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O novo cartão de cidadão apresenta uma série de mudanças que, além de aumentarem o nível de segurança, também incorporam funcionalidades inovadoras para melhor responder às necessidades do mundo digital.
Saiba quais são as mudanças no cartão e no atendimento.
Mudanças e funcionalidades do novo cartão de cidadão
O novo cartão de cidadão segue o Regulamento (UE) 2019/1157 do Parlamento Europeu e do Conselho, de junho de 2019, assim como as normas de segurança mais recentes, para garantir proteção de dados e de identidade.
Ainda que mantenha a forma física, cerca de metade das suas características são digitais. Integra, simultaneamente, mais de 30 elementos de segurança física, eletrónica e digital. De acordo com a comunicação do Instituto de Registo e do Notariado, isto é possível graças à utilização de materiais inovadores, tornando o novo cartão de cidadão um dos documentos de identificação mais seguros do mundo.
Uma das novidades é a inclusão de um segundo chip com tecnologia contactless (como os cartões bancários), permitindo a utilização numa variedade de contextos, tanto em serviços públicos quanto privados, sem necessidade de um leitor de cartões.
Esta tecnologia sem contacto permite que a nova versão do documento possa ser usada como título de transporte em todo o país e associada a bilhetes eletrónicos para espetáculos, Por exemplo. Isto além de servir como meio de autenticação em serviços digitais ou presenciais.
Novo cartão com novas funcionalidades
- Tecnologia contacless o que dispensa o uso de leitor de cartões
- O chip contactless permite que o Cartão de Cidadão continue a ser aceite como documento de viagem nos países da União Europeia e países do Espaço Schengen;
- Cumpre com as normas europeias de segurança, sendo à prova de falsificação;
- Permite novos serviços, como, por exemplo, a utilização do Cartão de Cidadão como título de transporte para viajar nos transportes públicos de todo o país ou ser associado a entradas para espetáculos e bilhetes eletrónicos;
Às melhorias de segurança juntam-se também mudanças visuais. A fotografia tem dimensões maiores para melhor identificação do titular e o chip, que antes estava na parte frontal, localiza-se agora no verso do cartão.
Em conformidade com a norma da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), o novo modelo de cartão de cidadão procura aprimorar a precisão e a eficiência dos processos de controlo e da segurança nas fronteiras, garantindo a autenticidade e a segurança dos documentos de viagem.
Novo visual
O design do novo cartão reflete uma fusão entre funcionalidade, normas europeias e elementos da cultura e da identidade portuguesa. Inclui motivos e padrões encontrados na calçada portuguesa, com destaque para o Mar Largo como elemento principal.
Tome Nota:
Não é obrigatório mudar para a nova versão do cartão de cidadão. Se o seu documento de identificação se mantém válido, a circulação deste novo documento não obriga à sua substituição. Se preferir fazê-lo, tenha em conta que os custos de renovação permanecem inalterados.
Renovar o Cartão de Cidadão
Se não precisar de alterar dados, pode renovar automaticamente o Cartão de Cidadão online. A renovação tem um custo de 16,20€ e pode ser paga no multibanco ou usando os serviços de homebanking.
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Está previsto um novo modelo de atendimento
De acordo com o comunicado do Governo, a nova imagem e funcionalidades do Cartão de Cidadão integra a nova abordagem para simplificar e acelerar o acesso dos cidadãos aos serviços públicos.
Sob o lema "Nova Geração de Serviços Públicos: +Próximos, +Ágeis, +Conectados", o novo modelo visa centralizar a interação dos cidadãos com os serviços públicos num único ponto.
O portal ePortugal permanecerá como principal ponto de acesso digital para interações com a Administração Pública. Passará a ter o nome Cidadão e uma experiência de utilização mais intuitiva. Com a nova marca surge uma aplicação móvel e o que se promete ser uma nova geração de lojas e espaços cidadão.
O lançamento da app Cidadão consolidará as aplicações do Estado e visa facilitar a disponibilização dos seus serviços através de dispositivos móveis.
As mudanças preveem ainda uma nova geração de Lojas e Espaços Cidadão com balcões de atendimento únicos para disponibilizar serviços por telefone e videochamada
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A informação deste artigo não constitui qualquer recomendação, nem dispensa a consulta necessária de entidades oficiais e legais.