rendimento extra

Precisa de rendimento extra? 8 dicas e alertas para o conseguir

Negócios

Quando as despesas aumentam, obter um rendimento extra é uma forma de reequilibrar o seu orçamento. E há muito que pode fazer. 27-11-2025

Tempo estimado de leitura: 8 minutos

Se um rendimento extra é bem-vindo em qualquer altura, num cenário de aumento do custo de vida, com subida de despesas ou baixa do rendimento criam-se as condições ideiais para apostar numa fonte de rendimento adicional.

Complementar e diversificar a origem do seu rendimento pode resolver muitas situações de aperto  financeiro, Desiluda-se porém, não precisa apenas de boa energia e iniciativa para começar. 

Além de boas ideias  para agarrar as oportunidades, há que ter atenção ao risco associado de algumas propostas. Além de não compensarem, podem trazer-lhe graves inconvenientes pessoais e até  financeiros. 

Ajudamos com opções e alguns alertas para se defender dos riscos.  Eis 8  apostas com  que pode complementar o seu rendimento.  

 

 

Como obter um rendimento extra: tire partido do que já tem

A sua casa, o seu tempo e os seus talentos podem ser uma fonte de rendimento extra. Sem fazer grandes alterações ao seu quotidiano e com pouco ou nenhum investimento, pode rentabilizar aquilo que já possui para conseguir um orçamento mais folgado. 

 

1. Capitalize os seus talentos

Não se trata de arranjar um segundo emprego, mas sim de aproveitar um hobby  e obter dinheiro adicional ao fim do mês.

Se tem jeito para fazer bolos ou salgados, costurar, desenhar ou pintar, basta dar a conhecer esses talentos, quer seja entre amigos e conhecidos ou através de páginas nas redes sociais. Mesmo que comece com poucos clientes, o “passa palavra” vai acabar por trazer mais encomendas e um rendimento extra.

O Skype, o Teams ou o Zoom são ferramentas que pode usar para, por exemplo, dar aulas de Português a estrangeiros, orientar sessões de Personal Trainning ou até promover aulas online para ensinar os seus talentos a outras pessoas. Por exemplo, dar explicações  na sua área de formação a  crianças e jovens em idade escolar  ou mesmo a adultos. 

Se os seus dotes forem  mais voltados para a escrita ou para línguas, pondere inscrever-se em plataformas online para pequenos trabalhos de revisão, redação ou tradução. Algumas plataformas incluem ofertas para tarefas de transcrição ou de assistente virtual, que poderá executar nas suas horas vagas. O web design e o design gráfico são também áreas muito procuradas em que pode executar alguns trabalhos a qualquer hora.

Se é um ás da bricolage ou faz pequenas reparações, aproveite para tirar partido dessas capacidades. Trata-se de áreas em que existe muita procura por parte de quem não sabe ou não quer exercer essas tarefas sem muitas respostas disponíveis no mercado. 

Plataformas como a Fiverr, Upwork, Freelancer,  Zaask, People per Hour ou Unbabel podem ser um ponto de partida para rentabilizar os seus talentos. Nas plataformas internacionais vai trabalhar para clientes de todo o mundo e noutros fusos horários, o que as torna interessantes como uma fonte de rendimento complementar ao emprego “das 9 às 5”.

 

2.Rentabilize o tempo e dedique-se aos outros  

Trabalhar das 9 à 5 deixa-lhe tempo livre. E tempo, lá diz o ditado, é dinheiro. Por exemplo, há  tarefas a que se pode dedicar onde além da recompensa financeira, aplicam as suas competências sociais e humanas e fazêm-no sentir útil a quem está mais dependente. Trabalhar com crianças, em babysitting, e com pessoas de idade são algumas dessas tarefas.

Mas não só. Há muita gente disposta a pagar a quem disponha de tempo para executar tarefas que os próprios  têm dificuldade em desempenhar.  Eis algumas tarefas com procura nos dias que correm:

  • Passear animais de estimação
  • Assegurar tarefas burocráticas e administrativas
  • Destralhar casas;
  • Serviços domésticos e de proximidade como jardinagem ou pequenos arranjos em casa
  • Ser personal shoper com compras para quem não tem tempo ou paciência na procura

 

Leia também:

 

3. Mobilidade: tire proveito dos seus meios

Caso tenha algumas horas livres e uma moto, também pode ganhar algum dinheiro extra a distribuir pizzas ou encomendas. Se gosta de conduzir automóveis, pode dedicar parte do dia a trabalhar como motorista TVDE, por exemplo. Neste caso, é necessário fazer uma formação de 50 horas numa das entidades certificadas pelo IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

 

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
Caso tenha uma ideia ou um projeto de negócio para fazer aumentar rendimentos,  lembre-se dos cuidados na escolha da parceria financeira adequada. Avalie necessidades e objetivos assim como opções de mercado

Saiba Mais Aqui

 

4. O Marketing é uma oportunidade

A criação de conteúdo para plataformas como YouTube, Instagram ou TikTok deixou de ser exclusiva de celebridades. Criadores de conteúdo em nichos específicos podem monetizar através de publicidade, parcerias com marcas e vendas de produtos digitais. Embora exija consistência e paciência inicial, esta via pode gerar rendimento significativo para quem desenvolve uma audiência fiel. Se tem valências nesta área, criar podcasts ou blogs temáticos permite combinar paixões pessoais com potencial de monetização através de publicidade, patrocínios ou conteúdo premium. Mas não só. Existem múltiplas atividades de suporte de marketing onde pode ser muito útil. Por exemplo:

  • Revender produtos de beleza ou artigos domésticos (como a Bimby ) são formas clássicas de obter rendimento extra, mas que continuam a funcionar
  • Testar produtos para experimentar serviços ou produtos e avaliá-los
  • Ser cliente mistério é uma forma simples e interessante de obter rendimento adicional. Consiste em visitar lojas ou experimentar serviços como consumidor comum, avaliar aspetos como atendimento, qualidade e cumprimento de padrões; 
  • Trabalhar em televendas onde, além da flexibilidade de horários, permite  rendimentos por objectivos de venda; 
  • Participar em Focus Groups permite-lhe rentabilizar a sua opinião em reuniões organizadas por empresas que recolhem estas opiniões sobre produtos, serviços ou campanhas publicitárias; 
  • Participar em produções audiovisuais (filmes, séries ou anúncios) como figurante é uma forma divertida de ganhar dinheiro. Não exige experiência nem formação específica, apenas disponibilidade.

 

5. Ponha a sua casa a render

Arrendar a sua casa (ou parte dela) a turistas ou estudantes é mais uma forma de rentabilizar algo que já tem e obter assim um rendimento extra. O crescimento do turismo fez do  alojamento local um negócio bastante procurado, sobretudo nas grandes cidades, mas esta é uma atividade presente em quase todo o país.

Ao colocar uma propriedade em regime de AL, há que ter em conta o cumprimento da lei, nomeadamente no que diz respeito à obtenção da respetiva licença e outras obrigações fiscais e legais.

alojamento para estudantes é uma atividade menos sazonal do que o AL. Pode publicitar o seu espaço em portais especializados neste tipo de oferta, como o UniplacesAlojamento Universitário  ou BQuarto.

Se alugou uma casa demasiado grande só para si, o subarrendamento permite rentabilizar áreas que possam estar desocupadas.

Caso a sua habitação tenha terreno no exterior, ao plantar uma horta ou um jardim terá a possibilidade de cultivar não só para autoconsumo mas também para vender o excedente em pequenos mercados ou aos colegas de trabalho.  

Obter um rendimento extra é, muitas vezes, uma questão de perceber o que gosta e o que pode fazer nas suas horas vagas. Depois, basta tentar rentabilizar essa ideia. Como não fez qualquer investimento, qualquer rendimento é lucro.

 

6. Vender o que já não usa

As plataformas de venda online democratizaram o acesso ao comércio. O OLX, Vinted e o Facebook Marketplace facilitam a venda de artigos usados, transformando o que já não se utiliza em dinheiro. Para quem pretende algo mais estruturado, a criação de uma loja no Etsy (produtos artesanais) ou na Amazon pode gerar rendimento recorrente. O dropshipping, modelo que permite vender produtos sem manter stock, tem ganho popularidade entre empreendedores digitais portugueses que procuram testar ideias de negócio com investimento reduzido.

 

 

Leia também:

 

 

7. Arrendamento de bens

Para quem dispõe de património, o arrendamento representa uma fonte de rendimento estável. Isto inclui não apenas imóveis, mas também o aluguer de quartos através do Airbnb, o arrendamento de lugares de estacionamento em zonas centrais, ou até a partilha de ferramentas e equipamentos através de plataformas especializadas.

 

8.Investimento e rendimento passivo

Embora exijam algum capital inicial, os investimentos podem gerar rendimento passivo a médio e longo prazo. Os certificados de aforro e do tesouro continuam a ser opções seguras para quem privilegia a estabilidade, enquanto as plataformas de investimento em ETF e ações tornaram o mercado financeiro mais acessível. O crowdfunding imobiliário e as plataformas de peer-to-peer lending surgem como alternativas interessantes para diversificar investimentos com montantes reduzidos.

 

Dicas práticas para começar

0 mensagens novas
A Assistente é baseada em Inteligência Artificial. Ao interagir com ela, está a aceitar as condições gerais de utilização.
Por favor, não partilhe dados pessoais ou de terceiros.
Olá, sou a CAIXA,
a sua assistente digital.
Em que posso ajudar?
Quer começar uma nova conversa?
Se continuar, vai perder toda a informação inserida até aqui.