Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Quando o projeto 1Bilhete estiver implementado, vai ser possível viajar nos transportes públicos no Porto e em Lisboa usando o mesmo cartão ou aplicação móvel, com o mesmo sistema de emissão, venda e validação de bilhetes (bilhética). A ideia é que esta funcionalidade seja depois alargada a todo o país, facilitando a mobilidade de residentes e de turistas.
Na prática, e nesta fase de arranque, o objetivo é que até ao final deste ano, esta lógica de interoperabilidade esteja implementada nas áreas de Lisboa e Porto.
De acordo com a comunicação oficial do IMT, o projeto conta com o trabalho colaborativo dos “Transportes Metropolitanos de Lisboa (TML) e dos Transportes Intermodais do Porto (TIP), na partilha de recursos e conhecimento, sob supervisão do IMT”.
O projeto tem como objetivo a comunicação entre diferentes sistemas de bilhética, a universalidade da utilização de cartões e bilhetes e a integração de serviços de mobilidade. Ou seja, um sistema único para todos os transportes.
O que é a plataforma 1Bilhete.pt?
É um projeto nacional que pretende que os sistemas dos meios de transporte nacionais possam ser integrados numa única plataforma. A ideia é que, independentemente do local do país onde esteja, possa usar o mesmo sistema.
Como Porto e Lisboa já praticam esta articulação eficaz entre os diferentes meios de transporte (embora circunscrita às respetivas áreas geográficas), vão partilhar conhecimentos e recursos com outras Autoridades de Transporte a nível nacional.
O objetivo é que outras entidades adiram à iniciativa e possam também tornar os seus sistemas de bilhética compatíveis com a plataforma Bilhete.PT. A implementação nacional dependerá da adesão que este projeto tenha nas diferentes zonas do país.
Leia também:
- Despesas de mobilidade no IRS: afinal o que posso deduzir?
- Conhece os direitos dos passageiros? Fique a saber mais
Quais as vantagens?
Para quem viaja de transportes públicos, a comodidade e a economia são as maiores vantagens. Se viver no Porto e for passar um fim-de-semana a Lisboa ou a Coimbra, não será preciso adquirir cartões de transporte diferentes dos que já usa na sua cidade ou descarregar uma outra app.
Além de títulos de viagem de transporte público de cobertura nacional, pretende-se alargar a todo o país a possibilidade de usar cartões bancários, físicos ou virtuais, para adquirir ou validar títulos de transporte.
Com um sistema de bilhética único a nível nacional, será também mais fácil a quem visita Portugal aceder aos transportes públicos e evitar o pagamento incauto de multas.
Quando entra em vigor?
O projeto 1Bilhete está dividido em 3 fases de implementação:
- Cartões de Transporte Público (bilhética clássica, como os cartões Navegante ou Andante): no quarto trimestre de 2023;
- Aplicações de bilhética móvel: segundo trimestre de 2024;
- Cartões e aplicações de pagamento bancário: quarto trimestre de 2024.
Leia também
- Subscrever certificados de aforro: rendimento e impostos
- Porta 65: 10 perguntas e respostas para perceber este apoio
- Trabalhador-estudante: Conheça as regras e os direitos
- Quanto custa andar de carro em 2023?
- Reserva de propriedade: o que é e como funciona?