No mês da poupança, dizemos-lhe como pode usar a tecnologia para poupar e chegar ao fim do mês com mais alguns euros na conta.
O Dia Mundial da Poupança celebra-se a 31 de outubro. A data - que assinala este mês como o mês da poupança - visa não só promover a noção de poupança, mas também alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar gastos, acautelando eventuais situações de sobreendividamento.
A conjuntura socioeconómica que o país atravessa fez disparar a poupança das famílias portuguesas para máximos de sete anos (10,6 % no segundo trimestre de 2020), de acordo com dados do INE.
Contudo, nalguns casos, este é um processo de difícil gestão, sobretudo quando os rendimentos já estão muito ajustados às despesas mensais. Porém, há pequenos gestos que podem ajudar a chegar ao fim do mês com mais alguns euros na conta e, para este fim, a tecnologia pode ser uma importante aliada.
Leia Também:Moratórias e cortes de água e luz: as mudanças
De que forma podemos aproveitar a tecnologia para poupar?
Atualmente, os consumidores têm mais ferramentas para tomar decisões de consumo racionais, comprando menos por impulso e fazendo compras mais informadas.
Isto porque temos a possibilidade de, antes de comprar, procurar informação online, comparar preços e caraterísticas dos produtos, consultar a opinião da comunidade em fóruns de discussão ou em posts nas redes sociais.
Ou seja, a tecnologia veio não só reconfigurar a forma como se consome, mas também reformular a forma como encaramos o valor do dinheiro, uma vez que nos tornou mais responsáveis pelas escolhas que fazemos.
Hoje em dia, a partir do smartphone, podemos, por exemplo, fazer uso de um sem número de aplicações que nos ajudam a fazer uma melhor gestão das finanças pessoais e, com isto, a poupar mais: seja no controlo de despesas domésticas, na gestão do pagamento de faturas, na escolha de postos de combustível mais em conta, na comparação de preços dos mais diversos produtos ou na gestão do orçamento a partir do extrato bancário.
Para garantir que está a par das últimas tendências tecnológicas no que diz respeito à poupança, reunimos algumas appspara usar no dia-a-dia que o podem ajudar a chegar ao fim do mês com mais dinheiro na conta.
O que é Dia Mundial da Poupança?
O Dia Mundial da Poupança é uma iniciativa que tem vindo a ser assinalada desde 1924 e surgiu em Milão, por ocasião de um Congresso Internacional. Esta iniciativa integrou vários bancos internacionais e deliberou a criação do Instituto Internacional das Caixas Económicas, onde estavam filiados os bancos de poupança de cerca de uma centena de países, incluindo a Caixa Geral de Depósitos. Em Portugal, a data passou a assinalar-se regularmente a partir de 1969.
Leia Também: As 7 sugestões para a vida financeira durante a pandemia
12 apps para poupar no dia a dia
Poupar com a gestão integrada de ganhos e gastos
1. DABOX
A app DABOX, da Caixa Geral de Depósitos, permite-lhe acompanhar e gerir a sua vida financeira numa única app, como um personal trainer financeiro. Os seus saldos, movimentos e despesas são apresentados de forma integrada, ou seja, com todas as suas contas bancárias associadas (mesmo que sejam de outros bancos).
Além de lhe permitir categorizar os gastos e definir limites para as suas despesas, analisa as suas finanças e apresenta-lhe dicas inteligentes e alertas personalizados para gerir o seu dinheiro.
Poupar nas despesas domésticas
2. My Wallets
Esta aplicação permite manter o controlo orçamental através de gráficos e percentagens dos itens onde tem registado maior volume gastos - semanal, mensal e anualmente. Para fazer esta gestão, basta inserir o valor do seu vencimento e os seus gastos nas diversas categorias: alimentação, contas de água, luz, gás, transportes, créditos, entre outros. Está disponível para iOS e Android.
Leia Também: Os sete passos para gerir a sua carteira de despesas
3. Monefy
Esta app permite-lhe registar todas as despesas e distribuí-las por categorias. Pode ainda exportar os dados se quiser analisar todos os gastos com rigor ao fim do mês ou do trimestre. Também traz uma calculadora de origem e está disponível para iOS e Android.
4. Homebudget
A app Homebudget pode ser sincronizada com iPhone, iPad, Android, Mac e Windows e ajudá-lo-á a fazer o orçamento familiar, registar o destino dos seus gastos e controlar as despesas mensais. Através desta ferramenta poderá fazer um rastreamento das despesas e rendimentos.
Leia Também: Os 12 mandamentos do investidor
5. EDP ready
Esta app da EDP permite controlar o consumo energético de toda a casa ou de equipamentos em particular. Desta forma, poderá saber quais os períodos do dia em que existem mais gastos energéticos, quais os equipamentos que consomem mais e qual será a estimativa da fatura.
Na posse desta informação pode pôr a louça ou a roupa a lavar nas horas em que o tarifário é mais barato, programar equipamentos para se ligarem em horários em que o fornecimento de energia é mais barato, tirar alguns equipamentos do modo standby e até reduzir o consumo dos que mais gastam. A poupança é facilitada.
Apesar de ser a única app paga desta lista, as contrapartidas em termos de poupança podem vir a compensar.
Leia Também: As 5 respostas sobre o IVA da eletricidade
Poupar nos transportes
6. Waze
A Waze disponibiliza, em tempo real, informações sobre o estado do trânsito, postos de combustível mais baratos, operações stop e outros alertas úteis para quem anda na estrada. Desta forma, conseguirá evitar o “para-arranca”, desgaste da viatura e gastos desnecessários de combustível. Disponível em iOS, Android e Windows Phone.
7. Mais Gasolina
Se utiliza o automóvel todos os dias, esta aplicação vai ajudá-lo a saber quais os postos de abastecimento que praticam os melhores preços e, deste modo, permitir-lhe-á fazer uma melhor gestão do dinheiro que gasta em combustível. Disponível para Android.
8. Moovit
Se se desloca diariamente de transportes públicos, convém ter esta app no seu telemóvel. Disponibiliza os horários e preços dos transportes e apresenta-lhe o percurso mais rápido para chegar ao seu destino. Pode ainda consultar os alertas sobre acidentes, perturbações ou outras ocorrências. Disponível para iOS e Android.
Leia Também:Conduzir para poupar o ambiente
9. Anda
Esta é a app de transportes do Grande Porto e permite agilizar tanto o processo de carregamento como do próprio transporte. Para tal, basta associar uma conta bancária para que todos os seus pagamentos sejam feitos à medida que faz uma nova viagem, sem que tenha de comprar mais um título numa das máquinas de cada estação.
Tudo o que precisa de fazer é aproximar o seu smartphone ao dispositivo onde, por norma, aproxima o cartão Andante. Disponível para Android.
10. Lisboa Viagem
Uma app que lhe permite consultar os trajetos mais curtos a fazer entre um ponto de partida e um de chegada na cidade de Lisboa. Pode ainda consultar horários, preços de bilhetes e outras informações úteis. Disponível para Android.
Leia Também: Viajar na auto-estrada: compensa pagar as portagens?
Poupar no supermercado
11. KuantoKusta Supermercados
Uma das regras de ouro para poupar no supermercado é fazer uma lista de compras antes de sair de casa e segui-la à risca. Depois disso, se não tem paciência para andar a consultar folhetos e as páginas online de cada uma das cadeias de supermercado para comparar preços, aconselhamos a plataforma de comparação de preços KuantoKusta Supermercados.
Pode inserir a sua localização, para comparar os preços dos supermercados mais próximos, inserir a lista de compras e avaliar o seu custo total em todos os supermercados próximos. O primeiro passo é registar-se. Não sendo uma app, permite-lhe - de maneira funcional e prática - e com um critério de proximidade, ter uma noção comparativa do seu cabaz de compras em supermercado.
Está, porém, associada à marca conhecida app KuantoKusta. Esta ultima disponível para iOS e Android.
12. Makeitcheap
Esta aplicação agrega toda a informação dos folhetos de desconto das cadeias de supermercados existentes em Portugal. Além de mostrar quais os artigos em promoção, também é possível pesquisar os artigos individualmente no conjunto dos supermercados. Os preços são atualizados diariamente. Disponível para Android.
Leia Também: Sabe controlar o cartão de crédito?
Poupar para investir a poupança?
Neste mês da poupança, lembre-se que tão ou mais importante do que poupar dinheiro é saber o que fazer com as poupanças. Em vez de ter o dinheiro parado numa conta bancária, considere algumas opções de investimento, como ações, obrigações e outros títulos mobiliários, ou mesmo seguros financeiros. Tenha em mente que se as suas poupanças lhe renderem menos do que o valor da inflação, está a perder dinheiro.
Leia Também:
- Entrevista a João Calado, coordenador da GEOC: "A poupança resulta de uma decisão informada das famílias”
- Mês da Poupança: Como poupam os portugueses?
- Sete dicas para poupar
- Como poupo? Conheça três depoimentos sobre poupança
- Conheça dicas e estratégias para poupar de forma eficiente