Tempo estimado de leitura: 5 minutos
Notas coladas ou com manchas de tinta pode querer dizer que foram roubadas. Sabe o que fazer nessa situação?
Aprender a detetar notas roubadas é uma forma de evitar prejuízos e problemas. Se lhe derem dinheiro com manchas de tinta ou com cola, deve ficar alerta, porque pode estar a receber dinheiro proveniente de um furto.
Os mecanismos de segurança que existem nas caixas ATM e nas malas de transporte de dinheiro usam tinta ou cola para inutilizar as notas quando há assaltos. Se um destes exemplares lhe chegar às mãos, provavelmente terá uma origem duvidosa. Conheça os sinais a que deve ter atenção.
Leia também:
- Empréstimos entre particulares: regras e cuidados a ter em conta
- Sabe reconhecer uma nota falsa? Aprenda a identificar e como proceder
Como identificar notas roubadas?
Notas manchadas com tinta, descoloradas ou coladas são um aviso. O Banco de Portugal (BdP), responsável pela emissão de moeda e por garantir a integridade do dinheiro que circula, divulga no seu sítio online, imagens com exemplos de notas danificadas por sistemas anti-roubo.
Os sistemas inteligentes de neutralização de notas (Intelligent Banknote Neutralisation Systems – IBNS) têm como objetivo proteger o transporte e a distribuição de notas e são ativados em caso de roubo.
Evita-se assim que os criminosos tirem proveito do assalto, ao dificultar-lhe o seu pleno uso. Uma medida com efeito dissuasor e, ao mesmo tempo, de proteção para retalhistas, bancos e outros profissionais que lidam com dinheiro físico, potenciais vítimas deste tipo de crime, e que passam a ter elementos que as possam diferenciar.
Leia também:
- Euro digital: o que deve saber sobre a moeda digital europeia
- O que fazer às notas de dinheiro danificadas?
Notas tintadas são notas roubadas
Embora existam vários sistemas de neutralização, o mais comum é o que liberta tinta. Neste sistema, o papel da nota absorve a tinta, que se concentra sobretudo nas extremidades, fluindo depois para o centro. Violeta, verde, azul, vermelho e preto são as cores mais utilizadas por este sistema de segurança.
Se receber notas descoloradas, também deve desconfiar. Essa descoloração pode ser fruto de uma tentativa de retirar as manchas de tinta. Os produtos usados podem alterar as cores originais da nota e danificar ou eliminar alguns elementos de segurança.
Tome Nota:
Se uma nota está ligeiramente tintada ou tem manchas de tinta pequenas, mas não apresenta tinta nas margens, pode ter sido acidentalmente tintada. Isso não significa que tenha sido roubada
Notas coladas? Deve desconfiar
Existe outro sistema de neutralização que usa cola para unir as notas num bloco. Esta colagem é irreversível e, por isso, é impossível tentar retirar uma nota sem que esta se rasgue em pequenos pedaços. Como são notas roubadas, não têm qualquer valor e também não podem ser recuperadas ou trocadas no Banco.
Leia também:
O que fazer caso se depare com notas nestas condições?
As regras são claras. O Banco Central Europeu (BCE) determina que as notas tintadas ou coladas sejam apenas trocadas a vítimas de alguma atividade criminosa capaz de danificar as notas.
Os bancos centrais nacionais que tenham conhecimento ou suspeitem que as notas foram intencionalmente danificadas, não devem substituí-las. A indicação do BCE é que estas devem ser retidas, para que não voltem a circular.
O BdP deu instruções bastante precisas sobre o que as entidades bancárias devem fazer quando recebem notas danificadas pelos sistemas de neutralização. Por isso, o procedimento é o mesmo em qualquer Banco.
Leia também:
- Sabe o que pode ou não pode pagar em numerário?
- Como pagar as despesas fora do país: dicas e cuidados a ter
Se receber uma nota cujos danos indiciem ter sido roubada, não a aceite. Caso tenha recebido uma nota nestas condições e não se tenha apercebido, deve dirigir-se à polícia, às tesourarias do Banco de Portugal ou ao seu Banco, para que sejam acionados os mecanismos próprios. Mas, atenção, não poderá trocá-la.
As notas roubadas são retidas na entidade bancária, sendo obrigatório o preenchimento de um formulário que depois é remetido para o BdP. Este procedimento implica também o envolvimento das forças policiais na investigação. Ao entregar uma nota nestas condições é importante que dê informação sobre a sua origem, para que seja possível perceber em que circunstâncias foi inutilizada.
Leia também:
- Sabe o que pode ou não pode pagar em numerário?
- Como defender-se da eventual subida das taxas de juro?
- Como e quando é feita a atualização da renda da casa?
- Linhas de apoio ao cliente: saiba o que muda com as novas regras
- Tem férias não gozadas? Saiba quais os seus direitos
- Certidão de não dívida: sabe para que serve ou como obter
- Quais são os benefícios fiscais para pessoas com deficiência?
- Contestar multa de estacionamento: quais os prazos e como proceder
- Lixo eletrónico: o que fazer aos aparelhos em fim de vida?