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Smishing CGD com spoofing do número CGD

Phishing, smishing, vishing...

Será que foi mesmo a Caixa que o contactou? O SMS que recebeu é nosso? É possível esconder a real origem da chamada ou do SMS para fazer acreditar que são do banco.

Alguns exemplos desta fraude

Smishing CGD com spoofing do número CGD
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Exemplo de SMS fraudulento
Este SMS, embora aparentemente enviado pela “CGD”, não é nosso. Contém um link fraudulento que não deve nunca ser clicado.
 
Exemplo de falsa página de entrada Caixadirecta
Após clicar no link o cliente é redirecionado para falsa página de entrada Caixadirecta com falso aviso para suposto acesso fraudulento. É pedido que clique no botão VERIFICAR.
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Recolha de dados
Posteriormente é feita a recolha de credenciais e dados de contacto.
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Chamada fraudulenta
O passo seguinte será a receção de falsa chamada para conclusão das operações fraudulentas.

Saiba mais sobre esta fraude e evite-a

Como funciona

O objetivo dos cibercriminosos é ficar com os seus dados bancários e fazer operações fraudulentas em seu nome. Proteja também os seus dados pessoais, como aqueles que partilha nas redes sociais, pois podem ser usados contra si.

  • Como começa: os burlões enviam um e-mail ou SMS que simula ser do banco, onde é partilhado um link.
  • Ao clicar nesse link, ele leva-o para uma página que imita uma página verdadeira do banco,  onde lhe são pedidos dados como credenciais de acesso e o contacto.
  • Depois, recebe uma chamada com um número falso da Caixa, pedindo credenciais para um suposto cancelamento de operações.
  • Mesmo que o nome no SMS ou o número de telefone que lhe ligou pareçam ser nossos, eles são falsos: existem técnicas que permitem esconder a sua verdadeira origem - este esquema é conhecido como “spoofing”.

Seja prudente, não clique em links e tenha cuidado com a partilha dos seus dados.

Se suspeita que possa estar a ser vítima deste esquema contacte de imediato o seu banco e as Autoridades.

Nunca enviamos
SMS nem e-mails com links a alertar de movimentos suspeitos
Nunca sugerimos
que se desloque a uma caixa Multibanco para fazer operações que cancelem uma fraude
Nunca o contactamos
a pedir dados da matriz ou SMS Token para cancelar operações
Nunca pedimos
dados pessoais ou do Caixadirecta por SMS ou e-mail

Contactos Caixa

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para si, 24h/ 7.

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