tecnologia cloud

Cloud: que tecnologia é esta e para que serve

Formação e Tecnologia

A tecnologia cloud permite aceder remotamente a documentos e aplicações. Saiba mais sobre o seu funcionamento e utilidade. 22-06-2022

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

O conceito de cloud - ou nuvem - já há algum tempo que entrou no vocabulário da maioria das pessoas que utilizam um computador ou um smartphone. No entanto, nem todos estão verdadeiramente a par para aquilo em que consiste ou da sua utilidade.

Qualquer pessoa que utilize uma conta de webmail, por exemplo, está a utilizar a nuvem. Não importa o lugar onde se encontra, basta uma ligação à internet para poder ter a informação sempre disponível. Mas esta é apenas uma das suas inúmeras possibilidades.

Quer saber mais? Vamos então perceber o que é, para que serve e que cuidados devemos ter na utilização desta tecnologia.

Leia também:

 

Cloud: o que é, quais as vantagens e cuidados a ter

O nome dado a esta tecnologia deve-se, na verdade, à forma como funciona. Ou seja, à ligação entre dispositivos e servidores, onde a principal ferramenta é a internet. As vantagens são muitas, mas também há cuidados a ter na sua utilização.

O que é?

Quando falamos em cloud, referimo-nos, na verdade, a uma rede de servidores dispersos pelo mundo, mas ligados entre si. Esses servidores têm funções específicas como armazenar dados, correr software ou fornecer serviços (por exemplo, streaming de música e vídeo ou serviços de email).

A nuvem permite que os utilizadores possam aceder remotamente a esses recursos, através da internet. A computação e o armazenamento são feitos em servidores num data center, e não no computador ou smartphone do utilizador.
Desta forma, onde quer que esteja, é possível aceder aos seus ficheiros e dados online, a partir de qualquer dispositivo com ligação à internet.

Leia também:

 

Quais as vantagens de usar a cloud?

Como os dados estão acessíveis através da internet, em vez de armazenados no seu dispositivo, as vantagens são muitas.

Por exemplo, é extremamente útil se tiver algum problema ou avaria com o seu smartphone. Seria graças aos ficheiros e aplicações alojadas na cloud que, numa questão de minutos, voltaria a ter toda a informação disponível. Isto, claro, desde que se lembre de fazer cópias de segurança regulares.

Leia também:

 

São vários os motivos para usar a cloud, nomeadamente:

  • Para guardar ficheiros sem ocupar espaço no disco do seu computador ou telemóvel. Serviços como o Google Drive, Microsoft OneDrive ou Dropbox, permitem o armazenamento de vários tipos de ficheiros;
  • Para ter acesso imediato à informação sempre que necessário. Basta uma ligação à internet e um computador ou dispositivo móvel;
  • Para partilhar ficheiros com a família e amigos, como, por exemplo, as fotografias das últimas férias. De forma rápida e fácil, é possível gravar e partilhar essas fotos, ou todo um álbum fotográfico, através de serviços de cloud como o Google Photos, iCloud ou o Flickr.
  • Para aceder a software online sem necessidade de instalar os programas no computador. Com o Office 365 ou o Google Workspace, por exemplo, pode criar e editar e documentos, folhas de cálculo e apresentações sem precisar de um programa específico. Os ficheiros também ficam automaticamente guardados.

 

Leia também: Sabe qual é a diferença entre loja virtual e marketplace?

 

É seguro guardar ficheiros e fotos numa cloud?

Na grande maioria dos casos, a resposta será sim. Aliás, provavelmente será mais seguro ter os ficheiros guardados numa cloud do que apenas num dispositivo. Em caso de dano irreparável, perda ou furto do telemóvel ou do portátil, por exemplo, os ficheiros e fotos armazenados no dispositivo ficariam irremediavelmente perdidos.

Os serviços da cloud permitem o armazenamento em servidores de grandes empresas, cujo negócio depende da confiança que os utilizadores lhes atribuem. Estas empresas fazem, por isso, grandes investimentos em sistemas de segurança para proteger a infraestrutura e o acesso, através por exemplo de firewalls (que funcionam como barreiras para impedir eventuais ameaças).

Leia também:

 

Além disso, a maioria destes serviços apresenta algum tipo de encriptação para proteger a privacidade e confidencialidade dos seus dados.

Atualmente, são várias as opções a que podemos recorrer para alojar os nossos dados na nuvem, muitas delas de forma gratuita. O facto de serem pagas ou gratuitas não as torna, por si só, mais ou menos seguras. O custo está principalmente relacionado com a quantidade de dados a armazenar.

No entanto, convém ter em conta que a segurança da cloud também depende, em larga medida, das suas ações enquanto utilizador. Por isso, estes são alguns dos cuidados essenciais a ter com o armazenamento de informação na nuvem:

  • Crie uma palavra-passe forte para aceder à cloud;
  • Prefira a autenticação em duas etapas;
  • Procure um serviço cloud confiável;
  • Faça uma revisão periódica dos seus ficheiros e informações.

 

Leia também: