Boas práticas para gerir redes sociais

Mais segurança e mais alcance nas redes sociais: as boas práticas

Formação e Tecnologia

Conheça algumas das boas práticas para tornar as suas redes sociais mais seguras e inclusivas, chegando a mais pessoas. 26-10-2023

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

De acordo com o estudo Os Portugueses e as Redes Sociais 2023, da Marktest, o número de redes sociais em que os portugueses têm conta mais do que duplicou em 10 anos. Mas será que as redes sociais estão mais inclusivas?

A par da crescente utilização, aumentam também os perigos. Conheça algumas dicas para tornar as suas redes sociais mais seguras, mais inclusivas e aumentar o alcance.

Que cuidados devemos ter nas redes sociais?

Nas redes sociais devemos sempre ter em atenção a forma como nos queremos posicionar. Além disso, recomendam-se os cuidados gerais de quem tem perfis nas redes sociais, públicos ou não. Quem o diz é Carolina Bessa Monteiro, Head of Social Media da Wace, agência digital especializada em Inbound Marketing. Estas são as suas principais recomendações:

  • Opte pela autenticação de dois fatores no login;
  • Aceite apenas ligações de pessoas conhecidas;
  • Evite identificar número de telemóvel ou morada no seu perfil ou nas suas publicações;
  • Nunca partilhe informação que revele locais ou dados sensíveis;
  • Confirme a veracidade das notícias que partilha, verifique sempre a fonte;
  • Nunca clique em publicações nem em links suspeitos;
  • Utilize palavras-passe únicas e mais elaboradas. Mude-as com frequência;
  • Opte pelas definições de privacidade mais restritas;
  • Nunca use as contas das redes sociais para fazer login noutras páginas;
  • Se tem filhos, evite partilhar as suas imagens. Evite o Sharenting;
  • Há assuntos sensíveis e temas que podem gerar discórdia e é importante saber como abordar esse tipo de questões em plataformas como as redes sociais, especialmente em perfis públicos.

 

Sabia que…

  • As redes sociais têm uma componente comercial cada vez maior. Quando faz um “gosto” numa publicação, ajuda a criar um perfil para publicidade orientada;
  • Quando acede a plataformas através das suas contas nas redes sociais, partilha os seus dados com essas plataformas;
  • O roubo de dados pessoais (phishing) tem crescido muito. Esta forma de recolher informação sensível não acontece apenas através de email ou SMS (smishing). Através de publicações nas redes sociais, é possível conduzir os utilizadores a partilharem informação privada, como números de cartões de crédito, por exemplo. Também há campanhas de SPAM e phishing através das mensagens nas redes sociais;
  • Em determinadas situações, os roubos de identidade ocorrem através da apropriação de contas nas redes sociais;
  • Devido ao seu caráter social e interativo, as redes sociais são um dos principais veículos de cyberbullying. A exposição que proporcionam permite que pessoas mal-intencionadas explorem a informação disponível para perseguir e agredir (através de conteúdos) as suas vítimas. Nomeadamente, crianças que podem ficar sujeitas ao assédio online por adultos (grooming).

No site do Centro Nacional de Cibersegurança, encontra mais conteúdo sobre boas práticas nas redes sociais.   

 

 

 

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Estratégias para chegar a mais pessoas

 

De acordo com a mesma responsável da Wacee no caso de perfis públicos, ou utilizadores que pretendam promover-se numa perspetiva de Personal Branding ou Networking, há algumas ações que podem ajudar:

  • Otimize o perfil, preenchendo todas as informações;
  • Utilize foto de perfil e foto de capa adequadas;
  • Atualmente as redes sociais também valorizam a otimização para os motores de busca (Search Engine Optimization ou SEO), por isso, aposte em palavras-chave (keywords) relevantes;
  • Publique de forma consistente e tenha particular cuidado com o conteúdo. Se pretende alcançar mais pessoas, deve, primeiro, conhecer a audiência;
  • A magia está sempre no conteúdo. Produza-o apelativo e capaz de acrescentar valor à sua audiência. É pelo conteúdo que se chega às pessoas e é isso, sobretudo, que as faz ficar e seguir um perfil;
  • Faça uma boa gestão da comunidade: interaja e responda a comentários e mensagens.

Além do melhor horário para publicar nas redes sociais, há fatores que influenciam (provavelmente de forma mais significativa), o sucesso das suas publicações. Conheça as dicas que vão melhorar os seus conteúdos e o alcance das suas publicações, neste artigo do Saldo Positivo.

 

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Conteúdos mais acessíveis e inclusivos

É possível descrever a acessibilidade digital como o conjunto de técnicas e de estratégias que procuram eliminar barreiras de acesso aos conteúdos online. O objetivo é tornar a informação mais acessível para todos, incluindo para as pessoas com deficiência.

Quais as estratégias e formatos recomendados?

  • Produza conteúdos em diferentes formatos além dos conteúdos escritos. Aposte noutros formatos, como os vídeos;
  • Crie sempre texto alternativo ao publicar conteúdo visual nas redes sociais, inclua sempre um texto alternativo em forma de descrição para ajudar os utilizadores com deficiências visuais a compreender o que a imagem representa. As aplicações de leitura de ecrã vão ler a descrição em voz alta, para que os utilizadores possam compreender o conteúdo. Pense numa forma de descrever a imagem a alguém que não a possa ver;
  • Utilize legendas e transcrições porque as legendas em vídeos são muito úteis para pessoas surdas ou com dificuldades auditivas. Uma pesquisa feita pelo Facebook e divulgada pelo Digiday revelou que 85% dos utilizadores desta rede social assistem a vídeos com o som desativado;  

 

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  • Seja criativo na forma de escrever porque as técnicas de copywriting ajudam a criar textos com uma linguagem simples e fácil de ler, sem descurar a qualidade. Use frases curtas e diretas. Recorra, quando fizer sentido, ao storytelling: as pessoas gostam de histórias. São fáceis de entender e envolvem, ajudando a uma maior identificação com a mensagem;
  • Utilize #hashtags e use letras maiúsculas no início de cada palavra, como por exemplo #PostSemanal.
  • Utilize emojis sempre que possível (e apenas se fizer sentido), recorra aos emojis.
  • Aposte na diversidade sociocultural e associe-se a ações que contribuam para a diversidade e a igualdade de direitos.

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