VIN do carro: sabe o que é este código e para que serve?

VIN do carro: sabe o que é este código e para que serve?

Mobilidade

O VIN do seu carro contém um conjunto de dados essenciais nos casos de venda em segunda mão. Explicamos de que se trata. 18-08-2022

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

 

Já deve ter ouvido falar do VIN do carro. Mas sabe o que é e, afinal, para que serve? Qual a importância deste código alfanumérico de 17 dígitos que tem de estar presente em todos os veículos?

Embora em português seja usualmente denominado de número de chassis, o número de Identificação do Veículo (VIN, em inglês) permite obter um histórico de todo o veículo. Desde o seu construtor ao ano de fabrico e o tipo de motor utilizado, são várias as características indicadas por este código.

 

Leia também:

 

O que é o Vehicle Identification Number?

O VIN do carro é uma espécie de Cartão de Cidadão do seu veículo. É composto por 17 letras e números e permite identificar o país onde foi produzido, o tipo de carroçaria e motor, o ano e modelo de fabrico, entre outras características.

Cada um dos 17 caracteres tem um propósito específico, incluindo informação que ajuda a garantir a autenticidade da viatura. Os construtores são obrigados a colocar este código nos veículos por si produzidos, sob pena de não poderem circular.

 

Onde posso encontrar o VIN no meu carro?

VIN do carro pode ser encontrado em vários espaços do veículo. O primeiro local onde se encontra o VIN é no próprio Documento Único Automóvel (DUA), mais conhecido como livrete.

Também é colocado numa chapa no compartimento do motor ou no canto inferior do pára-brisas. Pode ainda ser encontrado na parte de dentro dos pilares do carro ou na porta do lado do condutor.

 

Leia também:

 

Como descodificar o VIN?

O VIN do carro está dividido em três secções, de acordo com o definido pelas normas ISO 3779 e ISO 3780. A primeira serve para identificar o fabricante, a segunda permite-nos conhecer informações genéricas do veículo e a terceira diz respeito à identificação específica de cada veículo.

Identificação Mundial do Construtor

A primeira secção, designada de World Manufacturer Identifier (WMI), ou Identificação Mundial do Construtor, é composta pelos três dígitos iniciais, todos letras. Esses dígitos indicam-nos o país de produção do veículo (ou país onde está sediado o fabricante), a marca e ainda o fabricante.

 

Leia também:

 

Secção de descrição do veículo

Do quarto ao oitavo dígito podemos encontrar informação que ajuda a caracterizar o veículo  (Vehicle Descriptor Section ou VDS, em inglês), como o peso e potência, o modelo específico do veículo ou o tipo de motor. Estes dígitos são definidos pelo construtor.

O nono é um dígito de confirmação que resulta de uma fórmula matemática entre os restantes números VIN. Não dá qualquer informação sobre o veículo mas, permite verificar a validade daquele código VIN.

Secção de identificação de cada veículo

Os oito dígitos finais dizem respeito à secção de identificação de cada veículo (Vehicle Indication Section ou VIS, em inglês).

Os 10.º e 11.º caracteres são referentes ao ano do modelo e ao local de montagem. Os restantes dígitos constituem o número de série do carro e permitem, por exemplo ao fabricante, saber qual a sequência de produção daquele veículo ou mesmo a linha em que foi montado.

 

Leia também:

 

Qual a importância do VIN?

Basta fazer uma breve pesquisa online para encontrar vários websites em que é possível obter diversas informações, utilizando o VIN do carro. Nomeadamente, a cronologia do veículo, dados técnicos e equipamentos, registos de danos e colisões, quilometragem real, ou até, se o veículo consta de algum banco de dados de veículos roubados.

Normalmente, existe um custo associado para utilizar estas ferramentas online. Mas, este custo pode compensar, se por exemplo, quiser comprar um carro em segunda mão, ou adquirir um carro importado. Nestes casos é importante ter acesso a esses dados.

Este código alfanumérico também é importante para que as oficinas possam conhecer todas as características técnicas de cada veículo. Isto pode ajudar, por exemplo, a tornar mais eficiente a orçamentação de uma reparação ou a manutenção da viatura.

Outra das vantagens diz respeito à contratação de seguros. Muitas seguradoras permitem que sejam introduzidas as especificações da viatura através do VIN para obter uma cotação.

O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
O histórico e a caracterização do seu carro passa também pela segurança com que o utiliza, nomeadamente ao obter todas as condições para fazer face à incerteza e a episódios imprevistos.

Saiba mais aqui.

 

Leia também: