5 mar 2021
Phishing com SMS fraudulentos
Dá-se conhecimento de tentativas de “Phishing” que recorrem a mensagens fraudulentas de SMS, passíveis de comprometer a privacidade e a segurança de clientes. Dá-se conhecimento de tentativas de “Phishing” que recorrem a mensagens fraudulentas de SMS , passíveis de comprometer a privacidade e a segurança de clientes.
Os destinatários destes SMS fraudulentos são induzidos a acederem incautamente a links que remetem para páginas fraudulentas na Internet, totalmente alheias à CGD, as quais visam a recolha de dados bancários e de outra informação pessoal e confidencial de clientes, para uso ilícito .
Exemplo de SMS falsificado , contendo link fraudulento que não deve ser acedido .
Exemplo de ecrã que utiliza abusivamente o nome e imagem da CGD, solicitando informação pessoal e confidencial de clientes, para fins ilícitos.
Não deve aceder à página fraudulenta nem fornecer quaisquer dados .
Lembre-se sempre: Não aceda à CGD através de links em mensagens de email, SMS, endereços gravados nos “Favoritos” ou no “Histórico”, nem através de anúncios ou outros resultados de pesquisas internet.Digite sempre o endereço https://www.cgd.pt no seu browser , e confirme o certificado digital da CGD. Proteja-se online e preserve as suas credenciais e os seus dados pessoais. Suspeite sempre de links e ficheiros em mensagens eletrónicas. Um email, um SMS ou uma notificação nas redes sociais, cuja origem lhe pareça familiar, pode ter propósitos fraudulentos! Não instale aplicações/software não solicitadas ou de origem desconhecida .Suspeite de solicitações sobre o seu telemóvel associado ao Caixadirecta ou a outros serviços online da Caixa. Não forneça online dados sobre o seu telemóvel (ex. número, marca, IMEI). Nunca permita a instalação de aplicações de fabricantes desconhecidos. Desative, ou restrinja ao mínimo necessário, a conetividade bluetooth e wi-fi . A CGD não simula a execução de transações nem simula procedimentos de sincronização . Desconfie de solicitações inusitadas da CGD ;Suspeite sempre de mensagens que lhe peçam qualquer ação ou interação urgente . Não responda, não clique nos links nem abra anexos dessas mensagens .Suspeite da origem e do teor de mensagens e chamadas não solicitadas , e nunca forneça dados confidenciais e bancários em resposta às mesmas. Se adequado, contacte diretamente a entidade em causa através de um meio de contacto confiável; A Caixa não envia emails, sms ou notificações nas redes sociais a solicitar dados de segurança ou outra informação confidencial . Nunca valide a adesão a serviços ou operações bancárias que não solicitou , nem forneça incautamente, num qualquer esquema fraudulento quaisquer dados de validação que lhe sejam eventualmente dirigidos por SMS ou por outra via; Em caso de dúvida ou suspeita de tentativa de fraude, contacte-nos de imediato, e não hesite em reportar eventuais burlas ou fraudes também às autoridades policiais. Consulte contactos CGD e condições aqui .