filas nos serviços públicos

7 regras para evitar filas no acesso aos serviços públicos

Casa e Família

Saiba como evitar filas nos serviços públicos. Vai poupar tempo, fugir de ajuntamentos e reduzir o stress de uma longa espera. 16-02-2022

Tempo estimado de leitura: 7 minutos

 

Se não tem tempo nem paciência para perder horas a resolver burocracias, conhecer algumas regras para evitar filas nos serviços públicos será extremamente útil.

Os serviços online tornaram-se mais comuns durante a pandemia e levaram a algumas mudanças de hábitos. Ainda assim, há muitos locais onde ainda é preciso esperar muito tempo para ser atendido. E outros onde as pessoas se aglomeram enquanto aguardam a sua vez.

A boa notícia é que existem cada vez mais opções para escapar às filas e resolver, rapidamente, algo em que poderia consumir horas.

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1. Agendar o atendimento

Se não quer correr o risco de chegar a uma repartição pública e esperar horas fio pela sua vez; correr o risco perder acesso às senhas de atendimento o melhor é optar pelo agendamento prévio.

Pode, por exemplo, recorrer ao Siga, um sistema já disponível em mais de 8 mil postos de atendimento e que permite agendar atendimentos em entidades como a Segurança Social, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) ou o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

O processo é simples. Basta aceder ao site ou à app, disponível para Android e iOS.  Depois, escolher a entidade, o assunto, o local de atendimento e o horário. 

Também pode aceder ao portal ePortugal, com uma lista de entidades, informando as que permitem agendar atendimento.

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2. Recorrer aos serviços disponíveis online

Uma das formas mais eficazes de evitar filas nos serviços públicos é aproveitar a possibilidade de tratar online o que pensava resolver presencialmente.

A Segurança Social e a Autoridade Tributária (AT) são exemplos de serviços públicos que têm aumentado a lista destas funcionalidades online, através da Segurança Social Direta e do Portal das Finanças, respetivamente.

Existem, no entanto, muitos outros serviços públicos com funcionalidades online, que vão desde a renovação de documentos, à consulta e emissão de certidões. Tudo sem ter de sair de casa e que pode conhecer neste artigo do Saldo Positivo.

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3. Usar os canais à distância

Se o seu objetivo é esclarecer uma dúvida ou saber o que é necessário para tratar de um assunto relacionado com os serviços públicos, poderá optar por telefonar em vez de se deslocar ao local.

As linhas de atendimento funcionam, geralmente, nos dias úteis e em horários laborais, mas são uma forma rápida de obter informações e de conhecer as diversas formas que tem de tratar de determinado assunto.

Eis alguns exemplos:

  1. Linha Segurança Social: 210 545 400 ou 300 502 502;
  2. Centro de Atendimento Telefónico da AT: 217 206 707;
  3. Linha de Justiça: 800 910 220;
  4. Centro de Contacto do IEFP: 300 010 001 ou 215 803 555;
  5. Linha de Atendimento ao Consumidor: 213 564 650;
  6. Linha de Atendimento - Apoio ao Livro de Reclamações Eletrónico: 217 998 010.

 

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Muitos serviços públicos disponibilizam também endereços de email ou formulários de contacto, o que permite falar com estas entidades a qualquer hora e obter os esclarecimentos de que necessita. É o caso, por exemplo, do e-balcão da Autoridade Tributária e do e-balcão do IEFP.

Existe ainda, em alguns serviços, a possibilidade de colocar as suas questões através de plataformas de conversação (chat) no próprio site. O assistente virtual do Portal das Finanças (sobre o qual pode saber mais neste vídeo) ou o da Segurança Social são dois exemplos.

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4. Pesquisar as Perguntas Frequentes

Muitas vezes, basta uma consulta aos próprios sites dos serviços públicos para esclarecer dúvidas ou para perceber como pode resolver determinado assunto de forma mais rápida. Além das informações que explicam os serviços, muitos dispõem já da secção Perguntas Frequentes, onde constam as respostas para diversas situações.

Através desta secção pode igualmente perceber qual a entidade ou serviço mais indicado para tratar de determinado assunto e a documentação necessária. Poupa tempo e pode ir reunindo tudo o que precisa.

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5. Escolher os dias com menor afluência

Saber quais são dias e horas menos concorridos é outra forma de evitar filas nos serviços públicos. Por vezes, pode ser uma questão de sorte, mas há dias e horas de maior afluência.

É o que acontece, geralmente, logo na abertura, já que muitas pessoas preferem chegar antes dos serviços abrirem para garantir a primazia no atendimento. Perto da hora de almoço também pode ser uma altura mais complicada. Os funcionários revezam-se para almoçar e muitos utentes aproveitam também esse horário para resolver os seus assuntos burocráticos.

No caso dos serviços de saúde, pode recorrer à aplicação tempo de espera para perceber se o atendimento no centro de saúde ou urgência hospitalar está demorado.

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6. Usar o Mapa de Cidadão

É mais um aliado para quem não quer perder tempo em filas nos serviços públicos. O Mapa de Cidadão permite não só localizar o serviço mais próximo, mas também agendar atendimentos e obter senhas online se estiverem disponíveis.

Reúne informações sobre mais de mil locais que prestam 310 serviços. Esta plataforma funciona por geolocalização, uma tecnologia que pode conhecer melhor neste artigo do Saldo Positivo. Ao usar o Mapa do Cidadão, fica também a saber o número de pessoas em espera ou o tempo de espera da última senha, sendo possível acompanhar a evolução das filas em tempo real.

Tome Nota:

Além da versão web, o Mapa de Cidadão pode ser usado no seu telemóvel. Basta descarregar a app, disponível para Android e iOS).

 

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7. Usar os balcões que concentram serviços

Se precisar de tratar de vários assuntos, pode evitar deslocar-se a vários locais (e passar por diversas filas) se optar por recorrer a serviços que agregam várias repartições públicas, como acontece com as Lojas de Cidadão.

Há, no entanto, outros balcões que congregam diferentes serviços, como os Espaços Cidadão, que funcionam nas Lojas de Cidadão e noutros pontos de atendimento da administração local, que pode pesquisar aqui. Nestes locais pode, por exemplo, resolver questões relacionadas com a Carta de Condução, caderneta predial, ADSE, emprego e formação profissional, entre outros.

A rede de Espaço Empresa, Balcão Perdi a Carteira ou Espaço Óbito são outras opções que centralizam vários serviços referentes ao mesmo tema e que permitem que possa perder menos tempo em filas.

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