Tempo estimado de leitura: 3 minutos
A Black Friday é um dos momentos mais aguardados do ano para quem procura descontos e promoções. No entanto, o entusiasmo pode facilmente transformar-se em consumismo impulsivo e levar a decisões financeiras pouco ponderadas e, em casos extremos, ao endividamento.
Além disso, muitas vezes as promoções que nos apresentam são muitas vezes enganadoras. Ou seja, não correspondem à uma verdadeira descida de preços.
Por outro lado, num a altura em que o desperdício está na ordem do dia, cabe-nos a nós tomar decisões conscientes e sem pôr em causa os bons princípios da sustentabilidade
Para aproveitar as oportunidades sem as transformar em armadilhas, deixamos-lhe um guião de boas práticas e dicas essenciais para as suas compras.
1. Planeie as suas compra: faça uma lista e defina prioridades
Antes de se deixar levar pelas promoções, identifique o que realmente precisa. Elabore uma lista de compras e estabeleça prioridades. Assim, evita compras por impulso e garante que investe apenas no que é essencial.
2.Defina um orçamento realista
Estabeleça um limite máximo para gastar durante a Black Friday. Respeitar este orçamento é fundamental para não comprometer o seu equilíbrio financeiro. Considere apenas o dinheiro disponível e evite recorrer ao crédito para compras não essenciais. O crédito é uma ferramenta valiosa mas deve saber geri-la com cautela. Nomeadamente, tendo em conta a sua taxa de esforço. Evite a ansiedade financeira e o endividamento descontrolado com créditos consecutivos sem controlo
Tome Nota:
A Black Friday é sinónimo de grandes descontos, mas também de riscos elevados: compras por impulso, crédito fácil e até fraudes online. Em Portugal, o endividamento das famílias cresceu 6,7% em 2025, atingindo níveis recorde desde 2008, segundo o Banco de Portugal. Este aumento reflete a pressão do consumo e a facilidade de acesso ao crédito.
3.Compare e monitorize os preços antes de comprar
Acompanhe os preços dos produtos que pretende adquirir com antecedência. Utilize comparadores de preços como o Kuanto Custa ou outros semelhantes que possam garantir que o desconto anunciado é real e vantajoso.
4. Promoções e saldos: atenção às estratégias de marketing
Muitas marcas aumentam os preços antes da Black Friday para depois apresentarem descontos aparentemente mais elevados. Compare sempre o preço final e não se deixe enganar por percentagens de desconto. Atenção à maneira como aspromoções, saldos e descontos são apresentados. Por lei, o preço promocional deve corresponder ao mais baixo praticado nos últimos 30 dias.
Leia também:
- Como usar o cartão de crédito: guião de boas práticas
- 13 mandamentos contra a crise: como proteger as suas finanças
- Linhas de apoio ao cliente: o que devo exigir e o que posso esperar
5. Nada como esperar: promoções existem todo o ano
Se não conseguir aproveitar uma promoção na Black Friday, lembre-se que existem outras oportunidades, como a Cyber Monday, saldos de Natal e campanhas temáticas ao longo do ano.Seja paciente e aguarde por próximas ocasiões, sobretudo se estiver em altura de contenção nos gastos. Lembre-se que a prioridade deve sempre poupar e apenas depois gastar.
6. Fraudes online: como proteger-se
Sempre que optar pelas compras online, recorra a sites oficiais e seguros (por exemplo incluem https://); esteja atento às críticas da comunidade. Comece por suspeitar das ofertas excessivamente generosas ou com preços muito baixos. Na altura de pagar, atenção aos procedimentos de segurança. Por exemplo, opte por usar um cartão virtual ou a outros meios com saldo limitado de pagamentos limitado, por exemplo pagar com MB Way.
Tome Nota:
De acordo com o relatório Cibersegurança em Portugal – Riscos & Conflitos, do Centro Nacional de Cibersegurança ( publicada em outubro de 2025) refere que o número de incidentes registados pelo CERT.PT aumentou 36% em 2024. Isto com técnicas cada vez mais sofisticadas de phishing avançado; engenharia social e recurso a Inteligência artificial para criar sites falsos e deepfakes. Em alturas propícias ao aumento das ofertas comerciais online, deve estar sempre muito atento aos riscos.
7. Escolha de modo sustentável
Tenha em conta as boas práticas ambientais e nunca perca de vista o impacto das suas decisões de consumo no Ambiente. Lembre-se de cuidados como evitar o desperdício ou o de sobre-embalamento. Aproveite a ocasião das compras para sensibilizar os mais novos. As compras em segunda-mão favorecem a possibilidade real de termos uma Economia circular e mais eficiente. Por exemplo, a moda circular é uma opção em crescimento.
8.E se quiser reclamar os seus direitos?
Se detetar publicidade enganosa ou manipulação de preços, utilize o Livro de Reclamações Eletrónico ou, em situações graves, o sistema de Queixa Eletrónica da PSP/GNR. A DECO disponibiliza um Gabinete de Apoio que analisa e encaminha reclamações registadas na sua plataforma.
A Black Friday pode ser uma oportunidade para poupar, mas só se agir com informação e disciplina. Planeie, compare, evite crédito desnecessário e proteja a sua saúde financeira. Lembre-se que o melhor desconto é aquele que não compromete o seu futuro.
Leia também:
- Como gerir o crédito e reduzir níveis de endividamento?
- Como evitar que o seu cartão seja clonado
- Cashback: compensa ter cartões de pagamento que devolvem dinheiro?
- Acha que sabe tudo sobre taxas de juro? Da TAEG à TAN
- Money muling: o que é e como pode proteger-se deste esquema
- Vício em jogos de sorte e azar: quais os sinais e o que fazer
A informação deste artigo não constitui qualquer recomendação, nem dispensa a consulta necessária de entidades oficiais e legais.
