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Receção de email falso com suposta origem na CGD

Phishing, smishing, vishing...

Será que foi mesmo a Caixa que o contactou? O SMS que recebeu é nosso? É possível esconder a real origem da chamada ou do SMS para fazer acreditar que são do banco.

Alguns exemplos desta fraude


alerta
Receção de Email Falso em nome da CGD
Neste email, os burlões incitam o utilizador a clicar num link que o levará para outra página falsa.
alerta
Exemplo de página falsa que simula login do Caixadirecta
Após clicar em Verificar Dados Agora o cliente é redirecionado para falsa página de entrada Caixadirecta.

Saiba mais sobre esta fraude e evite-a

Como funciona

O objetivo dos cibercriminosos é ficar com os seus dados bancários e fazer operações fraudulentas em seu nome. Proteja também os seus dados pessoais, como aqueles que partilha nas redes sociais, pois podem ser usados contra si.

  • Como começa: os burlões enviam um e-mail ou SMS que simula ser do banco, onde é partilhado um link.
  • Ao clicar nesse link, ele leva-o para uma página que imita uma página verdadeira do banco,  onde lhe são pedidos dados como credenciais de acesso e o contacto.
  • Depois, recebe uma chamada com um número falso da Caixa, pedindo credenciais para um suposto cancelamento de operações.
  • Mesmo que o nome no SMS ou o número de telefone que lhe ligou pareçam ser nossos, eles são falsos: existem técnicas que permitem esconder a sua verdadeira origem - este esquema é conhecido como “spoofing”.

Seja prudente, não clique em links e tenha cuidado com a partilha dos seus dados.

Se suspeita que possa estar a ser vítima deste esquema contacte de imediato o seu banco e as Autoridades.

Nunca enviamos
SMS nem e-mails com links a alertar de movimentos suspeitos
Nunca sugerimos
que se desloque a uma caixa Multibanco para fazer operações que cancelem uma fraude
Nunca o contactamos
a pedir dados da matriz ou SMS Token para cancelar operações
Nunca pedimos
dados pessoais ou do Caixadirecta por SMS ou e-mail

Contactos Caixa

Estamos disponíveis
para si, 24h/ 7.

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