Selo Clean & Safe

Tem um projeto de turismo? Saiba como garantir o selo Clean & Safe.

Negócios

O selo Clean & Safe distingue as organizações de turismo que cumprem as normas da DGS. Conheça os benefícios e saiba como obtê-lo. 13-06-2020

O Turismo de Portugal criou o selo Clean & Safe para reconhecer as empresas do setor do turismo que cumprem as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) no que diz respeito à prevenção do contágio pelo novo coronavírus.

Se por um lado visa "educar" o setor para as regras sanitárias a adotar, por outro, pretende apoiar a retoma da atividade económica num setor que, em 2019, foi responsável por 8,7% do  PIB e 19,7% das exportações totais do país.

O selo funciona como uma garantia, validada oficialmente, de que estas empresas, sejam elas unidades hoteleiras, restaurantes, campos de golfe, alojamentos locais, agências de animação turística, de rent-a-car, entre outras, estão aptas para voltar a receber os seus clientes em condições de segurança, dado que estão em conformidade com os requisitos de higiene e limpeza para prevenção e controlo da Covid-19 e de outras eventuais infeções.

A iniciativa é dinamizada em articulação com a Confederação do Turismo de Portugal, com a Agência para a Modernização Administrativa, a Direção Geral das Atividades Económicas, o Instituto de Mobilidade e Transportes e a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.

 

Leia Também:  Digitalização para as PME: transforme o seu negócio

 

Procedimentos para obter o selo Clean & Safe

Para obter o selo Clean & Safe todas as empresas do setor do turismo devem, antes de mais, elaborar um protocolo interno que, em função do perfil da sua atividade e dos requisitos exigidos pelo Turismo de Portugal, dê conta das medidas de higienização e segurança a tomar para evitar a propagação do vírus.

Depois disso, devem aceder às plataformas digitais do Turismo de Portugal – Registo Nacional dos Empreendimentos Turísticos (RNET), Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística (RNAAT) e Registo Nacional dos Agentes de Viagens e Turismo (RNAVT) – e submeter a sua Declaração de Compromisso.

Se a submissão for aprovada, as empresas podem exibir o selo Clean & Safe quer nas suas instalações, quer nas suas plataformas digitais. Importa ainda referir que estas empresas estarão sujeitas a auditorias aleatórias, realizadas pelo Turismo de Portugal e outras entidades competentes.

 

Onde registar o pedido?

Alojamento Local, Estabelecimentos de Restauração e Bebidas, Áreas de Serviço de Autocaravanas (ASAs) e Rent-a-car devem fazer o seu pedido em:

 

  1. Balcão Empreendedor: Alojamento Local e Estabelecimentos de Restauração e Bebidas.
  2. Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal: Áreas de Serviço de Autocaravanas.
  3. Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor: Rent-a-car.

 

Leia Também:Covid-19: novas medidas de apoio às empresas 

 

Quais são os requisitos exigidos pelo Turismo de Portugal?

Os requisitos para obter o selo Clean & Safe diferem por tipologia de estabelecimento e atividade turística, ou seja, existem critérios específicos para cada tipo de atividade turística:

 

  1. Empreendimentos turísticos
  2. Animação Turística com instalações físicas
  3. Animação Turística sem instalações físicas
  4. Agências de Viagens e Turismo com instalações físicas
  5. Agências de Viagens e Turismo sem instalações físicas

 

Pode obter informações ao detalhe na página doTurismo de Portugal.

 

Leia Também: O Compromisso Pagamento Pontual é vital

 

Quanto custa o selo Clean & Safe?

O selo Clean & Safe é gratuito, tem validade de um ano e é opcional.

 

Quais os benefícios e os impactes nos negócios?

Em entrevista à SIC Notícias, o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, argumenta que “é preciso estimular nos consumidores, tanto nacionais como estrangeiros, a confiança em visitar e fazer férias, seja de fim de semana, seja de uma semana, sejam férias grandes. Para o presidente do Turismo de Portugal, no entanto, o medo ainda pode ser um dos principais obstáculos para o turismo durante este verão.

Por isso, iniciativas como a criação do selo Clean & Safe são medidas fundamentais para transmitir a mensagem de que é seguro viajar em Portugal. Segundo Luís Araújo, “já são mais de 14 mil empresas que declaram que cumprem com regras sanitárias de higiene e segurança para receber os hóspedes e isso é importante tanto a nível nacional como estrangeiro”.

Estando o setor do turismo fragilizado devido à pandemia, o selo Clean & Safe pode ser um fator importante para recuperar a confiança dos seus clientes, uma vez que transmite uma mensagem de segurança e de respeito para com as regras sanitárias recomendadas pelas autoridades de saúde.

Por essa razão, os estabelecimentos ou empresas que apresentem este selo podem ter uma vantagem relevante em relação àqueles que não tenham esta garantia, sobretudo num momento em que grande parte da população já começa a pensar nas férias de verão.

 

Leia Também:Eficiência fiscal nas empresas: como começar

 

Selo Clean & Safe: programa de formação online

Desde 8 de maio, o Turismo de Portugal disponibiliza um programa de formação online sobre o selo Clean & Safe.

Trata-se de um programa destinado a empreendimentos turísticos, alojamento local, empresas de animação turística, agências de viagem, campos de golfe e guias intérpretes, com uma duração total de três a quatro horas, repartidas por duas sessões e com o limite de 250 participantes por ação.

O objetivo deste programa é não só auxiliar os participantes a elaborar o seu protocolo interno, mas também a promover o país como destino seguro.

A inscrição e o certificado neste programa de formação são gratuitos.

No site da Associação da Hotelaria, Restaurantes e Similares de Portugal – AHRESP, é possível obter mais orientações e medidas para a implementação de boas práticas para o setor.

 

Leia Também: