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Se quiser acompanhar o mercado e com isso incrementar os seus rácios na venda de produtos e serviços do seu negócio, então vale a pena acompanhar as cinco grandes tendências de marketing já para 2023.
A análise é da responsabilidade da iniciativa The Drum’s Globalization Deep Dive, levada cabo pela editora The Drum, uma plataforma digital sobre tendências de gestão e tecnologia.
Num mundo em permanente mudança é importante estar atento, ter capacidade de resposta e alta flexibilidade e alguma ousadia, ou seja capacidade de enfrentar o risco.
A The Drum aponta o mapa a seguir pelas escolhas do marketing e sobre as cinco principais tendências que marcam 2023.
À escala da sua realidade e do seu negócio também as pode ter em conta como referência para o trabalho e opções que tomar no curso do próximo ano. Bons negócios!
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1. Consumidores sem tempo para as marcas
De acordo com esta análise, os consumidores irão ter cada vez menos disponibilidade de tempo para acudir às marcas comerciais; às suas abordagens e propostas.
Há que ser criativo, relevante e sobretudo apresentar valor. Ganhar essa diferenciação será mais fácil com mensagens adaptadas e assertivas, por exemplo com plataformas digitais adequadas.
2. Valorização de marcas que apostem em boas causas e as defendam
Esta falta de disponibilidade dos consumidores para escutar as marcas tem uma exceção. As marcas com preocupações socias e com projetos de envolvimento com podem destacar-se no tempo de antena que o público lhes dedica.
Reconhece-se que cada vez mais cabe às empresas a partilha de responsabilidade em causas como por exemplo a da defesa do Ambiente. Daí, o apelo cada vez maior ao consumo responsável.
Mais, o que é verdadeiramente valorizado pelo consumidor não são apenas as boas intenções e planos, resultados e efetivo envolvimento são determinantes para a escolha dos consumidores.
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3. Os consumidores não confiam nas marcas comerciais
Os consumidores apresentam cada vez mais reservas em relação às marcam, não confiam na sua mensagem e revelam muita resistência às suas proposta de valor. Isto significa mais trabalho no envolvimento e na comunicação com os clientes.
Na opinião dos especialistas consultados para esta análise, o futuro das marcas globais depende do relacionamento que criarem com a sua comunidade no sentido de lhes facilitar a vida e criar mais conectividade.
4. Os consumidores tendem a confiar nos empregadores
Uma das tendências apontadas nesta análise é a de que os consumidores confiam nos empregadores.
Sobretudo, naqueles que levam em conta a perspetiva dos seus colaboradores que, com mais força e capacidade de intervenção, esperam que o rumo das empresas tenha em conta sua visão e perspetivas. Este clima de confiança pelos empregadores tende a ultrapassar aquela depositada nos governos, nas redes socais ou na publicidade.
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5. O fator preço será determinante por muito tempo
Com a tendência inflacionista a afirmar-se cada vez mais no horizonte, o critério preço será fundamental nas decisões de consumo. Como o impacto desta subida de preços é habitualmente sentida de modo diferenciado pelas várias camadas da sociedade, é importante que as marcas pautem a sua estratégia de modo mais abrangente e capaz de atrair estas múltiplas camadas da sociedade.
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