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Aceder ao banco através da internet (homebanking ou app) permite-lhe, de forma fácil e cómoda, consultar o saldo e os movimentos da sua conta, efetuar pagamentos e transferências, solicitar um crédito, abrir uma conta, entre muitas outras operações. Tudo isto sem sair de casa.
Neste artigo, explicamos-lhe quais os riscos a que deve estar atento e quais os cuidados a ter para se proteger quando acede ao banco online.
Phishing
O phishing ocorre quando alguém (normalmente um pirata informático) se faz passar por uma instituição ou empresa e tenta persuadir uma terceira pessoa a revelar os seus dados pessoais, como passwords e números de contas bancárias. Acontece através de mensagens fraudulentas que podem ser enviadas por email; ou através de chamadas telefónicas (visihing), de mensagens de telemóvel (smishing) ou de publicações nas redes sociais.
Por vezes, os piratas informáticos copiam os números de telefone ou emails e outros elementos gráficos de bancos ou outras empresas, para parecerem mais credíveis (spoofing) na tentativa de se fazerem passar pelas entidades oficiais.
Através de mensagens de correio eletrónico, o phishing pode ocorrer quando é solicitado que clique em determinado link (endereço de internet) que o encaminha, geralmente, para uma página falsa, que pode ser muito semelhante à do seu banco. Nessa página, é-lhe pedido que insira algumas informações pessoais para evitar que a sua conta seja bloqueada, por exemplo. Ao fazê-lo, está a disponibilizar essa informação ao pirata informático.
O QUE A CAIXA PODE FAZER POR SI?
Manter-se atento e salvaguardar a sua segurança é uma atitude que cabe a si próprio e é a primeira etapa de uma interação segura. Evite cair em engodos e informe-se sobre os riscos nas entidades bancárias com quem trabalha.
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Pharming
O pharming ocorre quando um vírus informático que tenha sido instalado no seu computador, tablet ousmartphone redireciona o link que acabou de digitar para uma página falsa na internet, que é chamada de página espelho.
Em muitos casos, essa página espelho é praticamente idêntica à página oficial do seu banco. Desta forma, os piratas informáticos conseguem obter toda a informação e dados confidenciais que insira nessa página falsa.
A instalação deste tipo de vírus pode ocorrer se clicar em algum link suspeito, que leve ao download de um ficheiro ou a navegar em páginas falsas que tenham sido propositadamente criadas para o efeito.
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Programas maliciosos (Spyware)
O spyware ocorre quando, sem dar conta, instala um programa malicioso cujo objetivo é espiar o seu equipamento e os seus dados.
A instalação deste tipo de vírus pode ocorrer se clicar em algum link suspeito, recebido via email e que leve ao download de um ficheiro.
Depois de instalado, esse programa malicioso deteta se está a aceder a uma página de internet protegida, por exemplo a página do seu banco online, e regista os dados que insira nessa página. Uma vez copiados, podem ser usados por outras pessoas.
Fraude do cartão SIM do telemóvel (SIM card swap)
A fraude com o cartão SIM do seu telemóvel pode ocorrer quando alguém recolhe informação sobre si, diretamente ou nas redes sociais, e se faz passar por si numa loja de telecomunicações, pedindo uma segunda via do seu cartão.
Se o conseguir obter, todas chamadas e SMS recebidas, incluindo as passwords pontuais que são válidas apenas para um acesso ao banco online ou para efetuar uma transação online (as chamadas one-time passwords), são direcionadas para um cartão de telemóvel (SIM) na posse de quem se fez passar por si.
Shoulder surfing
O shoulder surfing ocorre quando alguém consegue recolher informação pessoal ou confidencial de outra pessoa através de observação direta (“olhando por cima do ombro”).
Isto geralmente acontece em locais onde se concentram muitas pessoas, como nos transportes públicos em centros comerciais, aeroportos ou cafés, quando alguém utiliza o computador, o tablet ou o smartphone e insere passwords e dados confidenciais, sem se aperceber de que está a ser observado. Os dados recolhidos podem ser depois usados indevidamente.
Operações online seguras: cuidados a ter
Para garantir a total segurança das operações online, é critico proteger os seus dados pessoais e as suas contas com procedimentos de segurança. Eis os principais cuidados quando acede ao seu banco online:
- Proteja o seu equipamento (computador, telemóvel ou tablet);
- Proteja as ligações de internet;
- Proteja os seus dados pessoais e a informação confidencial;
- Siga as indicações do seu banco;
- Aceda ao banco online de forma segura;
- Utilize as aplicações de pagamento de forma segura.
Saiba, em pormenor, em que consiste cada uma destas recomendações neste artigo do Saldo Positivo.
Em caso de fraude, quais os meus direitos?
Se cumpriu os deveres de confidencialidade e segurança dos seus dados e, ainda assim, foi vítima de fraude, pode ser reembolsado, mediante determinadas condições que deve confirmar junto da sua entidade bancária.
Mas lembre-se, a segurança parte de si e se houver provas de negligência do seu lado, será sempre muito complexo ser ressarcido.
Caso suspeite de ter sido vítima de um crime, alerte imediatamente o seu Banco, cancele as suas credencias de acesso e participe a ocorrência às autoridades oficiais para acompanhar estes casos, à policia criminal ou ao Ministério Público. Muito importante seja rápido a reagir, mas muito cauteloso para prevenir.
Ou seja, sempre que receber emails a pedir dados pessoais, denuncie. Na dúvida, nunca clique em links inesperados. Conte sempre com o apoio do seu Banco.
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