Outras tentativas de Fraude Conheça as várias tentativas de fraude, siga as boas práticas que recomendamos, proteja o seu PC e mantenha-se informado sobre as nossos conselhos de segurança.
Fraude sobre a Matriz com origem em emails falsificados Exemplos de emails fraudulentos, aparentando ter origem na Caixa ou entidades públicas, que induzem o cliente a seguir um link ou a efetuar um download de ficheiro, com o intuito de infetar o computador. Nos computadores infetados, aquando do acesso a serviços de Internet Banking, são apresentados ecrãs falsificados a solicitar dados bancários, nomeadamente o preenchimento de todos os dados da matriz, tendo em vista a recolha de informação para uso fraudulento.
Lembre-se sempre:
A Caixa nunca pede o preenchimento completo da matriz. O Caixadirecta ou o Caixadirecta Empresas pedem apenas 3 dígitos do seu cartão e exclusivamente para validação de operações. Qualquer outro tipo de pedido é fraude!
Fraude apresentando falsos ecrãs do Caixadirecta e do Caixadirecta Empresas Esta fraude tem origem em software malicioso que afeta o equipamento informático do cliente que está a ser alvo da tentativa de fraude, apresentando ecrãs falsificados que simulam serviços de Internet Banking procurando recolher ilicitamente informação pessoal e confidencial do cliente, bem como induzir à instalação de software malicioso no telemóvel.
Lembre-se sempre:
Mantenha o software do seu computador sempre actualizado. Certifique-se de que tem o PC protegido com antivírus, firewall e anti-spyware. Cumpra as rotinas do sistema de segurança do seu computador e configure actualizações automáticas do software. Não confie em cópias ilegais de software. Apague regularmente as cookies e a cache do seu computador.
Fraude com falsos ecrãs aparentando ter origem na Caixa Nos computadores infetados com software malicioso, são lançados ecrãs falsificados identificados com a Caixa Geral de Depósitos através de logotipo Caixa, ou Caixadirecta ou Caixadirecta Empresas, ou outros elementos distintivos usados pela Caixa, que, sob o falso pretexto de garantir a privacidade e segurança, visam a recolha de informação confidencial do cliente tendo em vista o seu uso fraudulento.
Lembre-se sempre:
Proteja os seus dados pessoais e os da sua família. Não aceda às suas contas em computadores públicos. Mantenha o software do seu computador sempre actualizado.
Fraude sobre o SMS Token Este tipo de fraude afeta clientes com computadores infetados com software malicioso, sendo lançados ecrãs falsificados sobrepostos ou associados ao Caixadirecta, ou Caixadirecta Empresas, solicitando a intridução do SMS Token.
Relembra-se que:
Os SMS Token enviados pela Caixa especificam os dados da operação a validar. Confira sempre cautelosamente que os dados relativos à operação indicada no SMS Token correspondem com exatidão à operação por si solicitada no sistema on-line. Nunca valide uma operação que não solicitou.
Outras fraudes aparentando ter origem na Caixa ou outras entidades Emails falsificados aparentando ter origem na Caixa ou outras entidades públicas, contendo links fraudulentos e que induzem o cliente a aceder a páginas fraudulentas na Internet. Seguindo o link apresentado, o cliente incorre no risco de infetar o computador com software malicioso e assim permitir a terceiros a utilização do computador para fins ilícitos, incluindo a recolha de dados bancários e outra informação confidencial.
Contactos telefónicos fraudulentos ou outros aparentando ter origem na Caixa ou outras entidades públicas e que induzem a fornecer dados dados bancários e outra informação confidencial.
Lembre-se sempre:
Suspeite sempre de links e ficheiros em emails. Um email cuja origem lhe é, aparentemente, familiar pode ter propósitos fraudulentos! Suspeite sempre de emails que lhe peçam qualquer acção ou interação, já que podem conter vírus indetectáveis. Não responda. Não clique em links nem abra ficheiros.