EUSOUDIGITAL

EUSOUDIGITAL: a internet ao alcance de todos

Formação e Tecnologia

A meta é ajudar um milhão de portugueses a usar a internet. O EUSOUDIGITAL apela à participação de todos. Saiba como envolver-se. 12-07-2021

Tempo estimado de leitura: 10 minutos

Em família, com os amigos, perto de casa. Aprender (ou ensinar) a usar a internet é o desafio do programa EUSOUDIGITAL. Conheça-o.

Até 2023, um milhão de pessoas vai aprender a usar a internet, de uma forma fácil, gratuita e , numa primeira fase, quase sem sair de casa. Este é o objetivo do Programa EUSOUDIGITAL que arrancou a 6 de julho e em que todos podemos participar.

Marcar uma consulta médica, fazer uma transferência bancária, enviar um e-mail, conversar com familiares e amigos, planear as férias, comprar roupa ou alimentos, aprender uma receita nova, fazer exercício. Todos os dias, milhões de portugueses gerem o quotidiano através do telemóvel, tablet ou computador. Mas há muitos outros que não o podem fazer. Simplesmente porque não sabem como.

Leia também:

 

Segundo dados do Governo, em 2020, a percentagem da população que nunca utilizou a internet atingia os 18%. Isto é, quase um quinto dos portugueses nunca acedeu a esta rede que simplifica a vida quotidiana e liga milhões de pessoas em todo o mundo. E que, como o contexto pandémico veio revelar, é cada vez mais essencial.

Reduzir este número e não deixar ninguém para trás é o objetivo do Programa EUSOUDIGITAL. Uma iniciativa financiada pela Caixa Geral de Depósitos, que se associa como investidor social, promovida pelo MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa com apoio da Estrutura de Missão Portugal Digital e cofinanciado pelo Portugal Inovação Social, POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e pela União Europeia.

Leia também:

 

Como funciona o EUSOUDIGITAL

Um milhão de portugueses a aprender a usar a internet e torná-los mais habilitados até 2023 pode parecer um número elevado, até porque a data não está assim tão distante. Como se atinge um objetivo tão ambicioso? Da mesma forma que o difícil se torna fácil. Ou seja, unindo esforços e convocando cada um de nós para fazer a sua parte.

O EUSOUDIGITAL assenta em tem três pilares:

  • Os mentores, ou seja, os voluntários que estão dispostos a ajudar;
  • Os centros de formação isto é, cerca de 1 500 locais em todo o país onde vai ser possível aprender;
  • Os alunos (o que corresponde a um universo de cerca de um milhão de adultos) que vão aprender a usar a internet.

 

Leia também: Sabe como fazer compras online em segurança?

 

A vantagem é que todo este processo se desenvolve num contexto de proximidade. Começa em casa, com a família e continua no café do bairro, na agência do seu Banco, na junta de freguesia ou noutro espaço perto de quem quer aprender e de quem deseja ensinar.

Vejamos, então, como participar neste projeto.

Leia também:

 

Como ser voluntário?

Para muitos a experiência não é nova. Quase todos já tivemos de ensinar algum familiar a lidar com questões relacionadas com a internet. Agendar a vacinação contra a Covid-19, entregar a declaração de IRS ou, até, fazer compras online.

Isto significa que ser um voluntário no EUSOUDIGITAL é apenas o prolongamento destes pequenos gestos. E, para quem precisa de aprender, esse apoio pode significar uma vida mais simples, mais preenchida e menos isolada.

O primeiro passo para ser voluntário é fazer a inscrição através do site do projeto.

Leia também:Como usar a tecnologia para poupar no dia-a-dia?

 

Para que um voluntário possa tornar-se um mentor basta fazer uma formação que o prepare para ensinar pessoas que nunca usaram a internet. Ou seja, por onde começar, como explicar e como facilitar o processo de aprendizagem dos alunos.

Esta formação, baseada em vídeos e webinars específicos e de fácil apreensão, é feita na plataforma do programa, em casa e conforme a disponibilidade de cada um. Quando estiver concluída, o voluntário recebe um Certificado de Mentor EUSOUDIGITAL. Isto significa que pode começar a ensinar. E a mudar vidas. Nomeadamente daqueles que lhe são próximos.

Tome Nota:

Para ser voluntário basta ter 18 anos e aceder a eusoudigital.pt:

 

  • Assegurar a inscrição e registo online;
  • Completar a formação ali proposta e tornar-se mentor. Primeiro (em contexto pandémico) junto dos mais próximos, depois ao colaborar com os 1 500 centros de formação que estão previstos..

Como se ensina?

As sessões têm a duração de duas horas. Destinam-se a adultos acima dos 45 anos, que podem aprender a navegar na internet, a pesquisar online e a criar a sua identidade digital.

Devido à pandemia, as primeiras sessões decorrem exclusivamente num contexto familiar. Mais tarde, podem igualmente passar a ter lugar nos mais de 1 500 centros em todo o País.

 Leia também:

Como receber um centro?

Não tem muito jeito para ensinar, mas tem ou gere um espaço público que pode disponibilizar para funcionar como Centro EUSOUDIGITAL? O Programa prevê ter cerca de 1 500 centros e os primeiros devem abrir já em outubro de 2021.

Entidades públicas (como juntas de freguesias ou escolas) e privadas (como IPSS ou cafés) são convidadas a participar no desafio de ensinar a usar a internet aos colaboradores, clientes e vizinhos. Se tem uma empresa, pode também envolver a sua equipa no projeto. Os funcionários podem tornar-se mentores e contribuir para melhorar o bem-estar da comunidade.

Leia também:O que é uma API e para que serve? Descomplicamos a tecnologia

 

Para saber como fazer da sua instituição ou empresa um centro parceiro, inscreva-se na plataforma EUSOUDIGITAL.

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?

A Caixa tem participação ativa neste Programa - desde logo, como investidor social. Contará também com a mobilização da sua rede de voluntários, dispersa pelas várias regiões do País e contribui com a disponibilidade da sua rede de agências em cadaponto geográfico. De acordo com Rui Negrões Soares, diretor central Direção Caixadirecta, que gere a banca digital da CGD, este projeto está em linha com a “matriz de responsabilidade social da Caixa. Desde a génese e ao longo da sua História, tem feito seguir e apoiado os desafios da sociedade. Além disso, acumula um capital de experiência na transformação digital do País. É hoje em dia o Banco digital dos portugueses - com quase dois milhões de clientes digitais”.

Saiba Mais Aqui.

Leia também:

 

Como aprender?

Os alunos são a razão de ser do EUSOUDIGITAL e, mesmo não podendo ensinar ou receber formação num centro, todos podemos levar alguém até ao projeto. Avós, pais, familiares que vivem longe dos centros urbanos, vizinhos… Todos conhecemos alguém que gostaria de aprender a usar a internet para comunicar, tratar de questões do dia-a-dia ou, simplesmente, para ter acesso a mais informação e entretenimento. 

Para que essa pessoa possa, também, incluir-se na gigantesca comunidade de utilizadores da internet, basta que seja registada pelo familiar ou amigo que esteja inscrito como mentor EUSOUDIGITAL.

Depois, e mesmo sem sair de casa, pode começar a aprender, através da plataforma, contando sempre com a ajuda do seu mentor. Devido à pandemia, as primeiras sessões decorrem exclusivamente num contexto familiar.

Leia também:

 

Como se aprende?

A sessão é gratuita e tem a duração de duas horas, sempre com a presença e acompanhamento do mentor. O aluno vai aprender por etapas e com recurso a exemplos práticos. No final, é emitido um certificado.

Estes são os temas a abordar:

  1. Descobrir a internet
  2. Saber navegar
  3. Saber fazer pesquisas
  4. Criar uma identidade digital
  5. Usar uma caixa de correio eletrónico
  6. Criar conta em redes sociais
  7. Proteger dados pessoais e privacidade

 

O desafio está lançado mas há que levá-lo a bom termo. Para isso, o EUSOUDIGITAL conta com a participação de todos e o primeiro passo está sempre à distância de um clique. Inscreva-se como mentor e ajude alguém próximo a poder afirmar EUSOUDIGITAL.

Leia também: