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Marcar consultas e pedir receitas no SNS: como proceder?

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Saiba todos os passos para marcar, remarcar e cancelar uma consulta no SNS online e pedir uma receita sem sair de casa 26-11-2024

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Marcar uma consulta no Serviço Nacional de Saúde (SNS) é uma tarefa que, graças à digitalização dos serviços de saúde, se tornou cada vez mais simples e rápida.

Explicamos como pode marcar consultas no SNS online ou pedir a emissão de receitas, trazendo todas as informações essenciais para um acesso fácil aos cuidados de saúde.

 

Como marcar uma consulta online no meu Centro de Saúde?

Atualmente, pode marcar uma consulta no seu Centro de Saúde, de forma digital, através do Portal SNS 24. Este serviço do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anteriormente conhecido por Linha de Saúde 24 permite que os utentes marquem consultas de forma simples e rápida, sem necessidade de se deslocar ao centro de saúde.

 

Marcar consultas online: cuidados e dicas

  • Se ainda não tem a Chave Móvel Digital ativada, considere fazê-lo, para facilitar o acesso a diversos serviços públicos, incluindo a marcação de consultas no SNS;
  • A marcação de consultas pode ter uma maior procura em determinados períodos, como o inverno. Tente marcar a sua consulta com alguma antecedência para garantir um horário conveniente;
  • Mantenha-se atualizado sobre as suas consultas e exames, consultando regularmente a área pessoal do portal SNS 24.

 

 

Eis os passos a dar:

1. Aceda ao Portal SNS 24.
2. Clique em Serviços e escolha a opção Marcação de Consultas.
3. Clique em Pedir Marcação de Consulta (que aparece no lado esquerdo do ecrã).
4. Se ainda não está registado no portal, terá de se registar. Se já está, autentique-se utilizando uma das seguintes alternativas:

5. Na opção Tipo de consulta, selecione que tipo de consulta pretende agendar.
6. Selecione o horário pretendido e confirme a marcação. Vai receber a confirmação da marcação por mensagem (SMS) ou email.

 

Tome Nota:
A marcação de consultas ou de teleconsultas por iniciativa do utente só deve ocorrer quando não existe uma doença aguda. Ou seja, no caso de necessidade de atendimento imediato deve recorrer a um serviço de urgências.

 

Que tipo de consultas posso marcar através do Portal SNS 24?

  • Consulta de saúde do adulto: consulta médica de cuidados de saúde primários para acudir de modo continuado a problemas de saúde das famílias;
  • Consulta de planeamento familiar: dá acesso a informações, métodos contracetivos e serviços de saúde que promovem uma sexualidade saudável. Só a primeira consulta pode ser agendada online ou por telefone. As seguintes são agendadas presencialmente;
  • Consulta de saúde materna: para acompanhamento da gravidez. Só a primeira consulta é marcada online ou por telefone. São fornecidas informações sobre alimentação adequada, preparação para a amamentação, saúde oral, entre outras questões como exames regulares para avaliar a saúde da mãe e do bebé;
  • Consulta de saúde infantil: acompanha o desenvolvimento da criança, com orientação sobre crescimento, vacinas, hábitos alimentares e atividades físicas ou culturais. A primeira consulta pode ser marcada online ou por telefone, ao contrário das restantes.
  • Consulta de recurso ou reforço: está disponível para qualquer utente médico de família atribuído;
  • Teleconsulta – saúde adulto: consulta à distância em que o profissional de saúde avalia a situação clínica do utente e faz o planeamento dos cuidados.

 

 

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Marcar consultas para outras pessoas

Além de consultas para si, pode também agendar consultas para outra pessoa, seja familiar ou não. Para isso, deve:

  • Selecionar a opção Consultas para outros;
  • Indicar o número de utente, nome e data de nascimento da pessoa para a qual pretende marcar a consulta;
  • Clicar em Entrar e seguir os passos indicados.

 

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
Aceder a cuidados de saúde especializados, ou não, é uma prioridade que pode fazer a diferença na sua qualidade de vida. Existem soluções para cada caso e deve esclarecer-se sobre as que respondem melhor às suas necessidades específicas. Saiba Mais Aqui.  

 

Marcar consultas de especialidade e teleconsultas

Além das consultas de medicina geral e familiar, é possível marcar consultas de especialidade, embora estes agendamentos estejam sujeitos a encaminhamento por um médico de família. Em muitos casos, o agendamento é feito diretamente pelo médico assistente depois do diagnóstico de uma necessidade específica.

A teleconsulta tem-se tornado uma opção mais comum (embora aplicáveis conforme disponibilidades locais) e permite uma consulta médica sem sair de casa. A marcação é feita através dos mesmos canais utilizados para as consultas presenciais.

 

App SNS 24
A App SNS 24 é uma aplicação móvel gratuita para acesso a diversos serviços digitais do SNS. Permite consultar e gerir a informação de saúde, como receitas, vacinas e testes de diagnóstico, assim como agendar consultas e aceder a teleconsultas. A App facilita o acesso a documentos e certificados digitais de saúde, promovendo um acesso mais prático e rápido aos cuidados de saúde e à gestão do processo de saúde dos utentes. Saiba mais no Portal SNS 24.

 

Marcar consultas por telefone

A marcação de consultas no SNS também pode ser feita por telefone, uma alternativa especialmente útil para quem não tem acesso à internet ou prefere o contacto direto:
1. Ligue para o SNS 24, através do número 808 24 24 24. Esta linha está disponível 24 horas por dia e permite não só a marcação de consultas, mas também esclarecimentos sobre outros serviços de saúde;
2. Tenha à mão o seu número de utente e os seus dados pessoais, para facilitar o processo de agendamento;
3. O assistente vai ajudar a marcar a consulta no centro de saúde da sua área de residência.

 

Não está inscrito num Centro de Saúde?
Para se inscrever deve apresentar o Cartão de Cidadão ou outro documento de identificação, comprovativo de residência e, se aplicável, o número de utente. A inscrição é feita no balcão do centro de saúde da área de residência ou através do portal do SNS 24 (deve possuir Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão com leitor). Para informação adicional, consulte o portal de serviços públicos.

 

Como pedir uma receita médica através do Portal do SNS?

A prescrição de medicação habitual pode ser pedida online, através do portal SNS 24. Trata-se de um canal a que pode recorrer para renovar medicação que exija toma continuada. Eis os passos a seguir: 
1. Aceda ao Portal SNS 24;
2. Autentique-se com a Chave Móvel Digital; o Cartão de Cidadão ou o seu número de utente. Se ainda não está registado no Portal, terá de se registar;
3. Aceda à sua área pessoal;
4. No menu, selecione a opção de Renovação de Medicação;
5. Preencha os dados incluindo informações sobre os medicamentos que precisa;
6. Envie o pedido para o seu médico de família ou médico assistente.

Aguarde a confirmação da renovação, disponibilizada no portal e enviada para o seu email.

 

Tome Nota:
A receita eletrónica é válida por 30 dias a contar da data da emissão. Já a medicação habitual, quando passada em receita renovável, tem 6 meses de validade

 

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A informação deste artigo não constitui qualquer recomendação, nem dispensa a consulta necessária de entidades oficiais e legais.