aceder à Segurança Social

Segurança Social: saiba como agendar o seu atendimento

Proteção

Evite as filas de que falam as notícias, agende o atendimento. O sistema Sigä permite aceder à Segurança Social mas não só… 23-09-2021

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Com o regresso gradual à normalidade, agendar a sua marcação na Segurança Social é uma excelente forma de evitar filas. Veja como.

Desde 1 de setembro que é possível recorrer ao atendimento presencial sem marcação prévia nos balcões da Segurança Social, incluindo nos serviços integrados nas Lojas de Cidadão.

O atendimento sem marcação está disponível para assuntos relacionados com Tesouraria, Entrega de documentos e Pedido de declarações. Contudo, está sujeito ao número de senhas disponíveis por dia, que é limitado pelas marcações existentes.

Por isso, e para evitar passar horas em filas de espera, saiba que pode continuar a agendar a sua marcação na Segurança Social através do Portal Sigä, que serve várias outras áreas de atendimento na função pública, ou por telefone. Explicamos-lhe como.

Leia também:

 

Em que consiste o Sigä?

O sigä é um sistema de informação para gestão do atendimento em serviços públicos, que permite aos cidadãos agendar um atendimento (presencial, por videochamada ou por telefone), consultar e alterar marcações, tirar senhas antes da deslocação até ao serviço de atendimento e consultar os tempos de espera.

Leia também:

 

Como funciona?

Através do Portal de Marcação de Atendimento, pode fazer uma marcação, mas também gerir os atendimentos que efetuou ou que tem agendados. Pode igualmente proceder à alteração da data ou local de atendimento, bem como ao cancelamento da marcação.

Através da aplicação sigaApp (disponível para download na Play Store e na App Store) também é possível retirar uma senha de atendimento no smartphone antes de se dirigir a um balcão.

Na opção Retirar Senha pode fazer a pesquisa por distrito ou por proximidade e escolher o serviço e o assunto que quer tratar. Através da aplicação pode saber o número de pessoas em espera e a estimativa de tempo para o atendimento.

Tal como no portal, também é possível marcar um atendimento através da app.

Utilize os canais digitais dos Serviços Públicos e evite filas de espera

Além de acentuar a necessidade de agendamento prévio para o atendimento presencial e evitar aglomeração de pessoas aos balcões, a COVID-19 reforçou a importância do acesso aos serviços da Administração Pública através de canais digitais. Serviços como a Autoridade Tributária, a Segurança Social ou o Instituto de Mobilidade e Transportes já permitem resolver muitos assuntos sem atendimento presencial. Através do portal ePortugal pode pesquisar o serviço público que pretende e ali confirmar se já está disponível online.

Leia também:

 

Como fazer uma marcação na Segurança Social através do siga?

Para aceder ao sigä vá ao Portal de Marcação de Atendimento ou à App sigä e selecione a opção Marcar Atendimento.

Escolha a entidade a que pretende aceder e faça login com os dados de acesso à Segurança Social Direta (Número de Identificação da Segurança Social (NISS) e senha) ou recorrendo à Chave Móvel Digital.

Indique o tema, subtema, motivo e número de assuntos a tratar. Tenha em atenção que, para cada assunto, deve fazer uma marcação. Ou seja, se vai tratar de dois assuntos distintos, tem de fazer duas marcações. Escolha também o tipo de atendimento que pretende, presencial, por vídeo ou telefónico.

Se tiver de apresentar algum documento quando se dirigir ao balcão da Segurança Social, essa indicação vai então surgir-lhe no ecrã (depois de indicar o assunto e o motivo da marcação). Nesse momento, pode pedir para que esta lista de documentos lhe seja enviada para o email.

Leia também:

 

Escolha o local onde quer ser atendido (selecionando primeiro o distrito, depois a localidade e por fim o local de atendimento). De seguida, selecione o dia do atendimento de entre as datas e horários disponíveis.

Confirme se os seus dados pessoais estão corretos e guarde o código de marcação que lhe é mostrado na mensagem de confirmação. Vai precisar desse código para apresentar no serviço de atendimento.

Agendar por telefone a sua marcação na Segurança Social

Utilize os números da Linha Segurança Social: 210 545 400 ou 300 502 502, dias úteis das 9 às 18 horas. De acordo com assunto que pretende agendar, escolha uma das seguintes opções:

Opção 1 - COVID-19 – Medidas excecionais;
Opção 2 - Estatuto do Cuidador Informal;
Opção 3 - Subsídios e Prestações;
Opção 4 - Trabalhadores, Entidades Empregadoras, Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) e Regime Público de Capitalização;
Opção 5 - Pensões e complementos.

Quando telefonar, tenha à mão o NISS e o código de segurança para acesso ao atendimento telefónico da Segurança Social. Se ainda não tem este código, pode obtê-lo através da Segurança Social Direta, seguindo os passos: Perfil >> Contactos com a Segurança Social >>Código de acesso para atendimento telefónico.

Leia também: Subsídio de desemprego para trabalhadores independentes: como funciona

 

Que assuntos pode agendar no sigä para a Segurança Social?

Através do sigä pode agendar atendimentos para a resolução de assuntos relacionados com a ação social, Balcão de Inclusão, contribuições, COVID-19, cuidador informal, desemprego, doença, inscrição na Segurança Social, entre muito outros, de acordo com o menu de alternativas que a plataforma lhe oferece. Saiba mais sobre tudo o que pode fazer aqui.

Leia também:

Para que outros serviços públicos agendar um atendimento através do siga?

Até à data desta publicação, além de fazer uma marcação na Segurança Social, o sigä permite-lhe agendar um atendimento em sete serviços públicos. Nomeadamente, a Autoridade para as Condições de Trabalho, Centro Nacional de Pensões do Instituto da Segurança Social, Instituto da Mobilidade dos Transportes, Instituto do Emprego e Formação Profissional, Instituto da Segurança Social dos Açores, Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social e Rede Integrada de Apoio ao Cidadão.

Tome Nota:

Note que para evitar as filas nas repartições públicas, pode ainda recorrer ao agendamento prévio nos portais específicos de cada serviço público. Concretamente, para os serviços da Autoridade Tributária, através do portal das Finanças, e para os serviços do Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), em que o agendamento é igualmente garantido através do seu portal.

Leia também: