10 dez 2020
Phishing Falso Módulo de Segurança
Dá-se conhecimento de novos ataques de “Phishing”, que nos computadores/dispositivos infetados com software malicioso, apresentam ecrãs fraudulentos sobrepostos a páginas legítimas do serviço Caixadirecta Dá-se conhecimento de novos ataques de “Phishing ”, que nos computadores/dispositivos infetados com software malicioso , apresentam ecrãs fraudulentos sobrepostos a páginas legítimas do serviço Caixadirecta.
Tratam-se de ecrãs que não têm origem no serviço Caixadirecta, visando a prática de operações bancárias fraudulentas em contexto de Cibercrime.
Exemplo de janela de pop-up fraudulenta que induz o cliente a introduzir um código SMS informando que é uma simulação, trata-se na realidade de uma FRAUDE .
Perante ecrãs suspeitos, não forneça qualquer dado e contacte de imediato a CGD .
Lembre-se sempre: Não instale aplicações/software não solicitadas ou de origem desconhecida .Digite sempre o endereço https://www.cgd.pt no seu browser , e confirme o certificado digital da CGD. Proteja-se online e preserve as suas credenciais e os seus dados pessoais.Não aceda à CGD através de links em mensagens de email, SMS, endereços gravados nos “Favoritos” ou no “Histórico”, nem através de anúncios ou outros resultados de pesquisas internet.Suspeite sempre de links e ficheiros em mensagens eletrónicas . Um email, um SMS ou uma notificação nas redes sociais, cuja origem lhe pareça familiar, pode ter propósitos fraudulentos!Suspeite de solicitações sobre o seu telemóvel associado ao Caixadirecta ou a outros serviços online da Caixa. Não forneça online dados sobre o seu telemóvel (ex. número, marca, IMEI).Nunca permita a instalação de aplicações de fabricantes desconhecidos . Desative, ou restrinja ao mínimo necessário, a conetividade bluetooth e wi-fi.A CGD não simula a execução de transações nem simula procedimentos de sincronização . Desconfie de solicitações inusitadas da CGD;Suspeite sempre de mensagens que lhe peçam qualquer ação ou interação urgente . Não responda, não clique nos links nem abra anexos dessas mensagens .Suspeite da origem e do teor de mensagens e chamadas não solicitadas , e nunca forneça dados confidenciais e bancários em resposta às mesmas. Se adequado, contacte diretamente a entidade em causa através de um meio de contacto confiável; A Caixa não envia emails, sms ou notificações nas redes sociais a solicitar dados de segurança ou outra informação confidencial. Nunca valide a adesão a serviços ou operações bancárias que não solicitou , nem forneça incautamente, num qualquer esquema fraudulento quaisquer dados de validação que lhe sejam eventualmente dirigidos por SMS ou por outra via; Em caso de dúvida ou suspeita de tentativa de fraude, contacte-nos de imediato , e não hesite em reportar eventuais burlas ou fraudes também às autoridades policiais.
Consulte os contactos CGD e condições aqui .