comportamento sustentável

É um consumidor muito ou pouco sustentável? Conheça o seu perfil

Sustentabilidade

O que dizem de si os seus hábitos de consumo? Descubra se tem um comportamento sustentável e qual o seu perfil de consumidor. 18-10-2022

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

 

O que dizem de si os seus hábitos de consumo? Descubra se tem um comportamento sustentável e qual o seu perfil de consumidor.

Ter um comportamento sustentável depende, em muito, das escolhas que faz no seu dia-a-dia. O que come, aquilo que veste ou a forma como se desloca, por exemplo, indicam se é uma pessoa com maior ou menor preocupação ambiental.

Mas, não são apenas as ações a determinar que tipo de consumidor é. As suas convicções, valores ou até mesmo as fontes de informação que procura, também desempenham um papel importante.

Do ativista ao céptico, descubra qual o seu perfil de consumidor e o que pode fazer para ter hábitos (ainda) mais sustentáveis.

Leia também:  

 

Como saber se tem um comportamento sustentável?

Embora não existam perfis pré-definidos ou estanques, alguns hábitos de consumo permitem perceber o seu grau de consciência ambiental.

Se recicla, poupa água e prefere eletrodomésticos com maior eficiência energética, será certamente uma pessoa preocupada com o ambiente. Mas seria capaz de pagar mais por um produto sustentável? Conseguiria mudar os seus hábitos alimentares ou usar menos vezes o carro?

E até que ponto se envolve na defesa do ambiente? Tenta sensibilizar familiares e amigos ou, pelo contrário, deixa-se levar pelas opiniões alheias?

Veja qual o perfil mais parecido consigo.

Leia também:

 

Sustentabilidade e perfil do consumidor: do ativista ao céptico

Nem todos somos capazes de liderar um movimento contra as alterações climáticas, mas todos podemos melhorar um pouco a nossa pegada ecológica. Será que é um consumidor realmente sustentável ou ainda lhe faltam algumas etapas? Vamos descobrir.

Ativista

Preocupa-se com o bem-estar animal e com o futuro das gerações mais novas, pelo que faz tudo para garantir a sustentabilidade, incluindo mudar hábitos e tentar influenciar amigos e familiares para que adotem comportamentos mais amigos do ambiente.

Este consumidor envolve-se em iniciativas relacionadas com a sustentabilidade e pratica-a no seu dia-a-dia. Usa as redes sociais e todos os canais disponíveis para tentar alertar os outros para as questões da emergência climática e do aquecimento global.

Provavelmente tem (ou gostaria de ter) um carro elétrico e painéis solares para produzir a sua própria energia. Reutiliza, recicla e repara o que se estraga, sempre com a preocupação de reduzir a sua pegada de carbono e o seu impacto no ambiente.

Isso inclui diminuir ou banir o consumo de carne, plantar os seus vegetais numa horta comunitária e comprar roupa e outros artigos em segunda mão.

Quando vai às compras costuma levar embalagens reutilizáveis ou optar pela recarga de produtos. Este consumidor não perde uma oportunidade para ajudar a preservar o ambiente.

Leia também:

 

Amigo do ambiente

Preocupa-se com o impacto que os seus comportamentos têm no ambiente e envolve-se nestas questões, embora tenha consciência que ainda pode fazer mais. Acredita que as questões ambientais se refletem na saúde. Por isso, procura ter uma vida marcada pela sustentabilidade.

Não se importa de gastar mais dinheiro, desde que seja em opções sustentáveis. Evita usar plásticos, sobretudo se não forem reutilizáveis e por isso prefere sempre opções mais ecológicas.

Há muito que pratica a reciclagem e sabe sempre o que fazer aos monos domésticos e ao lixo eletrónico.  

Este tipo de consumidor abdica da comodidade em prol do ambiente e por isso não se incomoda de andar mais a pé ou de usar os transportes públicos para ir trabalhar. Compra de forma consciente e planeia as compras e ementas de forma a reduzir o desperdício alimentar.  

Um consumidor com este perfil está sempre disposto a alterar hábitos se perceber que contribuirá para um ambiente melhor. 

Leia também:

 

Seguidor

Este tipo de consumidor é bastante influenciado pelos conteúdos das redes sociais, sobretudo no que respeita a comportamentos saudáveis.

Ao contrário dos anteriores, não toma a iniciativa de alterar comportamentos mas, pode vir a fazê-lo caso perceba que é melhor para a sua saúde. Ou seja, segue tendências de consumo, mas não as cria. Por vezes, basta ver uma publicação numa rede social ou ler um artigo sobre questões ambientais para mudar hábitos.

Embora sinta alguma culpa sempre que tem comportamentos menos ecológicos, não se envolve suficientemente nas questões ambientais para ter um papel mais ativo na mudança.

Ainda assim, tem atenção às questões relacionadas com a alimentação, pelo que está disponível para reduzir o consumo de carne e comprar mais produtos locais, mesmo que isso signifique gastar um pouco mais.

Como gosta de seguir as últimas tendências, é provável que se interesse por produtos orgânicos e ingredientes de origem natural, deixando de lado os alimentos processados ou que contenham aditivos.

Está sensibilizado para os temas do consumo excessivo e do desperdício alimentar, pelo que pode vir a adotar comportamentos ainda mais sustentáveis.

Leia também:  

 

Céptico

Neste perfil de consumidor encontramos os que não acreditam que os seus comportamentos possam ter impacte ambiental. Por isso, só estão dispostos a alterá-los se isso não implicar sacrifícios. Além disso, são pouco adeptos de novidades por exemplo, mudar hábitos ou experimentar novas tecnologias.

Não acreditam na reciclagem e consideram que tudo o que é saudável ou sustentável é aborrecido. O consumidor cético dificilmente optaria por uma dieta vegetariana. Apenas a pressão social, por parte da família e amigos, ou alterações na lei os faria mudar de hábitos e ter um estilo de vida mais sustentável. 

Há ainda os consumidores que, embora não sejam céticos, não têm qualquer interesse nas questões relacionadas com o ambiente. Por isso, não têm comportamentos que promovam a sustentabilidade. Não pensam em alterar hábitos mas, podem vir a fazê-lo. Não em nome do ambiente, mas por conveniência e para agradar a amigos e familiares.

Leia também: