilmente acede a um conjunto de serviços sem precisar de sair da segurança de sua casa. 
Aliás, este portal, que veio substituir o Portal do Cidadão, concentra mais de 1200 serviços públicos para cidadãos e 1300 para empresas.
A partir daqui, poderá não só aceder à repartição das Finanças, através do Portal das Finanças; e à repartição da Segurança Social, através da Segurança Social Direta, mas também aos seguintes serviços:
Serviços do Instituto dos Registos e Notariado (IRN)
Desde 4 de maio, os balcões de atendimento presenciais do IRN voltam a disponibilizar todos os serviços, mas apenas com agendamento prévio. O atendimento online continua a funcionar e a recomendação é para que os serviços digitais sejam priorizados, sempre que possível.
Em caso de dúvida, contacte o Centro de Contacto Cidadão 300 003 990 ou o Centro de Contacto Empresas 300 003 980.
Nesta repartição online, poderá:
- Renovar o Cartão de Cidadão (para cidadãos com idade superior a 25 anos);
 - Registar nascimentos;
 - Fazer atos e pedir certidões do registo predial;
 - Anunciar o direito de preferência em Casa Pronta;
 - Criar uma sociedade comercial ou empresa;
 - Fazer atos de registo comercial;
 - Pedir e consultar Certificado de Registo Criminal;
 - Proceder ao registo automóvel;
 - Obter assentos de óbito.
 
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Finanças - Autoridade Tributária e Aduaneira (AT)
O atendimento aos cidadãos e empresários aos serviços das Finanças pode ser garantido através do Portal das Finanças. O atendimento presencial só é feito em caso de assuntos urgentes e inadiáveis, mediante pré-agendamento através do número do Centro de Atendimento Telefónico, em 217 206 707, nos dias úteis, das 9 às 19 horas. É obrigatório o uso de máscaras ou viseira para entrar e permanecer nos locais de atendimento ao público.
Através do Portal das Finanças, é possível:
- Entregar e consultar a declaração de IRS;
 - Pedir o Número de Identificação Fiscal (NIF) para pessoa singular;
 - Consultar dívidas fiscais;
 - Consultar a caderneta predial;
 - Entregar a declaração periódica do IVA;
 - Consultar e emitir recibos de renda;
 - Iniciar ou modificar atividade;
 - Solicitar a referência para pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC);
 - Entre outros.
 
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Segurança Social
Durante a crise do COVID-19, o atendimento presencial da Segurança Social será preferencialmente dirigido a cidadãos previamente convocados; ao atendimento de assuntos que não possam ser tratados via Segurança Social Direta, telefone ou email. Sempre mediante pré-agendamento, obriga ao uso de máscaras ou viseira.
Na Segurança Social Direta resolverá assuntos como:
- Requerimentos de apoio excecional no âmbito da COVID-19 para entidades empregadoras, serviço doméstico e trabalhadores independentes;
 - Apoio à manutenção dos contratos de trabalho (layoff);
 - Subsídio de Assistência a filhos e netos;
 - Emissão de Documento de Pagamento;
 - Inserção/atualização do IBAN para recebimento das prestações;
 - Pedir a declaração de situação contributiva à Segurança Social;
 - Subsídio parental;
 - Abono de família;
 - Pensão de velhice.
 
Acesso à Segurança Social Direta
Para o atendimento online através da Segurança Social Direta é preciso estar registado. Para isso, basta estar na posse do número de Identificação da Segurança Social, aceder à página de registo e seguir os passos indicados.
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IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional
O portal iefponline disponibiliza o acesso a serviços para cidadãos e empregadores, de forma totalmente gratuita, todos os dias. Entre outras manobras, garante-lhe as seguintes:
- Inscrever-se no IEFP;
 - Submeter o requerimento do subsídio de desemprego;
 - Gerir a inscrição para emprego: atualização de dados, alteração ou anulação da inscrição;
 - Pesquisar e candidatar-se a ofertas de emprego e de estágio;
 - Pesquisar e inscrever-se em cursos formação profissional;
 - Marcar o atendimento presencial nos serviços de emprego;
 - Aderir ao serviço de notificações eletrónicas, passando a receber por esta via a correspondência do IEFP;
 - Agendar pedidos de contacto, para comunicar com os técnicos do IEFP;
 - Obter declarações comprovativas da situação de desemprego;
 - Submeter documentos.
 
Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato através de 300 010 001, durante os dias úteis, das 8 às 20 horas, ou através do email iefp.info@iefp.pt.
O Instituto do Emprego e Formação Profissional também disponibiliza um formulário específico para dúvidas relacionadas com as medidas adotadas e comunicadas pelo Governo Português, no âmbito da pandemia COVID-19, e da responsabilidade do IEFP.
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IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes
Durante a crise do COVID-19, o IMT encerrou os centros de inspeção, suspendeu o ensino das aulas de condução, tanto teóricas quanto práticas, e alargou os prazos de inspeção periódica.
O atendimento aos serviços prestados pelo IMT é por isso garantido pelo portal IMT Online, sendo possível:
- Fazer pedido de emissão de carta de condução;
 - Pedir segunda via da carta de condução;
 - Revalidar e substituir carta de condução;
 - Pedir emissão ou renovação de Cartão Tacográfico de Condutor;
 - Pedir emissão de licença para motorista de TVDE;
 - Pedir Cartão de Estacionamento para Pessoas com Deficiência.
 
Tal como nos restantes serviços, o atendimento presencial está a ser feito em pré-agendamento. Em caso de dúvida, é possível contactar através da Linha Azul do IMT 808 20 12 12, nos dias úteis, das 9 às 17 horas, ou pela internet através de um formulário de contactos no site do IMT.
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Processo de autenticação nos portais da Administração Pública
Para aceder a um qualquer portal da Administração Pública tem, por norma, de fazer um login. Por exemplo, no Portal das Finanças e no da Segurança Social Direta, tem de fazer login com o seu NIF ou Numero de Identificação da Segurança Social (NISS) respetivamente, utilizar as senhas de acesso que lhe foram atribuídas via correio postal ou eletrónico.
Se precisar de aceder a qualquer um dos serviços públicos listados acima, e para não estar a acumular processos de login (nome de utilizador e senha), aconselhamo-lo a pedir a sua Chave Móvel Digital. 
Para solicitar a sua Chave Móvel Digital, basta aceder a autenticação.gov. O pedido e a ativação podem ser feitos online.
Como funciona a Chave Móvel Digital?
Este meio de autenticação associa o seu número de telemóvel ou e-mail ao número de cartão do cidadão e a um PIN de dígitos numéricos.
Pode aceder a todos os portais da Administração Pública (e ao de outras entidades, como por exemplo, bancos como a Caixa Geral de Depósitos; EDP Comercial; Portal SNS) com um único login, em que o seu número de telemóvel (ou e-mail) passa a ser o nome do utilizador e a sua senha o PIN que lhe for atribuído.
Depois do login com a sua Chave Móvel Digital, a cada tentativa de acesso receberá um SMS com um código de segurança temporário num processo de autenticação forte para incrementar a robustez de cada sessão.
A Chave Móvel Digital também lhe permite assinar eletronicamente e de forma segura, documentos online (por exemplo, um contrato de eletricidade).
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Tome Nota:
Em caso de dúvida sobre os processos de atendimento online, o portal ePortugal disponibiliza-lhe os seguintes contactos:
- Centro de Contacto Cidadão 300 003 990, disponível de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.
 - Sigma, um assistente virtual (chatbot) que o poderá ajudar no esclarecimento rápido de dúvidas e no apoio à navegação.
 
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