Tempo estimado de leitura: 7 minutos
Num tarifário Spot, o preço da eletricidade varia todos os meses. Explicamos-lhe em que consiste e quais os prós e contras.
Sabia que pode comprar eletricidade para a sua habitação quase ao mesmo preço que o seu fornecedor de luz atual? E que o preço que paga pode ser atualizado todos os meses? Isto é possível com a contratação de um Tarifário Spot no mercado doméstico.
Leia também:
- Como e porquê fazer a leitura da eletricidade?
- Em que consiste a tarifa social de Internet e quem tem direito?
O Tarifário Spot está indexado ao mercado grossista de eletricidade. Ou seja, está indexado aos preços praticados no fornecedor da península ibérica, o Operador do Mercado Ibérico de Eletricidade (OIME). Permitem por isso ao consumidor final pagar praticamente o mesmo preço que os operadores nacionais (ou nossos fornecedores mais diretos de energia) pagam ao comprar eletricidade.
Se num determinado mês o preço da eletricidade descer, no mês seguinte o consumidor vai pagar menos. Mas o inverso também é possível. Aprenda como poupar na conta da luz com estas tarifas e descubra quais os riscos e vantagens que lhe estão associados.
Leia também:
- Quer mudar de comercializador de eletricidade? Fique a par dos procedimentos
- Como obter a certificação energética para a sua casa
O que é um Tarifário Spot?
Nas ofertas tradicionais de fornecimento de eletricidade, o consumidor sabe que o preço da energia contratada vai ser sempre o mesmo ao longo de, pelo menos, 12 meses.
Isto porque o contrato prevê um preço fixo de energia por esse período de tempo, o que garante alguma previsibilidade ao consumidor - quer o custo da eletricidade baixe ou aumente.
Leia também:
- Saiba quanto vai pagar pela eletricidade que consumir em 2021
- Saiba ao pormenor quais as despesas que paga na fatura da água
Já um tarifário Spot funciona em moldes semelhantes aos de um crédito à habitação com taxa variável, em que sabemos que, a cada período de tempo contratado (3, 6 ou 12 meses), o valor da prestação vai alterar-se e refletir a evolução das taxas de juro no período imediatamente anterior.
Por estar indexado ao Mercado Ibérico de Eletricidade, o preço de energia das tarifas SPOT varia todos os meses, em função da evolução dos preços de eletricidade registada no mercado do OMIE no mês anterior.
Leia também:
Como posso saber o preço da eletricidade a pagar?
Aquilo que vai pagar pela eletricidade, resulta de uma fórmula que soma o preço da eletricidade no mercado OMIE, os custos obrigatórios para todos os fornecedores de eletricidade e ainda um pequeno lucro do fornecedor de energia, que terá um valor fixo.
O preço da luz vai assim variar mensalmente, refletindo os valores médios no Mercado Ibérico de Eletricidade ao longo do mês anterior.
Pode acompanhar a evolução dos preços de eletricidade ao longo de todos os dias do ano, através da página do OMIE.
Tome Nota:
Para ajudar a comparar os preços de todas as ofertas comerciais existentes no mercado (incluindo os Tarifários SPOT), a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) dispõe de um simulador online que permite avaliar qual a que melhor se adequa ao seu caso concreto.
Leia também:
- Quais são os apoios que existem para as famílias numerosas?
- Tarifa social de eletricidade: quem tem direito e quanto pode poupar
Quais as vantagens e desvantagens do mercado SPOT?
As ofertas indexadas ao OMIE têm uma atualização mensal do valor do kWh. E essa é uma das principais vantagens, dado que os efeitos da subida ou descida do preço da energia contratada refletem-se logo na fatura do mês seguinte.
Isto permite a um consumidor mais atento adotar medidas para regular os seus consumos de energia ou até, caso a subida seja muito elevada, mudar de imediato para outra oferta sem tarifa indexada, se isso for mais vantajoso.
Já num tarifário com preços fixos, só no final do período de 12 meses de contrato os preços vão repercutir as variações médias ao longo do último ano, o que significa que, num cenário de descida, a poupança só poderá ser sentida nessa altura.
Leia também:
- Carregar um carro elétrico em casa: que cuidados deve ter?
- Esteve ausente e as faturas da luz e água aumentaram? Como atuar?
E as desvantagens?
Por outro lado, um tarifário SPOT obriga a um acompanhamento contínuo da evolução do mercado de compra de energia elétrica, uma vez que não tem um preço fixo e estável.
A flutuação de preços pode ser-lhe vantajosa quando a tendência é de baixa mas, pode ter impacte menos benéfico se a tendência for de alta súbita. Há que acompanhar.
Outro aspeto a ter em atenção é que quando contrata este tipo tarifário, ou qualquer outro, deve verificar se existe período de fidelização, que normalmente é de 12 meses. Se houver, pode ter de pagar uma penalização em caso de rescisão antecipada. O que pode ser uma desvantagem se, num cenário de subida acentuada de preços, por exemplo, quiser mudar de fornecedor.
Leia também:
- Como aceder ao apoio do Estado para tornar a sua casa mais sustentável
- Produzir energia elétrica em casa: como, quando e porquê?
Como posso aceder a um tarifário SPOT?
Para poder aderir a um tarifário Spot pode recorrer, por exemplo, a empresas como a Audax, a Luzboa, a Luzgás ou a Nabaldi, quatro empresas que assumidamente apresentam aos consumidores propostas neste segmento. Deve contudo, atualizar esta informação na altura em que ponderar mudar.
A adesão, na maior parte dos casos, pode ser feita através do preenchimento de um formulário na própria página de internet da empresa ou descarregando o documento para o seu computador.
Ao fazer o envio do formulário de adesão é-lhe pedida uma cópia do cartão de cidadão e um comprovativo do IBAN, caso queira aderir ao débito direto. Poderá ter de enviar ainda uma cópia da última fatura de eletricidade.
Três dicas para poupar na conta da luz
- Um dos aspetos que influencia a conta da luz é a potência contratada. Verifique se a potência que contratou (encontra essa informação na fatura) é a adequada para as suas necessidades. Para saber qual a melhor potência para a sua habitação ou empresa, aceda ao simulador da ERSE.
- Analise quais os períodos de maior utilização dos eletrodomésticos que consomem mais energia (máquina de lavar roupa, de lavar louça ou ferro de engomar, entre outros), para estimar se a tarifa bi-horária será uma boa opção para si. Neste tipo de tarifa, a eletricidade é mais barata nas horas do período noturno e fins-de-semana.
- Faça simulações para os preços de energia, pelo menos, uma vez por ano. Como as ofertas comerciais no mercado liberalizado dependem, em parte, das tarifas de acesso às redes aprovadas anualmente pela ERSE, janeiro é o mês ideal para comparar ofertas e escolher um fornecedor de eletricidade que pratique preços mais baixos.
Leia também:
- Perdi o cartão de cidadão. O que fazer agora?
- Segurança online: como estar atento e evitar os perigos da internet
- Plano 21I23 Escola+: as medidas de recuperação das aprendizagens
- Vai emprestar o carro a um amigo? Saiba quais os cuidados a ter
- Como ensinar amigos e familiares a usar a internet?
- Injunção no arrendamento: o que é e quando pode ser usada
- Os principais deveres de quem está no desemprego
- Sabia que a banca vai avaliar o risco ambiental do crédito a conceder?
- Como ensinar amigos e familiares a usar a internet?