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Serviços públicos online: saiba o que pode fazer sem sair de casa

Formação e Tecnologia

Usar os serviços públicos online evita deslocações e tempo perdido em filas. Veja tudo o que pode fazer sem sair de casa. 25-09-2025
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Tempo estimado de leitura: 5 minutos

 

A possibilidade crescente de realizar serviços públicos online ajuda a simplificar, cada vez mais, o dia a dia dos cidadãos e das empresas. Através do portal gov.pt é possível aceder a uma vasta opção de serviços, desde a renovação do Cartão de Cidadão até à obtenção de certidões ou de registos empresariais.

Com soluções novas, como a assistente virtual e a aplicação móvel gov.pt, a digitalização da Administração Pública está a tornar os processos mais acessíveis, rápidos e eficientes. Saiba como tirar partido destas facilidades sem sair de casa.

 

Acesso aos serviços públicos em Portugal

A Administração Pública disponibiliza diversos serviços destinados às pessoas, às empresas e às entidades coletivas (como associações e fundações), através de canais online.

Para os casos em que ainda não é possível executar os serviços online, tem vindo a ser garantido que toda a informação relevante sobre como e onde realizar esses procedimentos está disponível na internet.

O portal gov.pt pretende ser um ponto de encontro centralizado que reúne informações sobre milhares de serviços prestados por entidades públicas, incluindo pedidos ou renovações de documentos, emissão de certidões, pedido de subsídios e licenças, criação de empresas, registo de patentes, entre muitos outros.

 

Gov.pt: uma porta de entrada para os serviços do Estado

Em setembro de 2024, o Governo lançou a marca gov.pt com o objetivo de uniformizar os canais de atendimento dos serviços públicos e de simplificar a interação entre cidadãos, empresas e o Estado.

Atualmente, existem mais de 300 sites oficiais, o que pode obrigar a recorrer a múltiplas plataformas para resolver um único problema. Com o novo portal, procura-se centralizar esses serviços num único sítio.

 

Assistente virtual

O portal gov.pt tem uma nova assistente virtual, com base em inteligência artificial capaz de comunicar em 12 idiomas e de fornecer informações sobre os mais de 2300 serviços públicos disponíveis na plataforma.

Através de um ícone localizado no canto inferior direito do portal, os utilizadores podem interagir com a assistente para obter esclarecimentos e utilizar texto escrito ou voz. A experiência é enriquecida pela possibilidade de conversar em formato de chat ou através de um avatar animado com uma abordagem mais imersiva e inovadora.

Estão previstas novas funcionalidades, como o acesso direto a serviços, o acompanhamento de processos e a marcação de atendimento nos serviços públicos, tudo mediado pela própria assistente.

 

Serviço de atendimento telefónico: Linha Cidadão

O serviço de atendimento telefónico, atualmente apenas em português, será alargado a outras línguas para facilitar o acesso a estrangeiros residentes ou visitantes.

 

Serviço de apoio por videochamada

A Linha Cidadão oferece suporte por videochamada para auxiliar no processo de realização de diversos serviços disponíveis no portal.

Se precisar de ajuda para executar algum serviço online, pode agendar uma videoconferência para esclarecer dúvidas e acompanhar o procedimento. Para marcar o atendimento, deve aceder à página do serviço e clicar no botão Apoio (no lado direito da página). Depois de preencher o formulário de agendamento, recebe um email de confirmação com os detalhes da marcação.

Pode conhecer antecipadamente os serviços abrangidos pela videochamada.

 

Tome Nota:
Quem tem dificuldades em realizar operações digitais, tem disponíveis os Espaços Cidadão, onde os utilizadores são apoiados por mediadores. Atualmente, existem cerca de 900 em funcionamento, com previsão de chegar aos 1143 no segundo semestre de 2026.

 

Agendar online atendimento num balcão presencial ou tirar senha digital
A plataforma SIGA permite agendar online um serviço num balcão de atendimento ao público das seguintes entidades:

  • Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT);
  • Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT);
  • Instituto da Segurança Social (ISS);
  • Instituto da Segurança Social - Centro Nacional de Pensões (ISS - CNP);
  • Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS);
  • Instituto de Segurança Social dos Açores (ISSA);
  • Instituto de Segurança Social da Madeira (ISSM);
  • Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP);
  • Instituto dos Registos e do Notariado (IRN);
  • Rede Integrada de Apoio ao Cidadão dos Açores (RIAC);
  • Câmara Municipal de Lisboa;
  • Câmara Municipal de Cascais.

Se precisar de ir a uma Loja de Cidadão, pode tirar uma senha digital para atendimento nos balcões da Loja, antes de se dirigir ao local. Saiba mais aqui

 

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