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A funcionar desde 1887, a rede de agências do Banco de Portugal começou por ter um envolvimento muito direto com a vida dos portugueses. Estavam habilitadas a executar tarefas como descontar letras de câmbio; pedir dinheiro emprestado em troca de bens penhorados; efetuar depósitos; executar operações de câmbio; vender ouro e prata.
Desde essa altura, muito evoluiu. Desde o sistema bancário e financeiro, aos hábitos e rotinas de clientes bancários e consumidores, o contexto alterou-se.
Daquela rede total de agências restam 10 que, de Braga a Faro, ainda acompanham tarefas importantes não só para os cidadãos, como para todo o sistema financeiro. Explicamos quais.
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Como é que as unidades do Banco de Portugal podem ajudar?
Existem duas frentes essenciais na atividade destas agências. Por um lado, e muito importante, assistir o sistema financeiro num conjunto de tarefas fundamentais associadas à sua qualidade de regulador. Por outro lado, no apoio ao cliente bancário e ao cidadão.
Desde logo, e como alicerce do sistema financeiro, muitas destas agências locais contribuem para colocar em circulação notas e moedas na Economia do País. Depois, levam a cabo a atividade inspetiva que cabe ao regulador executar junto dos balcões das entidades supervisionadas, como por exemplo os bancos comerciais do sistema.
Estas agências do BP desempenham ainda um importante papel na recolha de informação e dos dados necessários para base de apoio à construção da balança de pagamentos nacional. A sua cobertura regional permite tudo isto e ainda viabilizar as ações de combate à atividade financeira não autorizada.
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Que espécie de ajuda ou apoio obtenho?
A generalidade desta rede de agências está preparada para prestar apoio ao cidadão quer com ações de literacia, quer com esclarecimento quer ainda com o tratamento e acompanhamento de incidentes ou reclamações.
Por exemplo, se tiver dúvidas sobre o que fazer com uma nota danificada, pode recorrer a uma destas agências do Banco de Portugal e obter a ajuda que necessita, nomeadamente com a sua troca por notas ou moedas novas.
Mas não só. È a uma destas unidades de atendimento que se deve dirigir para ver o seu nome removido da lista de clientes com cheques em risco ou consultar o seu mapa de responsabilidades de crédito. Ali pode ainda obter esclarecimento sobre incidentes com cheques ou apresentar uma reclamação.
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Responsabilidades de informação e esclarecimento
Além das ações de formação e esclarecimento junto de escolas, comerciantes, associações e outras entidades, as agências estão preparadas para executar todo o tipo de esclarecimento sobre o uso do dinheiro e meios de pagamento.
Desempenham portanto papel fundamental no fomento da literacia financeira.E com isso previnem a fraude assim como a contrafação de dinheiro. Apoiam ainda ações de formação sobre gestão e orçamento familiar, ou sobre como poupar e investir. Saiba mais sobre o papel destas agências aqui.
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