compras nos Saldos

Dez conselhos para ir aos Saldos

DaBOX

Ir às compras nos Saldos e pensar que poupará dinheiro pode ser uma ideia enganadora. Saiba como refrear a gula das compras. 25-11-2020

A operação comprar nos saldos deve ser encarada como um exercício de gestão baseado em três grandes pilares. Planear, comparar e comprar. Saiba como concretizar este plano sem que as suas finanças saiam dos eixos.

 

1. Antes de começar, há que planear. Daí que nossa dica de arranque seja sugerir que identifique claramente quais as peças que pretende comprar. Isto pode parecer-lhe contraditório com a possibilidade de aproveitar as oportunidades da época de saldos. Mas, lembre-se que os recursos não são infinitos. Assumir prioridades é um meio para os racionalizar. Mesmo nos Saldos.

2. Depois, e muito importante, estabeleça um limite a partir do qual não deve comprar. È muito simples, adie essa aquisição para outra época de saldos, quando a disponibilidade for mais confortável para alguma excentricidade. Mesmo em saldos, vale a pena pensar nisto.

Leia também: Os 4 mecanismos para reduzir na conta da luz

 

3. Se comprar por impulso, e em função das oportunidades, pode ser obrigado a esquecer-se das suas reais necessidades. Mesmo que nestas alturas, lhe ocorra a expressão “engolir em seco”, resista. Os saldos podem ser tentadores mas a sua vontade de lhes ceder sem freio causa mossa na carteira. Nada de compras por impulso.

4. Tão ou mais importante, que planear e definir um montante máximo para gastar, há que controlar os movimentos e despistar potenciais desvios. Por isso, aconselhamos o download da App da Dabox da Caixa. Disponibiliza-lhe serviços de informação sobre contas à ordem e de iniciação de pagamentos (de qualquer conta nacional). Este personal trainer financeiro categoriza as despesas e apresenta dicas inteligentes com alertas personalizados.

Leia também: As 7 dicas para poupar dinheiro em tempos de crise

 

5. Deixar-se ficar pela primeira proposta não é bom negócio. Mesmo em época de baixa de preços, é possível conseguir alternativas mais vantajosas. Daí o nosso conselho de fazer um pequeno exercício prévio de comparação de preços. Aceda a comparadores ou aposte num visita virtual aos sites que lhe interessam.     

6. Este exercício de comparação será bastante facilitado - sobretudo num cenário pandémico como este que vivemos - se optar pelas compras online. Aqui as promoções podem ser ainda mais vantajosas. Por isso opte fazer as compras recorrendo à internet pode ser uma boa aposta.

Leia também: Sobre-endividamento familiar: como ultrapassar?

 

7. A questão da segurança é fundamental quer opte pelas lojas físicas, onde deve cumprir as regras sanitárias em vigor, quer prefira as lojas online. Cumpra escrupulosamente as regras de acesso às lojas de rua ou em centros comercias. Se preferir comprar em casa, pela internet, tenha em conta as recomendações para o comércio eletrónico que pode conhecer neste Guia.

 
8. Informe-se sobre as políticas de devolução das lojas a que aceder, assim como a melhor maneira e potenciais restrições que possam existir durante a pandemia. O direito à devolução dos artigos está salvaguardado mas tenha em conta prazos elimitações. Note que objetos personalizados têm sempre maior dificuldade em ser devolvidos.Nas lojas online esta margem de tempo é de 14 dias.

Leia também: Época de saldos: fique a par dos seus direitos

 

9. Use a modalidade Cashback dos seus cartões e faça disso uma oportunidade de poupança. Existem cartões que podem proporcionar-lhe essa devolução. Bancos como a Caixa proporcionam-lhe também programas de arredondamento.

10. Saiba reclamar em caso de necessidade. Utilize o livro físico ou registe a sua reclamação de maneira eletrónica. Pode consultar a Lei dos Saldos para averiguar e confirmar quais os seus direitos aqui.

 

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?

Se valorizou as dicas que acabou de ler, conheça e aceda à app Dabox. A Dabox é app da Caixa com funcionalidades completas e integradas de personal trainer financeiro. Planei e acompanhe a sua vida financeira numa única app de forma simples e intuitiva. Gerir as suas contas nunca foi tão fácil.

Saiba Mais AQUI

Leia Também: