Tempo estimado de leitura: 3 minutos
Em breve chega o momento em que o horário de Inverno dá lugar ao horário de Verão. A mudança está para breve num ciclo que se repete todos os anos. Uma troca garantida em dois momentos essenciais por ano.
A hora de inverno muda para a de verão no último domingo de março (30 de março) e a hora de verão dá lugar ao horário de Inverno no último domingo de outubro. Este ano, a 26 de outubro. Mas por que motivo persistem tais rotinas, apesar das polémicas e discórdias que trazem Explicamos nesta síntese.
A medida começou a ser adotada na Alemanha e na Áustria ainda antes do desfecho da I Guerra Mundial. Pretendia-se então poupar no consumo de combustíveis usados para a iluminação, uma medida de racionamento que já tinha sido, contudo, antecipada vários anos antes.
Nomeadamente, nos Estados Unidos por Benjamim Franklin, um dos líderes da Revolução Americana e precursor do uso da eletricidade, que a tinha sugerida como medida para poupança, desta vez de velas.
Tome Nota:
A hora legal escolhida por Portugal e a UTC 0 (tempo universal coordenado) mas a generalidade dos países europeus, nomeadamente da União Europeia seguem o UTC +1.
Leia também:
- É possível reduzir o horário de trabalho? Saiba quando e como
- Horário de trabalho: quais as opções e os limites?
- Regime de adaptabilidade e horário concentrado: quais as diferenças?
Qual o motivo para a mudança da hora?
Por motivos muito práticos e que se ligam à rentabilização da luz solar natural. Sobretudo, para defender as nossas rotinas diárias e adaptá-las ao ciclo solar.
No Inverno, os dias tornam-se mais breves e as noites mais longas. Amanhece mais tarde e o pôr do sol é também mais precoce. O tempo solar encolhe.
No Verão, os dias tornam-se mais longos e com maior exposição solar. Amanhecem mais cedo e, portanto, vale a pena começar a aproveitar esse tempo de luz natural. Da mesma maneira, dias mais compridos - sem qualquer alteração na hora - levariam à chegada da penumbra cerca das 22 horas.
A solução encontrada foi portanto fazer fazer avançar os ponteiros uma hora e assim conseguir maior alinhamento entre o tempo social e o tempo solar.
É o que acontecerá na noite de Sábado, 29 de Março, para domingo, 30. Deve acertar os ponteiros dos relógios em sua casa e adiantá-lo uma hora.
Os dias tornam-se mais luminosos, longos e as manhãs despertam mais cedo. Passa portanto a haver margem para mais uma hora no relógio.
Em Outubro muda novamente
Por esse motivo, mas no sentido inverso, ao fazer alinhar os ponteiros do relógio social com o ciclo solar fazemos recuar uma hora na noite de 25 para 26 de outubro (domingo). A diferença será igualmente visível face à semana anterior.
Por exemplo, se acordar às 7 horas ainda terá recorrido à luz elétrica para se orientar e preparar para o trabalho. Na segunda-feira, 27 de outubro, a essa mesma hora, a luz do sol já terá irrompido pelas janelas. Ao mesmo tempo, a noite cairá mais cedo, ainda antes das 18 horas.
O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
Por muito que mude a hora, e se dê volta ao relógio, é na maneira como gerimos o tempo que está o segredo para o pouparmos. Para o conseguir na gestão da sua vida financeira e bancária, basta que leve o seu banco consigo
Saiba Mais Aqui
Qual o horário da mudança no continente e ilhas?
Em Portugal continental e na Madeira, os ponteiros do relógio recuam uma hora às 2 horas da madrugada. Estamos aliás alinhados com os restantes países da Europa.
Já nos Açores, a diferença horária habitual exige que este passo atrás no tempo aconteça à 1 da madrugada quando os ponteiros regressarem à meia-noite.
Tome Nota:
As vantagens desta mudança horária são sentidas quase exclusivamente pelos países com latitude média, como Portugal e a generalidades dos países europeus. Um fenómeno que se deve ao eixo de rotação da Terra, inclinado em relação ao plano do Sistema Solar.
Qual a polémica da mudança da hora?
Esta rotação horária está longe de ser consensual. Cada vez que ocorre, regressa ao debate. Sobretudo por já ter suscitado iniciativas que a pretendiam contrariar.
Em 2018, quando o Parlamento Europeu lançou inquérito online para aferir a preferências da população sobre manter ou alterar esta mudança, ganhou o número de não votantes. Isto parece indiciar que o tema acaba por se diluir nalguma indiferença.
Mas não. Da população votante, a maioria determinou que a mudança da hora devia acabar. E por isso, a iniciativa resultou numa proposta de horário único pela Comissão Europeia. E já a partir de 2021.
Até hoje, no entanto, o tema mantém-se sem desenvolvimento, não obstante as diferentes perspetivas continuarem em cima da mesa. Muda-se para um horário único ou não? E a mudar-se, opta-se pelo horário de Inverno, mais perto do ciclo solar ou mantém-se o horário de Verão?
A polémica persiste sem conclusão. Até lá, perdura o modelo vigente.
Mudança de horários até 2026
| Verão | Inverno |
2025 | 30 de Março | 26 de Outubro |
2026 | 29 de Março | 25 de Outubro |
Leia também:
- O grande guia da poupança
- Como funciona o trabalho por turnos? Conheça direitos e deveres
- Conta para menor de 18 anos: como abrir e quais as vantagens
- Vou comprar carro: que impostos tenho de pagar?
- Ensino Superior: Como pagar as propinas em prestações
A informação deste artigo não constitui qualquer recomendação, nem dispensa a consulta necessária de entidades oficiais e legais.