publicar nas redes sociais

Sabe quais são as melhores horas para publicar nas redes sociais?

Tempo estimado de leitura: 6 minutos

Se tem uma empresa ou um interesse especial nesta área, provavelmente quer garantir que escolhe as melhores horas para publicar nas redes sociais, de forma a aumentar o alcance e as interações com o seu público-alvo. No entanto, o êxito das suas publicações depende igualmente de outros fatores. E até pode acontecer que, pelo facto de existirem muitos posts à mesma hora, o seu passe despercebido.

As redes sociais não são lineares e o sucesso das publicações (seja medido em cliques, gostos ou vendas) não é uma ciência exata. Dados do site Statista, obtidos a nível global, mostram que em 2022 cada pessoa passa, em média, 147 minutos nas redes sociais. Isto é, quase duas horas e meia por dia. Durante esse tempo interagem com marcas e, eventualmente, acabam por tomar decisões relacionadas com compras.

Assim, é natural que as empresas, mesmo as de menor dimensão, queiram ter uma presença nas redes sociais. O Saldo Positivo falou com um especialista não só para perceber quais as melhores horas para publicar, mas também para conhecer algumas dicas para que os seus posts sejam eficazes.

 

Leia também:  

 

 

Há horas ideais para publicar nas redes sociais?

A resposta a esta pergunta não se limita a um sim ou não, como explica Eduardo Aranha,
Head of Social Media na Wace Studio, agência digital especializada em Inbound Marketing.

É comum partir-se do pressuposto que a melhor hora para comunicar será aquela em que os seguidores mais se ligam às redes sociais. O que, pelos estudos de mercado e estatísticas das próprias redes, seria, no caso dos portugueses, quando se desligam do trabalho e estão a caminho de casa (entre as 18 e as 20 horas) e na hora de almoço (das 12 às 14 horas). Há ainda redes sociais como o Linkedin que, devido ao cariz profissional é mais ativa durante os dias úteis.

No entanto, quem lida diretamente com a gestão de redes sociais não corrobora esta ideia. “Pela experiência que tenho tido com várias marcas, tenho percebido que a questão do horário - na maioria dos casos - acaba por ser cada vez mais secundária quando queremos fazer uma publicação orgânica (ou seja, sem publicidade) de forma a alcançar mais pessoas”, sublinha o especialista.

 

Leia também:

 

Isto porque, “um conteúdo orgânico, especialmente se vier de uma marca”, explica, “terá muita dificuldade em destacar-se entre os milhares de conteúdos que são publicados em simultâneo nestas plataformas”. Desse modo, o impacto que a “melhor hora” terá nos resultados finais será “nulo ou extremamente residual”.

 

Quando vale a pena escolher horas para publicar?
Ainda assim, a otimização da hora poderá fazer sentido em casos como a restauração, que pode promover os seus menus diários entre as 10 e as 12 horas para que os potenciais clientes possam conhecer antecipadamente a ementa.

Já no caso das marcas que gostam de celebrar dias especiais, será conveniente que publiquem este conteúdo o mais cedo possível, uma vez que a validade do tema expira no final do próprio dia.

Esta otimização, reforça o coordenador de redes sociais, está, muito relacionada com o tema do conteúdo ou a área de atuação do negócio. Não existe uma regra universal.

 

Leia também:

 

 

Quais os riscos da presença nas redes sociais?

Embora a presença nas redes sociais possa ser sinónimo de reconhecimento, mais clientes e  maior volume de negócios, esta é uma opção que comporta riscos. Por isso, é importante perceber quais são e de que forma podem afetar a sua empresa.

Eduardo Aranha salienta o risco de crises de reputação motivadas por reclamações ou casos reportados por clientes que acabam por disseminar negativamente nas redes sociais. Afinal, quantas vezes uma publicação acaba por ser viral pelas piores razões? “É importante que as marcas estejam atentas ao que dizem sobre si, que façam social listening, que consigam dar respostas satisfatórias e manter protocolos para gestão de crise”, esclarece.

Há ainda que ter em atenção as questões relacionadas com a segurança online e com o perigo de os hackers assumirem a gestão das contas ou criarem esquemas de phishing, isto é, fraudes para conseguir dinheiro ou dados bancários dos clientes.

 

Leia também:

 

Tome Nota:
Para que a experiência nas redes sociais seja positiva, há que perceber o que são e como funcionam, algo que explicamos neste artigo. Se não domina a utilização de termos como algoritmo ou mooning, pode ficar a saber mais neste glossário sobre tecnologia

 

Com o aparecimento de novas redes sociais, como o Mastodon, o Be Real ou a Twitch TV, o público-alvo pode migrar para outras redes, colocando em causa toda a presença e envolvimento que criou com a sua comunidade. Por isso, há que acompanhar as novas tendências de marketing. Nomeadamente, de marketing digital. 

 

Leia também:

 

5 dicas para ter sucesso nas publicações nas redes sociais

Além das horas para publicar nas redes sociais, há fatores que influenciam (provavelmente de forma mais significativa), o sucesso das suas publicações.

Conheça as dicas que vão melhorar os seus conteúdos e o alcance das suas publicações.

1. Qualidade acima de quantidade

Publicar muito para ter visibilidade pode parecer uma boa ideia, mas acabar por ter o efeito oposto ao desejado, com interações e resultados muito aquém do que se esperava.

“É importante privilegiar uma lógica que honre a qualidade. Aliás, o excesso de conteúdos pode, em alguns casos, acabar por afastar o público, que considera que certa marca está só a fazer spam”, explica o responsável da Wace Studio.

2. Publicar quando tem algo para dizer

“O ritmo das publicações deve ser decidido mediante aquilo que a marca tem para dizer. Uma marca que se coloca nas redes sociais quer comunicar os seus produtos ou serviços, mas também construir uma relação com os seus clientes”, salienta.

Além disso, é importante que se comunique de forma regular. Se quer publicar três vezes por semana, deve não só assegurar essa frequência de publicação mas certificar-se previamente de que tem conteúdos para o fazer. 

 

Leia também:

 

3. Ser criativo

A criatividade é um fator diferenciador e, na opinião de Eduardo Aranha, o ingrediente principal para ter sucesso nas suas publicações nas redes sociais. “O ser humano tem hoje cerca de 8 segundos de tempo médio de atenção. É o tempo que temos, nas redes sociais, para conquistar a atenção do utilizador antes de seguir viagem no scroll infinito de conteúdos”, argumenta.

Independentemente do tipo de conteúdo (imagem, vídeo ou texto), o importante é que seja criativo. Deve igualmente ter atenção aos formatos de conteúdo que mais facilmente captam a atenção do utilizador e que dominam as tendências das redes sociais. Ou seja, a imagem estática, o vídeo até 15 segundos, as stories ou até mesmo o carrossel. 

 

Leia também:

 

4. Equilibrar planeamento e improviso

O planeamento das suas publicações é importante para garantir a regularidade e a existência de conteúdo, mas por vezes as publicações feitas de improviso podem ser bastante eficazes.

O segredo pode passar pelo equilíbrio entre planeamento e improviso. Fazer uma calendarização mensal da comunicação é uma ferramenta que lhe pode ser útil. No entanto, há que ter atenção ao que se passa para incorporar tendências, novos formatos, memes ou temas “quentes” nos seus conteúdos.

“É importante conseguirmos ter a agilidade de garantir que há espaço para incluir estas ideias mais imediatas. Se percebermos que esta semana se está a falar muito de um certo tema, poderá ser interessante para a marca tentar fazer parte dessa discussão, integrando o seu valor e oferta. São conteúdos efémeros, é certo, mas que têm um impacto no público”, explica o especialista.

 

Leia também:

 

5. Ajustar o conteúdo às redes

A mesma publicação pode ser usada no Facebook, Instagram e Linkedin? “Num cenário ideal, os conteúdos devem ser ajustados e pensados para o ecossistema de cada rede social e para as necessidades que o público procura nessa rede”, defende. 

Por isso, e embora, por questões de poupança de tempo e de recursos seja comum replicar conteúdos, há cuidados a ter. “Embora a maior parte dos conteúdos faça sentido em todas as redes sociais, há conteúdos que saem no Instagram e que podem não fazer sentido em Linkedin. Os tons de comunicação e objetivos são muito diferentes. É preciso ajustar e não cair no erro do facilitismo.”

Além disso, há que ter em conta que muito do público que segue uma marca no Facebook, também o faz no Instagram, pelo que é importante diversificar, por exemplo fazendo a publicação em datas diferentes nas várias redes sociais. 

 

Leia também: