Tempo estimado de leitura: 5 minutos
A facilidade de acesso aos autotestes, adquiridos em farmácias ou supermercados e a preços bastante mais reduzidos do que as restantes tipologias de testagem à Covid-19, tornou os autotestes um dos principais meios de despiste à doença.
Muitos casos positivos, contudo, continuam fora do sistema de contagem de casos porque nunca são registados nas plataformas oficiais. Daí que além destes casos nunca contarem para as estatísticas, existe ainda o risco destas pessoas ficarem sem o acompanhamento clinico de que possam vir a precisar.
Para o evitar, é sempre importante que possa registar o seu caso positivo em qualquer dos canais disponíveis. Ou seja, pela Linha SNS24 (em 808 24 24 24) ou então no portal SNS – nomeadamente na plataforma que o SNS criou para o efeito.
Tome Nota:
Os casos positivos devem sempre ter a cautela de se registar. A plataforma online permite-lhe este registo de modo rápido e cómodo mas, não o deve fazer esquecer o contacto para a Linha Saude24 (808 24 24 24). Caso não o faça, pode receber um sms de alerta.
Leia também:
O que aconselham as autoridades?
Os testes levados a cabo em farmácias ou laboratórios ficam imediatamente registados no Sistema nacional de monitorização da Covid-19. Ora isso não acontece nem é possível depois de um autoteste.
Ou seja, os utentes com resultado positivo num autoteste devem ter o cuidado de proceder ao seu próprio registo. As autoridades aconselham que os resultados positivos ou inconclusivos (conforme a tabela de classificação no autoteste) devem ser notificados nos canais para este efeito.
Este procedimento permite-lhes receber o acompanhamento adequado. Desde logo, com a possibilidade de confirmar ou não o resultado inicial através de um PCR ou com um teste rápido de antigénio (TRAg) numa farmácia. É ainda importante que, em caso de agravamento da doença, estes utentes estejam já assinalados pelas autoridades.
Muito importante ainda, é que sem esta sinalização, é difícil obter o atestado de isolamento obrigatório para justificar o período de ausência na entidade laboral ou um documento de alta clínica.
Leia também:
- Como explicar o coronavírus às crianças: um guia para pais
- Cartão europeu de seguro de doença: como obter?
- Serviços públicos online: saiba o que pode fazer sem sair de casa
De que modo deve proceder?
- Se o resultado do autoteste for positivo, sem ter tido qualquer contacto de risco, deve confirmá-lo com um PCR ou com um teste rápido em farmácia. Pode obtê-lo através de uma receita junto da Linha SNS24. Se nessas circunstâncias, o resultado vier confirmado, o seu caso é imediatamente notificado no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SInlavlab);
- Caso o resultado positivo surja na sequência de um contacto de risco, é muito provável confirmar-se a sua positividade. Contate a Linha SNS24 e receberá as orientações de como proceder;
- Caso não consiga garantir este contacto, é importante que avance com um registo no portal do Serviço Nacional de Saúde, onde após preenchimento de formulário online, fica como o seu caso cadastrado. Mesmo assim, e se não o tiver já garantido, é natural que receba uma SMS recordando-lhe a conveniência de um contacto mais um vez para a Linha SNS24.
O portal funciona sempre como mais uma forma de o sistema nacional de vigilância ir apurando o número de casos de Covid-19, sendo que a Linha SNS24 será sempre o veículo ideal para acompanhamento clínico mais direto.
Leia também:
- Enfrentar a crise: Como agir em vez de reagir?
- Estagflação: saiba o que significa e até que ponto o risco é real
- Já ouviu falar em metaverso? Conheça a próxima evolução da internet
- Ser fiador: o que implica e quais os cuidados a ter
- Como encontrar emprego depois dos 50 anos?
- Herdar dívidas: sabe como agir se lhe acontecer?
- Complemento por dependência: sabe o que é e como ter acesso?
- Regras para transporte de crianças: sabe quais são?