rendimento extra

As despesas estão a aumentar? Saiba como obter um rendimento extra

Negócios

Quando o custo de vida sobe, obter um rendimento extra é uma forma de reequilibrar o seu orçamento. E há muito que pode fazer. 06-09-2022

Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Se um rendimento extra é bem-vindo em qualquer altura, num cenário de subida dos preços será ainda mais importante. Com as despesas de supermercado, combustível e luz a aumentar, e a prestação da casa a sofrer o agravamento da Euribor, este pode ser o momento certo para procurar uma fonte de rendimento que compense custos acrescidos.

Um rendimento extra não implica, necessariamente, encontrar um segundo emprego ou obter o retorno de um investimento anterior. Quando as despesas já superam ou igualam o que recebe, a melhor forma de obter dinheiro disponível pode passar apenas por rentabilizar aquilo que já tem ou lhe sobra - em tempo ou património.

Conheça algumas opções.

Leia também:  

 

Como obter um rendimento extra tirando partido do que já tem

A sua casa, o seu tempo e os seus talentos podem ser uma fonte de rendimento extra. Sem fazer grandes alterações no seu quotidiano e com pouco ou nenhum investimento, pode rentabilizar aquilo que já possui para conseguir um orçamento mais folgado.  

 

Capitalize os seus talentos

Não se trata de arranjar um segundo emprego, mas sim de aproveitar um hobby, capaz de lhe devolver algum dinheiro ao fim do mês.

Se tem jeito para fazer bolos ou salgados, costurar, desenhar ou pintar, basta dar a conhecer esses talentos, quer seja entre amigos e conhecidos ou através de páginas nas redes sociais. Mesmo que comece com poucos clientes, o “passa palavra” vai acabar por trazer mais encomendas e um rendimento extra.

O Skype, o Teams ou o Zoom são ferramentas que pode usar para, por exemplo, dar aulas de Português a estrangeiros, orientar sessões de Personal Trainning ou até promover aulas online para ensinar os seus talentos a outras pessoas.

Leia também:

 

Caso os seus dotes sejam mais voltados para a escrita ou para línguas, pondere inscrever-se em plataformas online para pequenos trabalhos de revisão, redação ou tradução. Algumas plataformas incluem igualmente ofertas para tarefas de transcrição ou de assistente virtual, que poderá executar nas suas horas vagas. O web design e o design gráfico são também áreas muito procuradas em que pode executar alguns trabalhos a qualquer hora.

Se é um ás da bricolage ou faz pequenas reparações, aproveite para tirar partido dessas capacidades. Trata-se de áreas em que existe muita procura por parte de quem não sabe ou não quer exercer essas tarefas sem muitas respostas disponíveis no mercado. 

Plataformas como a Fiverr, Upwork, Freelancer,  Zaask, People per Hour ou Unbabel podem ser um ponto de partida para rentabilizar os seus talentos. Nas plataformas internacionais vai trabalhar para clientes de todo o mundo e noutros fusos horários, o que as torna interessantes como uma fonte de rendimento complementar ao emprego “das 9 às 5”.

Leia também:

 

Ganhe dinheiro com o seu tempo livre

Nos dias que correm, o tempo pode em muitas circunstâncias ser quase um luxo. Por isso, há muita gente disposta a pagar a quem disponha dele para executar tarefas que as próprias têm dificuldade em encaixar nas suas agendas.

Babysitting, tomar conta de animais e levá-los a passear ou até organizar armários ou destralhar casas. Ou ainda assegurar o cumprimento de tarefas administrativas ou pessoais são alguns exemplos do que pode fazer com o seu tempo livre.

E por falar em destralhar, por que não fazer o mesmo na sua casa e vender online o que já não usa? Fica com mais espaço livre e mais dinheiro no bolso. Se tem disponibilidade e gosta de passear por lojas de artigos em segunda mão, também pode aproveitar esse tempo para encontrar artigos de roupa ou de decoração para revender através de um blogue ou página nas redes sociais.

Leia também:

 

Os seus amigos dizem-lhe que tem bom gosto e pedem-lhe para ir às compras com eles? Pode ganhar algum dinheiro extra como personal shopper, fazendo compras para quem não tem tempo ou paciência para percorrer as lojas à procura do look perfeito. 

Revender produtos de beleza ou artigos domésticos (como a Bimby ou Tupperwares) são formas clássicas de obter rendimento extra, mas que continuam a funcionar.

Caso tenha algumas horas livres e uma moto, também pode ganhar algum dinheiro extra a distribuir pizzas ou encomendas. Se gosta de conduzir automóveis, pode dedicar parte do dia a trabalhar como motorista TVDE, por exemplo. Neste caso, é necessário fazer uma formação de 50 horas numa das entidades certificadas pelo IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

Leia também:

 

Ponha a sua casa a render

Alugar a sua casa (ou parte dela) a turistas ou estudantes é mais uma forma de rentabilizar algo que já tem e obter assim um rendimento extra. O crescimento do turismo fez do  Alojamento Local (AL) um negócio bastante procurado, sobretudo nas grandes cidades, mas esta é uma atividade presente em quase todo o país.

Ao colocar uma propriedade em regime de AL, há que ter em conta o cumprimento da lei, nomeadamente no que diz respeito à obtenção da respetiva licença e outras obrigações fiscais e legais. Neste artigo encontra um resumo destes passos legais e administrativos, assim como restante informação sobre como fazer o registo de um alojamento local.

O alojamento para estudantes é uma atividade menos sazonal do que o AL. Pode publicitar o seu espaço em portais especializados neste tipo de oferta, como o Uniplaces, Alojamento Universitário  ou BQuarto.

 Leia também:

 

Se alugou uma casa demasiado grande só para si, o subarrendamento permite rentabilizar áreas que possam estar desocupadas.

Caso a sua habitação tenha terreno no exterior, ao plantar uma horta ou um jardim terá a possibilidade de cultivar não só para autoconsumo mas também para vender o excedente em pequenos mercados ou aos colegas de trabalho.  

Obter um rendimento extra é, muitas vezes, uma questão de perceber o que gosta e o que pode fazer nas suas horas vagas. Depois, basta tentar rentabilizar essa ideia. Como não fez qualquer investimento, qualquer rendimento é lucro.

Leia também: