Recomendaçoes de segurança
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O que fazer para se
manter em segurança
Ver recomendações
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O que fazer para se
manter em segurança
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Principais recomendações de segurança

Não partilhe dados pessoais ou bancários
Nunca confirme uma operação bancária que não pediu
Links em e-mails e SMS: não clique

Desconfie de pedidos estranhos feitos em nome da Caixa
Nunca aceda às suas contas em computadores públicos
Desconfie de mensagens ou chamadas não usuais e que não solicitou
Ignore ofertas de trabalho com a ideia de dinheiro fácil
Cuidado com sites que parecem autênticos, mas não são
Nunca enviamos
SMS nem e-mails com links a alertar de movimentos suspeitos
Nunca sugerimos
que se desloque a uma caixa Multibanco para fazer operações que cancelem uma fraude
Nunca o contactamos
a pedir dados da matriz ou SMS Token para cancelar operações
Nunca pedimos
dados pessoais ou do Caixadirecta por SMS ou e-mail

Sinta-se seguro ao utilizar o seu cartão Caixa

Siga as dicas e recomendações que aqui partilhamos.

Assine o seu cartão

Um gesto simples, mas que faz toda a diferença.

Memorize o código PIN

Não anote este número, e evite códigos fáceis, como datas de nascimento.

Nunca deixe que outros utilizem o seu cartão

Não partilhe dados do seu cartão, como o PIN, a validade, o nº do cartão ou o CVV.

A Caixa tem sistemas de deteção de transações suspeitas com cartões e, caso detete alguma situação suspeita, comunica consigo apenas via sms.
Conheça este mecanismo de proteção de fraude.

Quando fizer compras online, siga estes passos

Confirme a credibilidade

Procure informações sobre o comerciante na internet.

Reveja o endereço do site

Confirme que o endereço do site começa por https://, e que tem certificado digital.

Guarde os comprovativos

Mantenha um arquivo com todos os comprovativos das suas compras online.

Protocolo de segurança 3D secure

Protocolo de segurança 3D Secure

Garante que quem está a comprar online, é mesmo o titular do cartão.

Saber mais

Outras dicas para manter os seus cartões seguros

Cuide do seu cartão

  • Afaste o seu cartão de materiais abrasivos, fontes de radiação eletromagnética e de calor;
  • Transporte o cartão num local adequado, e de fácil perceção em caso de perda ou roubo.

Utilização de cartões nos Caixas Automáticos e em Terminais de Pagamento Automático

  • Garanta sempre que a marcação do PIN é privada, protegendo-a do olhar de outros;
  • Quando utilizar o cartão em estabelecimentos comerciais, assegure-se de que está sempre a vê-lo;
  • Não permita a repetição de operações sem que o terminal apresente uma mensagem de insucesso da operação;
  • Verifique se o valor do documento comprovativo corresponde ao valor da sua compra;
  • Guarde a cópia da compra, já que em caso de reclamação esta cópia é necessária;
  • Evite usar o seu cartão em locais com movimentações suspeitas.

Inovamos pela sua segurança

  • Bloqueio de cartões

    Bloqueio de cartões

    Pode bloquear ou desbloquear os seus cartões de forma simples e rápida no Caixadirecta.

  • Limites de movimentação

    Limites de movimentação

    No Caixadirecta, pode definir um valor máximo diário de movimentação das suas contas.

  • Certificação de telemóvel

    Certificação de telemóvel

    Se trocou de telemóvel, certifique-o numa das nossas agências e valide operações mais facilmente.

Navegue pela internet com mais confiança

Os serviços de “internet banking" são todos aqueles serviços bancários a que acede pela internet, como por exemplo, as operações que faz através do Caixadirecta. Saiba como identificar e evitar as principais ameaças.

Internet Banking
Tenha o software atualizado

É importante para evitar vulnerabilidades que podem ser exploradas por “hackers”.

Cuidado com pedidos de atualização no Caixadirecta

Nós nunca pedimos para instalar ou atualizar software durante a sua sessão no Caixadirecta.

Confirme o Certificado Digital

Verifique sempre o certificado digital do site antes de fazer compras nele.

Confirme a origem
Os anexos de um e-mail podem ser usados para instalar vírus.
Ficheiros
Não abra ficheiros antes de ter a certeza que o conteúdo é seguro.
Mensagens
Não responda a mensagens de origem duvidosa.

Outras dicas para um Internet Banking mais seguro

Como detetar virus, worms e trojans

Os vírus, worms e trojans são programas que podem danificar gravemente o seu computador, os dados nele contidos e tornar o acesso à Internet mais lento.


Vírus

Estes são os sinais mais comuns de que o seu computador está infetado com vírus:


  • Funciona mais lentamente do que o normal;
  • Bloqueia constantemente;
  • Reinicia e deixa de trabalhar normalmente;
  • Algumas aplicações não funcionam corretamente;
  • Discos e/ou unidades de disco ficam inacessíveis;
  • A impressão não ocorre corretamente;
  • Surgem mensagens de erro pouco usuais;
  • Apresenta menus e caixas de diálogo distorcidos.

Se o seu computador se encontrar infetado com vírus deve imediatamente removê-los com um software antivírus.


Worms

Um worm, tal como um vírus, propaga-se de computador em computador, mas de forma automática e sem intervenção do utilizador.


Trojans

Estes são alguns dos danos que os trojans podem causar no seu computador:


  • Podem ver, alterar, copiar e apagar os seus ficheiros;
  • Monitorizar e registar as suas atividades, enviar essa informação para outro computador.
  • Utilizar o seu computador para atacar outros computadores;
  • Alterar as funções do computador;
  • Criar janelas pop-up com o objetivo de o aborrecer ou para o fazer ligar-se a sites maliciosos;
  • Executar ou encerrar um programa, processo ou ligação no seu computador;
  • Captar vídeo e áudio de dispositivos que tenha ligados ao seu computador.


Alguns conselhos para evitar os trojans


  • Não revele o seu e-mail a pessoas que desconhece;
  • Não inclua o seu e-mail em grandes listas de endereços na Internet e sites destinados ao anúncio de empregos;
  • Não deve abrir anexos (imagens, ficheiros de áudio, ficheiros de vídeo, etc.) de mensagens de e-mail ou instantâneas, a não ser que tenha a certeza do que são e de quem as enviou;
  • Não execute, transfira ou ou utilize software que não seja proveniente de fontes conhecidas e de confiança;
  • Mantenha o sistema operativo e o browser do seu computador atualizado;
  • Instale um antivírus e uma firewall pessoal e mantenha-os atualizados.


Tenha em atenção que os trojans podem chegar ao seu computador mesmo sem qualquer ação da sua parte.


Como saber se um site é seguro

1. Certifique-se que o URL começa com https://
Se o URL de um site comece por https://, significa que se trata de um site que suporta cifras e que tem associado um certificado digital.

2. Confirme que o certificado digital é válido e que está atribuído inequivocamente à entidade legítima a que pretende aceder.

Não utilize computadores públicos para aceder a serviços de Internet Banking

Nunca utilize computadores nem redes informáticas não confiáveis (ex. computadores ou redes Wi-Fi públicos) para aceder a serviços bancários ou outros igualmente sensíveis. Deve ter ainda especial atenção quando utiliza os seus equipamentos ou dispositivos em locais públicos (ex. transportes, salas de espera, cafés e restaurantes), de modo a não expor a olhares indiscretos as suas credenciais de autenticação e os seus ecrãs. Cuide da sua privacidade e proteja a sua informação pessoal e profissional.


Reforce ainda os cuidados ao imprimir documentos ou informações das suas contas:


  • Não deixe os documentos que imprimiu na impressora ou esquecidos em qualquer sítio.
  • Destrua e coloque no lixo documentos que imprimiu e que não precisa.
  • Evite imprimir documentos com dados bancários em impressoras públicas ou partilhadas: o conteúdo da impressão pode ficar guardado na própria impressora.

Outras dicas de segurança

  • Feche sempre a sessão através da opção "Sair". Nunca abandone o seu computador mantendo uma sessão Caixadirecta ativa.
  • Verifique as suas contas regularmente. Esteja atento a operações que não se lembre de ter feito, agendamentos que não configurou ou à hora do último acesso no Caixadirecta.
  • Limpe sempre a cache depois de fechar a sua sessão. Isto previne que terceiros possam aceder à última página que visitou.
  • Se estiver a aceder ao Caixadirecta a partir de um computador partilhado, apague informação guardada no disco do seu computador sobre dados da suas contas.

Proteja o seu cartão matriz

Deverá ter com o cartão matriz o mesmo tipo de cuidados que tem com os seus cartões de débito e crédito e com outras credenciais de segurança (PIN, códigos de acesso, etc.).


  • Não guarde informações do cartão em nenhum formato digital;
  • Não faça cópias do cartão ou dos seus números;
  • Manter o cartão sempre consigo e não o partilhe com ninguém;
  • Mantenha os números do seu cartão confidenciais;
  • Não faça anotações no cartão, em particular, informação relativas ao Caixadirecta.


A perda ou o roubo do cartão matriz deverão ser comunicados imediatamente à Caixa, em qualquer Agência ou através do 21 790 07 90, chamada para Rede Fixa Nacional, disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana.


Contactos Caixa

Estamos disponíveis
para si, 24h/ 7.

Saber mais

Para outras referências* nacionais e internacionais nesta temática consulte:

* Conteúdos da responsabilidade das entidades especificadas.