roaming

Acionar o serviço de roaming: as regras dentro e fora da Europa

Mobilidade

Antes de se sair do País de férias, acione o seu roaming esclareça-se sobre as regras que se aplicam dentro e fora da europa. 09-08-2022

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Viajar ou trabalhar fora do seu País obriga a que possa contar com um serviço robusto de roaming. Ou seja, ter uma maneira de garantir as telecomunicações fora da sua habitual cobertura de rede.

Este serviço de telecomunicações em contexto de itinerância permite-lhe fazer exatamente o mesmo tipo de operações de quando está na sua zona habitual de utilização móvel. Sempre que daqui saí, assume-se que está usar o roaming.

Tome Nota:

Como ligar para Portugal a partir do estrangeiro?

Para telefonar para Portugal a partir de outro destino, deve registar 00 ou +, seguido do código 351 (internacional do nosso país), seguido do número fixo ou móvel.

Leia também:

 

Antes de partir como ativar?

Deve assegurá-lo junto da sua operadora ou através do telemóvel.

Pode ainda acontecer que este serviço esteja ativo por defeito. Se assim for, deve recolher toda a informação de preços e tarifários em vigor antes de sair do País, assim como informar-se sobre a maneira mais prática de o desativar.

No momento desta ativação, pode optar por ativar apenas o serviço de chamadas ou o serviço de dados. Em alternativa, pode ativar ambos os serviços.

O que é o roamig?

Trata-se de um serviço de telecomunicações que lhe permite aceder às mesmas operações, a que procede no seu País, noutros destinos que visite de modo intermitente. Inclui todos os serviços de telecomunicações ou seja, realização, receção de chamadas, SMS ou conexão à internet (roaming de dados). Uma vez fora da área de cobertura nacional, deve ser ativado.

Leia também:

 

Quais as regras de uso?

Nalguns países do Espaço Económico Europeu (por exemplo, Noruega, Islândia e Liechtenstein Caraíbas Francesas ou Gibraltar) e nos países da União Europeia, o roaming é um serviço sem cobrança de taxas associadas, ou seja é gratuito.

A regra roam like at home (ver caixa de texto sobre regulamento do roaming), em vigor desde 2017, é que tanto dados móveis, como chamadas e sms sejam cobradas ao mesmo preço que no pais de origem. Deve confirmar antecipadamente se existem limites ao usufruto desta regra que possam penalizá-lo depois de ultrapassados.

Fora deste contexto deve ter em conta, todas as condições de tarifário local que deve conhecer antes da partida. Note que, mesmo em países europeus como Mónaco ou Suiça, que não integram a União Europeia, a regra de isenção de custos é diferente

Tome Nota:
Consultar o voice mail pode não ser gratuito como acontece em Portugal. Se falarmos de um uso no Espaço Económico Europeu, há lugar ao pagamento de uma chamada para outras redes nacionais.

Aprovado novo regulamento

De acordo com o Regulamento do Roaming, em vigor desde início de julho, o regime de roam like at home manter-se-á por mais dez anos. Apresenta ainda “novas medidas para que os consumidores acedam a serviços de itinerância com a mesma qualidade que usufruem no país de origem”. Introduzem-se também medidas para “melhorar a informação aos utilizadores sobre encargos inadvertidos com serviços de valor acrescentado em roaming e de comunicações em redes móveis públicas não terrestres, como aeronaves e embarcações marítimas. Os consumidores terão ainda direito a acesso gratuito e melhorado a comunicações de emergência.”

Leia também:

 

Como evitar os custos-surpresa?

Existem alguns cuidados que podem evitar-lhe surpresas desagradáveis e isso passa por um conjunto de boas práticas antes e no curso da viagem.

Desde logo, confirme com a sua operadora como pode ir fazendo o controlo do consumo de dados e chamadas sempre que estiver fora do País.Esclareça-se sobre taxas e potenciais custos adicionais que lhe possam ser cobrados.

È igualmente importante desativar as atualizações automáticas e evitar downloads fora das redes wi-fi gratuitas. Tudo isto lhe pode pesar no consumo de dados.
Caso tenha interesse em aplicações que o ajudem durante a sua viagem, descarregue-as antes de embarcar.

Leia também:Privacidade na Internet: saiba como se proteger

Por último, tenha atenção às mensagens MMS. Serão pagas à parte. O mesmo acontece com as chamadas de valor acrescentado.

Tome Nota:
As chamadas que receber serão taxadas consoante as tarifas do país onde esteja. A exceção está no Espaço Económico Europeu.

Antes de partir…

  1. Confirme se a opção Dados em Roaming está ativada nas definições do telemóvel;
  2. Descubra como pode carregar o saldo do telemóvel para onde se deslocar;
  3. Nas definições do telemóvel, opte por desativar a seleção automática da rede; È que o seu telemóvel pode assumir uma taxação penalizadora assim que se aproxime de uma zona fronteiriça.

Leia também: