EUSOUDIGITAL

EUSOUDIGITAL: participe como mentor

Casa & Família

Atingir a meta de um milhão de portugueses a usar a internet depende de si. O EUSOUDIGITAL convida participar. Explicamos como. 29-07-2021

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

Em família, com os amigos, perto de casa. Envolva-se como mentor e contribua para que os mais próximos possam envolver-se também. Ajude quem precisa a usar a internet. O objetivo é ensinar 1 milhão de portugueses.

O programa foi apresentado há escassas semanas mas já mobiliza força de vontade de norte a sul do País. Trata-se de uma das maiores iniciativas de literacia dos últimos tempos em Portugal.

Desde logo pela ambição mas também - e sobretudo - pela causa. Ou seja, ensinar um milhão de portugueses a usar a Internet. É que em pleno século XXI, 1/5 dos nossos cidadãos ainda não sabem em que consiste a internet, o que ali podem fazer ou sequer como fazê-lo.

 

Uma causa do presente com vista ao futuro

Segundo dados recentes, em 2020, a população que nunca utilizou a internet atingia 18% da população portuguesa, e não apenas a mais idosa. Ou seja, um quinto dos portugueses podem estar impedidos de operações tão simples e básicas como essenciais para garantir plena integração em sociedade. Participar neste programa é por isso uma oportunidade cívica e um contributo ativo para o bem de todos.

 

 

Leia Também:

 

Um projeto que se baseia na proximidade

Trata-se de um projeto global com vários parceiros e entidades que o dinamizam e lhe garantem plena articulação mas, o principal, ou seja a sua concretização e êxito depende do envolvimento da comunidade.

Por isso, todo o plano está construído numa rede de proximidade onde cada um de nós é convidado a participar com base em três níveis de envolvimento. O foco principal é a aprendizagem de adultos que ainda não sabem nem usam a internet no seu dia-a-dia.

 

Leia Também:

 

Desde logo, o EUSOUDIGITAL convida à participação de voluntários como mentores, depois abre portas à possibilidade de entidades locais poderem partilhar os seus espaços como centros de aprendizagem de competências digitais básicas.

Por último, e muito importante, os alunos. Depois de inscritos, pela mão de um mentor, e após um curto plano de formação adquirem pequenas competências como, navegar na internet, procurar informação online ou criar a sua identidade digital.

O Programa EUSOUDIGITAL é uma iniciativa promovida pelo MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa e financiada pela Caixa Geral de Depósitos, que se associa como investidor social. Tem ainda o apoio da Estrutura de Missão Portugal Digital e é cofinanciado pelo Portugal Inovação Social, Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), Portugal 2020 e pela União Europeia.

 

Leia Também:

 

Uma oportunidade para o voluntariado. Como participar?

Numa altura em que falamos tanto nos valores da cidadania e que nos damos conta de que muitos ainda estão impedidos de a exercer por ausência de conhecimento e de informação, o apelo é para que muitos jovens possam agarrar esta oportunidade e participar.

A inscrição como voluntário é bastante simples e pode ser feita no site eusoudigital. Depois, há que cumprir a formação de mentores que é gratuita e ajudará a ensinar o uso da internet a alunos mais velhos.

 

Os 4 passos para colaborar no Programa EUSOUDIGITAL

1. Registar-se no site aqui.
e inscrever-se como voluntário;
2. Cumprir a sessão de formação após login aqui.
3. Após receber o diploma, pode começar a exercer
4. Identificar e inscrever um aluno e ajudá-lo na formação

 

Basta ter mais de 18 anos, ter vontade de ajudar e experiência de contacto com a realidade digital. As três condições parecem coincidir na perfeição com o segmento juvenil e estudantil, nomeadamente jovens universitários, muito deles particularmente mobilizados para ajudar causas sociais e especialmente à vontade no uso das novas tecnologias.

Embora, o programa esteja aberto a toda comunidade que queria e possa ajudar, a expectativa é que seja junto dos mais jovens que o programa possa arregimentar maior número de voluntários.

Numa primeira fase, e ainda em contexto de pandemia, é no contexto da família e dos amigos que estas ações de mentoria devem acontecer mas, muito em breve os voluntários podem garantir seu apoio nos centros de formação que se espera possam chegar aos 1 500 em todo o País.  Participe e dê a conhecer em eusoudigital.

 

Leia Também: