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Como encontrar emprego pela Internet? Siga as nossas dicas

Trabalho

Procurar emprego é um exercício longo e exaustivo. O esforço tem hoje apoio importante nos canais digitais. Saiba como. 11-10-2021

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

Está desempregado? Saiba como encontrar emprego pela internet de forma simples e eficaz.

Encontrar emprego pela internet é cada vez mais comum e são inúmeras as empresas que recrutam através deste meio. Mas para quem está pouco familiarizado com as novas tecnologias, este processo pode trazer dificuldades acrescidas.

Para saber tirar partido das potencialidades e benefícios dos meios digitais, reunimos algumas dicas úteis que vão ajudar o seu reingresso no mercado de trabalho. Ora veja.

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O papel dos novos canais como meio de recrutamento

A pandemia de COVID-19 veio dar à Internet uma importância sem precedentes. Com a necessidade de confinamento, o teletrabalho e o ensino a distância, muitos foram os que tiveram de aprender (à força) a lidar com as tecnologias digitais.

O mercado de trabalho foi reinventado e saber como encontrar emprego pela internet tornou-se uma prioridade para quem procura uma nova oportunidade.
E foi evidente o crescimento e importância do recrutamento e seleção através dos meios digitais.

Para as empresas, a internet deu origem a mudanças e avanços nos processos organizacionais. O recrutamento e seleção através dos meios digitais permite reduzir custos, mais rapidez e maior probabilidade de sucesso, em especial em áreas onde as novas tecnologias de informação assumem destaque, permitindo perceber o perfil dos candidatos.

Mas é sobretudo para os candidatos que a Internet apresenta vantagens na procura de uma nova oportunidade profissional. Destacam-se os recursos disponíveis que facilitam não só a busca por ofertas, mas também a partilha de informação relevante. O atual contexto veio também quebrar as barreiras físicas e globalizar as oportunidades. Mais do que nunca, o mercado não se limita à região ou país, mas ao mundo. Tudo à distância, graças à internet.

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Como construir o CV online? E como divulgá-lo?

O Curriculum Vitae (CV), assim como a carta de apresentação, são o seu passaporte para uma nova oportunidade de trabalho. Devem ser apelativos e adaptados à vaga ou à empresa a que se candidata.

O CV deve ser breve (até 3 páginas, no máximo), dar destaque ao mais relevante para as exigências da vaga e ter um design apelativo que baste para captar o interesse da entidade recrutadora. Há plataformas online (ver caixa abaixo) com modelos predefinidos que pode escolher e adaptar.

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Caso seja freelancer, é importante que crie também um portefólio para apresentar o seu trabalho mais recente.

A criatividade é um ingrediente fundamental que deve saber trabalhar a fim de conseguir destacar-se entre os candidatos à mesma oferta de emprego. O seu CV e portefólio podem ficar disponíveis online, o que facilita a sua partilha. Pode, ainda, divulgá-los através de sites de emprego e redes sociais, como o LinkedIn.

Tome Nota:

Se está a dar os primeiros passos no mundo digital, comece por criar um endereço eletrónico (e-mail). Este é um elemento essencial para a procura de trabalho através da internet.

Plataformas para criação de CV e portefólio online

Para criar um CV com design apelativo, de forma simples, rápida e gratuita, pode escolher um dos modelos (templates) disponíveis em plataformas como o Canva, VisualCV.

Resume.com, CakeResume ou Enhancv. Uma versão criativa do CV é uma escolha estratégica para conseguir chamar a atenção.

Caso desempenhe uma atividade autónoma (relacionada com Artes, por exemplo), faz sentido criar um portefólio com os seus melhores trabalhos. Para isso, pode utilizar plataformas como o Behance, Cargo Collective, WIX ou Dribbble.

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Procurar emprego na internet também é um trabalho

Como encontrar emprego pela internet? Antes de mais, importa perceber que online encontra mil e uma possibilidades de emprego. Mas para conseguir ter resultados, ou seja, para obter respostas e alcançar aquela oportunidade de trabalho que tanto deseja, precisa de despender tempo e esforço.

Faça um plano com objetivos e estabeleça uma rotina diária (seis horas de trabalho, por exemplo). Prepare tudo o que precisa com tempo e cuidado, responda a anúncios e aposte nas candidaturas espontâneas.

Aproveite, ainda, para aumentar e melhorar conhecimentos e competências, de modo a enriquecer o seu CV e preparar-se para dar a melhor resposta a novos desafios. Seja persistente e paciente.

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Procure emprego em várias plataformas

Existem várias plataformas onde pode pesquisar emprego na internet. Pode registar-se, anexar o CV (que deve manter atualizado) e passa a receber notificações de novas publicações de ofertas na sua área de interesse e localização.

Quanto mais plataformas consultar, mais possibilidades tem de encontrar emprego.

Há várias plataformas de recrutamento, público e privado, onde pode e deve aceder regularmente, nomeadamente:

 

Tome Nota:

Existem, ainda, muitas empresas que disponibilizam uma área de recrutamento - com vagas e possibilidade de envio de candidatura espontânea - no próprio website. Se for o caso, use esses meios.

 

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Como tirar partido do LinkedIn?

Atualmente, o LinkedIn conta com mais de 750 milhões de utilizadores em todo o mundo, segundo os dados da empresa. Esta conhecida rede social profissional assume um papel muito relevante no que respeita à construção de uma carreira sólida e reconhecida, assim como no ingresso ou regresso ao mercado de trabalho. Diariamente, centenas de empresas procuram novos candidatos no LinkedIn. Uma realidade que se acentuou significativamente neste contexto de pandemia e teletrabalho.

Através do LinkedIn consegue divulgar o seu CV, estabelecer contactos com outros profissionais e empresas (networking) e receber recomendações (em determinadas áreas ou competências) da sua rede de contactos. Pode ainda candidatar-se a vagas de trabalho, escrever artigos, partilhar conteúdos ou simplesmente mostrar o seu portefólio com recurso a documentos, fotografias, apresentações e vídeos.

Para tirar o melhor partido desta rede social e obter a atenção de empresas da sua área de interesse, deve considerar alguns aspetos:

  • Disponibilizar toda a informação relevante relativa à sua experiência e educação: estes são os principais pilares do seu perfil. Quanto mais informação, melhor.
  • Justificar a sua experiência: ou seja, explicar exatamente que tarefas desempenhou em cada função. Esta informação é muito importante para um potencial empregador.
  • Adicionarcontactos relacionados com a área de trabalho: não só ajuda a expandir a sua rede de contactos, como permite que outros profissionais acedam ao seu perfil.
  • Garantir publicações relacionadas com os seus interesses e percurso profissional: podem ser artigos da sua autoria, projetos, atividades ou partilhas de conteúdos. O importante é aumentar a sua visibilidade e construir a sua “marca pessoal”.
  • Usar #hashtags: estas “etiquetas” servem para categorizar os conteúdos por tópicos, o que permite que o algoritmo da rede social os encontre quando se pesquisa por aquele termo ou expressão (por exemplo, #marketing). Ao integrar as suas competências no seu perfil em formato de hashtags, torna-se mais fácil que as empresas cheguem até si. Pode também incluí-las nas suas publicações.
  • Fazer formação no LinkedIn Learning: integrada na própria rede social, é uma plataforma de aprendizagem que conta com centenas de cursos online, adequados às necessidades atuais do mercado.

 

Criar um perfil no LinkedIn é simples e é uma ferramenta essencial para encontrar emprego pela Internet.

Como criar um perfil no LinkedIn?

Para criar um perfil no LinkedIn entre na página e clique em Cadastre-se agora. Insira o seu nome, email e defina uma password. Conclua as etapas solicitadas. Criado o perfil, insira uma foto (profissional) e o título (use palavras-chave da sua área profissional ou de estudo). Na secção Sobre preencha o resumo, ou a apresentação, onde deve destacar as suas principais experiências e objetivos. Dê especial atenção a outras secções como:

  • experiência profissional (baseada no CV);
  • formação académica;
  • competências (a partir destas, pode pedir recomendações a colegas e amigos que estejam nesta rede social, as quais vão dar-lhe maior credibilidade);

Toda a informação é importante para despertar o interesse de quem aceda ao seu perfil. Em caso de dúvida, visite os perfis de pessoas que trabalhem na mesma área e inspire-se.

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Prepare-se para a entrevista (presencial ou online)

Num contexto onde todo o processo de recrutamento pode ser feito através da internet, há que pensar no que fazer quando for contactado para a entrevista.

O seu perfil até pode ter chamado a atenção de uma empresa que está a contratar, mas lembre-se que é a entrevista que vai determinar se passa ou não à próxima fase. E a primeira impressão é muito importante.

Considere todas as perguntas que lhe podem fazer e as respostas que deve dar e não se esqueça de pesquisar tudo o que puder sobre a empresa.

Seja presencialmente ou à distância, através de plataformas de videoconferência como o Zoom, o Skype ou o Microsoft Teams, por exemplo, é fundamental que se prepare o melhor possível para o momento da entrevista. Isso inclui, também, o cuidado com a aparência, mesmo que não tenha de sair de casa.

Se não está habituado a utilizar plataformas de videoconferência, instale uma que os seus amigos ou familiares utilizem e teste as suas funcionalidades. No momento de marcar entrevista com uma empresa, pergunte qual a plataforma utilizada e experimente-a com antecedência. Certifique-se ainda de que a ligação à internet está a funcionar corretamente.

Saiba mais detalhes sobre como preparar-se para uma entrevista online neste artigo do Saldo Positivo.

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