Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Saber se um automóvel tem seguro e qual a sua seguradora pode ser muito útil. E não só na sequência de acidentes na estrada. Por exemplo, na compra de um carro usado, se aceder a informações do seguro do carro pode dar-lhe o histórico de acidentes daquela viatura.
Além disso, se não tiver a carta verde consigo, a matrícula pode ser a melhor maneira de descobrir os dados do seguro do carro. Em qualquer destas situações, pode sempre verificar a existência de seguro, descobrir a seguradora ou até os seus dados através da matrícula.
Saiba como consultar esta informação de forma simples e prática, utilizando diferentes ferramentas disponíveis online, como por exemplo apps.
Como verificar o seguro pela matrícula?
Existem duas formas de consultar online os dados de um seguro através da matrícula. Ambas as opções são rápidas e fáceis de usar.
1. No site da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF)
A forma mais direta de verificar o seguro de um carro pela matrícula é através do site da ASF:
Leia Também:
- Pagar multa de trânsito em prestações: como e quando o pode fazer
- IUC: o que é e o que mudará neste Imposto Único de Circulação
- Certificado de conformidade: o que é para que serve
2. Na appTem Seguro?
A ASF também permite o acesso à app gratuita Tem Seguro? - disponível para iOS e Android. Pode verificar o seguro de um carro de forma ainda mais prática, se usar o seu smartphone. A aplicação permite três formas de consulta:
Depois de escolher a forma de consulta, selecione a data da pesquisa e clique em Validar. A app fornece a mesma informação que o site, incluindo o nome da seguradora, o número da apólice e o prazo de validade do seguro.
Tome Nota:
Verificar o seguro de um veículo pela matrícula é totalmente gratuito e pode ser feito em qualquer altura, desde que tenha acesso à internet
Porque pode ser útil verificar o seguro pela matrícula?
|
O que acontece se o veículo não tiver seguro válido?>
Caso o sistema não devolva qualquer informação ou indique que o veículo não tem seguro válido, é possível que o automóvel esteja em situação irregular. Nesses casos, a pessoa lesada num acidente pode recorrer ao Fundo de Garantia Automóvel (FGA), gerido pela ASF que cobre danos materiais e corporais causados por veículos sem seguro obrigatório de responsabilidade civil automóvel.
Se um veículo não tiver seguro, o proprietário pode ser multado, com coimas que variam entre 500€ e 2 500€. Além disso, o veículo pode ser apreendido, e o condutor pode perder dois pontos na carta de condução.
Pode também ser impedido de conduzir pelo período de um mês a um ano.
O que diz a lei? |
Saber verificar o seguro de um carro pela matrícula é uma ferramenta essencial para garantir a segurança e o cumprimento da lei. Seja para assegurar que o veículo está devidamente coberto, em caso de acidente, ou na compra de um carro usado, estas ferramentas online oferecem uma forma rápida e eficaz de obter as informações necessárias.
Sempre que necessário, aceder a estas ferramentas digitais fazer toda a diferença para sua tranquilidade, mas também em conformidade com a legislação em vigor.
Tome nota:
Existe uma aplicação gratuita, a e-SEGURNET, desenvolvida pela Associação Portuguesa de Seguradores em conjunto com as seguradoras a atuar no mercado nacional, que permite a participação eletrónica de sinistros de forma mais simples do que a Declaração Amigável de Acidente Automóvel.
Selo do seguro e documentos digitais |
Leia também:
- Incentivos à compra de veículos elétricos: conheça as novidades
- Legalizar um automóvel importado passo a passo
- Carros elétricos: quais os impostos para particulares e empresas?
- Quais são os escalões do Imposto sobre Veículos (ISV)?
- Inspeção automóvel: quando fazer e quais os cuidados a ter
- Danos por fenómenos naturais: o seu carro está protegido?
A informação deste artigo não constitui qualquer recomendação, nem dispensa a consulta necessária de entidades oficiais e legais.