Para autenticar-se no Portal das Finanças, tem de inserir o número de contribuinte e a respetiva password. Sem a senha de acesso não tem como entrar na sua área privada.
As senhas atribuídas pela Autoridade Tributária (AT) são de maior complexidade para maiores níveis de segurança. Pode, contudo, sempre escolher uma alternativa de mais fácil memorização. A sua alteração é imediata. Já se se tratar de uma recuperação de senha, por esquecimento ou perda, pode demorar mais tempo. Explicamos tudo de seguida.
Recuperar a senha passo a passo
Quer aceder à sua área privada no portal das Finanças e não se lembra da password? A solução é recuperar a senha de acesso.
Pode fazê-lo diretamente no site das Finanças e a rapidez com que o processo é concluído depende se tem, ou não, os seus contactos associados. Em caso afirmativo, a recuperação é imediata. Se não tiver os contactos fiabilizados tem de esperar cerca de cinco dias úteis.
Tome Nota:
A fiabilização de contactos permite a confirmação do seu email e do seu número de telemóvel no Portal das Finanças. Pode fiabilizar apenas um ou ambos, mas para recuperar ou alterar a sua senha de acesso, de forma segura e imediata, deve ter o seu telemóvel fiabilizado. Para fiabilizar os seus contactos aceda ao portal da AT e na área de pesquisa, aceda a dados de contacto. Ali, registará email e telemóvel e aguardará envio de código para confirmação. Concluido o processo, surgirá o estado fiabilizado.
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Para recuperar a sua senha de acesso, siga os seguintes passos:
- Passo 1: Entre no portal das Finanças, na página recuperar senha (pode aceder diretamente aqui). Se preferir, escreva na barra de pesquisa (onde está o símbolo da lupa) recuperar senha ou clique em iniciar sessão> recuperar Senha;
- Passo 2: Caso se lembre da pergunta e a resposta de segurança que escolheu quando fez o registo no Portal das Finanças, clique em recuperar senha;
- Passo 3: Se tiver o seu telemóvel fiabilizado, pode recuperar a sua senha por: Código SMS -só tem de inserir o número de telefone. São indicados os 3 últimos dígitos desse número que terá de completar. Depois, clique em recuperar senha para receber uma mensagem no seu telemóvel com um código de confirmação. Tem cinco minutos para inserir esse número e clicar em alterar. A partir deste momento, pode introduzir a nova senha de acesso. Assim que clicar em alterar a password anterior é anulada e passa a vigorar a nova;
- Passo 4: Se não tivero seutelemóvel fiabilizado, tem de responder à pergunta de segurança e esperar cerca de cinco dias úteis pela chegada da carta com o novo código ao seu domicílio fiscal. Assim que escolhe esta opção, a password anterior é anulada e substituída por outra que é enviada, em cinco dias úteis, para a sua morada fiscal;
- Passo 5: Existem outras opções. Caso não saiba a pergunta e a resposta de segurança que escolheu quando fez o registo no portal das Finanças, mas sabe qual o email registado no portal das Finanças, tem de enviar uma mensagem desse mesmo endereço eletrónico para portal-senhas@at.gov.pt com os seguintes dados:
- Assunto do email: Cancelamento de senha NIF;
- Corpo do email: NIF, nome completo e domicílio fisca
Depois de receber o email que confirma o cancelamento da senha, pode fazer um novo registo no Portal das Finanças. A nova senha é enviada por carta para a morada fiscal.
Se não se lembra da pergunta e da resposta de segurança e não tem ou não se lembra do email registado nas finanças:- Pode pedir a atualização do endereço eletrónico num balcão de atendimento das Finanças;
- Nas situações em que esteja em causa o cumprimento a tempo de uma obrigação tributária, deve enviar um email, a partir de qualquer endereço eletrónico, para portal-senhas@at.gov.pt, com os mesmos dados do ponto anterior. Além disso, deve ainda anexar cópia do documento de identificação e um pedido assinado a solicitar o cancelamento da senha de acesso;
- Depois de receber a confirmação por email de que a senha de acesso foi cancelada, deve fazer novo registo no portal da AT através da opção registar-se. A nova senha vai ser enviada pelo correio;
- Se a nova senha não chegar no prazo de seis dias úteis, desloque-se a um balcão das Finanças. Pode também telefonar para o Centro de Atendimento da Autoridade Tributária (217 206 707) para confirmar se a carta foi enviada.
Tome Nota:
É ainda possível recuperar a sua senha de acesso com o cartão de cidadão, desde que tenha os respetivos códigos de autenticação, ou com chave móvel digital. Aceda ao Portal das Finanças, clique em escolher senha e siga as instruções.
As mudanças mais recentes
- Quem tiver que recuperar senhas deve seguir as novas regras de criação e registo de registo de passwords. As senhas antigas mantém-se sem alteração;
- Na primeira utilização, as senhas continuam a ser recebidas por via postal mas deve mudá-la logo no primeiro acesso ao portal;
- As novas senhas têm obrigatoriamente que incluir um numero mínimo de 8 caracteres assim como letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais (por exemplo, #; $; &) e números.
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Alterar a senha das finanças passo a passo
Se pretende alterar a sua senha de acesso, escolha uma palavra-passe que seja forte, mas ao mesmo tempo de fácil memorização para evitar ter de proceder à sua recuperação mais tarde. Esta é a forma de a alterar:
- Entre na área pessoal do portal das Finanças – escreva no campo de pesquisa alterar senha e aceda em alterar dados de acesso. Caso prefira, selecione a opção cidadãos > serviços > autenticação de contribuintes > alterar dados de acesso;
- Indique o NIF e a sua senha atual;
- Selecione alterar senha, introduza a nova password, confirme-a e carregue em alterar.
Tome Nota:
Neste guia da AT, pode consultar informação mais detalhada sobre os processos de recuperação e de alteração da sua senha de acesso ao portal das Finanças. A AT tem ainda um canal de vídeos e tutoriais que o ajudam a acompanhar cada passo.
Alterar a sua morada fiscal
É obrigatória a comunicação de alteração do domicílio fiscal (local da residência habitual) à AT. Pode fazê-lo presencialmente, no Espaço Cidadão, ou nos balcões de atendimento do Cartão de Cidadão. Se ainda for utilizador dos antigos bilhetes de identidade, dirija-se a um serviço de Finanças. Se preferir, pode fazê-lo online, no portal autenticação.gov, de forma gratuita. Em ambas as situações, o processo é feito em dois momentos, o pedido de alteração e a confirmação da alteração.
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