APB

Tudo o que precisa de saber sobre banca online

Sustentabilidade

A APB lança um roteiro de sessões online sob o tema Tudo o que Precisa de Saber sobre Banca Online. Saiba como inscrever-se. 03-09-2021

Tempo estimado de leitura: 12 minutos

A APB organiza este roteiro de sessões de literacia financeira e digital para ajudar a adquirir competências online nas operações bancárias. Sob o lema Tudo o que precisa de saber sobre banca online, começa em setembro e convida-o a participar. Saiba como.

As sessões integram o projeto de Educação Financeira, liderado pela Associação Portuguesa de Bancos (APB) e estão abertas ao público em geral que, sem qualquer custo pode inscrever-se e acompanhar cada uma das 12 sessões previstas – entre setembro de 2021 e julho de 2022.

Esta iniciativa é igualmente acompanhada e apoiada pela rede de parceiros bancários que integram aquele projeto de Literacia Financeira da APB e de que a CGD faz parte.

Como posso inscrever-me?

Garanta o seu acompanhamento online – através de inscrição prévia aqui. Em alternativa pode ainda encaminhar um email, a manifestar a sua vontade de participar e a identificar o número de pessoas para assistir consigo, para educacaofinanceira@apb.pt. A sessão dinamizada pela Caixa decorre a 23 de fevereiro do próximo ano e visará a temática da autenticação forte nas compras online.

Leia também:  

 

Quais os temas que serão abordados?

No seu comunicado,  a APB explica que este ciclo de sessões online convidam a assistência a “aprender a fazer uma transferência ou pagamento online, a consultar a sua conta através do computador ou telemóvel, a contrair um crédito ou fazer um investimento à distância de um clique”. Abordam ainda os cuidados a ter para evitar as fraudes quando se utiliza a banca online.

Os temas são por isso muito variados e destacam alguns dos tópicos que, por desconhecimento ainda afastam uma larga faixa de pessoas do uso dos canais digitais para tratar assuntos com o seu banco. Inclusive, por motivos de segurança.

O ciclo de sessões online proposto pela APBinclui temas como a segurança online, os procedimentos a ter em conta em operações tão simples como, consultas e transferências ou pagamento de uma compra online. Quer seja no computador ou no telemóvel.

Para poder acompanhar cada tema mensal (de setembro 2021 a julho de 2022), consulteo calendário previsto para estas sessões.

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?

À semelhança dos restantes bancos nacionais que integram a rede de dinamização pela literacia financeira e digital, a Caixa Geral de Depósitos promoverá uma das sessões. Trata-se do encontro previsto para 24 de fevereiro de 2022 sobre Como Fazer Pagamentos online com Cartão (autenticação forte).

A Caixa tem uma estratégia consolidada de responsabilidade social em temas como o da literacia digital - e que justifica o envolvimento em projetos como #EUSOUDIGITAL.

Leia também:

 

Como vão decorrer as sessões?

Cada um destes encontros online prevê a exposição de um vídeo tutorial alusivo ao tema e contará com a interlocução de um representante convidado que, além de uma breve intervenção, terá oportunidade de esclarecer dúvidas da assistência. As sessões têm uma duração estimada de até duas horas.

Será um momento importante de apoio e esclarecimento para todos quantos ainda sentem resistência no uso dos canais digitais, nomeadamente no meio bancário. Esta resistência é mais aguda (embora não lhe seja exclusiva) junto da população mais idosa e com menos oportunidades de contacto com a realidade digital.

Por motivos que se ligam ao contexto pandémico, esta iniciativa decorre numa primeira etapa exclusivamente online em sessões zoom.

Leia também:

 

Quem pode inscrever-se?

As inscrições estão abertas a toda população interessada nestes temas e em obter mais competências digitais.

De acordo com o comunicado da APB, pretendem-se “promover um conjunto de competências digitais básicas na ótica do utilizador, contribuir para a capacitação da população alvo para a utilização dos canais digitais, sensibilizar para a importância da adoção de comportamentos financeiros mais esclarecidos e mais seguros e contribuir para o aumento dos níveis de literacia digital e financeira em Portugal”.

Segundo dados do Governo, a percentagem da população que nunca utilizou a internet atingia os 18% em 2020. A situação é de facto complexa – sobretudo se tivermos em conta quemuito recentemente, com a pandemia, se reforçou a utilidade e alcance deste tipo de canais.

Saiba mais detalhes sobre este assunto no portal da APB.

Leia também: