Tempo estimado de leitura: 5 minutos
A Literacia Financeira é uma exigência de todas as fases da vida mas, especialmente relevante nas etapas de formação, por exemplo no curso do secundário e da universidade. O Saldo Positivo deixou o seu testemunho junto do AIESEC e deixou um desafio à audiência.
O Saldo Positivo integrou um dos painéis da sessão online promovida pela AIESEC a 30 de novembro sobre os temas da Sustentabilidade e da Literacia Financeira, área onde este portal foi pioneiro e constitui hoje referência.
A aposta estratégica na Sustentabilidade da Caixa Geral de Depósitos dominou o primeiro momento do encontro, nomeadamente com a apresentação de alguns dos projetos essenciais que a concretizam nas frentes ambiental e social.
O segundo momento da sessão foi dedicado ao pilar da literacia financeira que a CGD incrementa já desde 2008, com o seu portal Saldo Positivo. Um projeto pioneiro e que desde essa altura tem evoluído à medida das necessidades e contexto das diversas audiências - em concreto junto comunidade universitária.
Com um leque diversificado de temáticas e abordagens, o Saldo Positivo procura responder ao esclarecimento de áreas como a das novas tecnologias de informação; finanças pessoais e sustentabilidade financeira; banca digital; fisco e tendências na área da formação e trabalho; entre muitas outras temáticas.
Leia também:
- Stress em estudantes universitários: como enfrentar o problema?
- Innovation Challenge destaca literacia financeira
Os jovens valorizam a informação do Saldo Positivo
A sessão online de cerca de duas horas deixou bem clara a importância destas matérias da Literacia Financeira. É que se duvidas houvesse, aqueles jovens responderam da melhor maneira possível, com entusiasmo e garra.
Organizados em grupos, os estudantes responderam ao desafio De que modo pode o Saldo Positivo aproximar-se ainda mais do Ensino Superior. As ideias ficaram registadas e apontam para novos formatos, novas abordagens e canais. Em suma, para a possibilidade de se produzirem conteúdos ainda mais à medida desta comunidade. Assim acontecerá, responde o Saldo Positivo ao repto.
Muitos parabéns à Carolina Albuquerque; à Diana Henriques e ao João Carvalho mas também à Vera Gonçalves e ao Bruno Silva que se destacarem pela sua presença com respostas assertivas ao desafio. A preparação para uma vida ativa, esclarecida e responsável deixa provas de que está no bom caminho.
Leia também:
- Qual a importância de ter trabalho voluntário no currículo?
- Como ensinar amigos e familiares a usar a internet?
AIESEC é um parceiro no esforço da formação
A AIESEC é uma organização mundial que funciona em rede em vários países - nomeadamente Portugal -, gerida para os jovens e por jovens até aos 30 anos. Têm a missão de fomentar os bons valores de liderança; empreendedorismo, capacitação e responsabilidade cívica.
Sob o lema fundador de defender a Paz e a plena concretização do potencial humano, a AIESEC foi fundada em 1948, reúne hoje acima de 22 117 membros e marca presença em mais de 120 países.
Em Portugal, a AIESEC leva a cabo uma intensa agenda de ações, nomeadamente o Programa IU Talks, onde se integrou esta sessão de 30 de novembro.
Saiba mais detalhes sobre o trabalho e missão desta entidade em AIESEC ou ainda na sua página do LinkedIn (@aiesecinportugal)
Leia também:
- Jovens e dinheiro digital: uma relação para durar?
- Sigilo bancário: como falar com o seu Banco pelas redes sociais?
- Como posso atingir independência financeira aos 30 anos?
- Comecei a trabalhar…e agora?
- Quais são os sistemas de proteção social em Portugal?
- As regras de ouro para usar trotinetes em segurança
- Quer fazer obras em vez do senhorio? Saiba o que deve ter em conta
- Emprego no Estado: saiba como concorrer à Administração Pública
- Sabia que a banca vai avaliar o risco ambiental do crédito a conceder?